Horizonte nublado
José Carlos Cecílio esteve ontem no Cine Horizonte, onde fiz algumas fotos e gravou depoimento em vídeo de dos dois moradores da marquise do cine/igreja desativado. "O desmote está sendo feito pelos fundos, retirando parte das estruturas metálicas e cobertura por uma empresa de ferro-velho, as poltronas e demais equipamentos internos somente serão retirados até a próxima semana. Não deixaram gravar as imagens sem a autorização de um dos sócios, sr. Álvaro", informa ele.
A parte interna do cinema, à exceção da entrada, já estava alterada do projeto inicial, por causa do funcionamento no local de uma igreja pentecostal. Não consegui confirmar, mas o empreendimento que pretendem construir ali teria como sócio o empresário Marcos Falleiro.
21 pitacos:
SE FOR DO MARCOS FALLEIRO FAZ SENTIDO. ELE MONTOU O TIME DE FUTEBOL PARA ELEGER O SILVIO. É DANDO, QUE SE RECEBE É A MÁXIMA DESSA GENTE. SÓ QUE ESSE TIME VAI FAZER O SILVIO PERDER A ELEIÇÃO, JUNTANDO A UM MONTE DE FATOPRES. PREFEITIM COMPROMETIDO E DETONADOR NUNCA MAIS.
O Marcos Falleiro vai construir um predio la neu mané, so vc nao ta sabendo, e de sócio com Ricardo Barros, tem até propaganda do empreendimento seu mal informado.
nossa, que nada a ver esse comentarios.
Parece um bando de invejosos.
Que importa de quem seja o empreendimento?
Ta pagando os impostos? os alvarás? Esta com licenças para obra?
E eu KEKO?
Vão se meter na vida de voces, fofoqueiros.
Paulo Vergueiro
Qual o problema do Horizonte ser demolido? Você não tá querendo dizer que ele tem valor histórico não né?
Se for o caso, você precisa urgentemente ir para cidades como Ouro Preto e ver o que é patrimônio histórico e parar de falar besteira.
Ângelo, creio que você já leu, mas este texto gaudério sobre a criação do mundo é de um humor impagável que merece um espaço em seu blog. Pretendia usá-lo no Almanaque, mas é extenso demais para a proposta da revista. Que tal vc publicá-lo na próxima Página 9?
OS CAUSO DAS ESCRITURA
Pois não sei se já lhes contei os causo das Escritura Sagrada. Se não lhes contei, lhes conto agora. A história é meio comprida, mas vale a pena contá por causa dos revertério. De Adão e Eva acho que não é perciso contá os causo, porque todo mundo sabe que os dois foram corrido do Paraíso por tomá banho pelado numa sanga. Naqueles tempo, esse mundaréu todo era um pasto só sem dono, onde não tinha nem dele nem meu.
O primeiro índio a botá cerca de arame farpado foi um tal de Abel. Mas nem chegou a estendê o primêro fio porque levou um pontaço nos peito do irmão dele, um tal de Caim, que tava meio desconforme com a divisão. O Caim, entonces, ameaçado de processo feio, se bandeou pro Uruguay. Deixou o filho dele, um tal de Noé, tomando conta da estância. A estância essa ficava nas barranca de uma corredêra e o Noé, uns ano despois, pegou uma enchente muito feia pela frente. Côisa muito séria...
Caiu água uma barbaridade! Caiu tanta água que tinha até índio pescando jundiá em cima de cerro. O Noé entonces botou as criação em cima de uma balsa e se largou nas correnteza, o índio velho. A enchente era tão braba que quando o Noé se deu conta a balsa tava atolada num banhado chamado Delúvio. Foi aí que um tal de Moisés varou aquela água toda com vinte junta de boi e tirou a balsa do atolêro.
Bueno, aí com aquele despropósito, as família ficaram amiga. A filha mais velha do Noé se casou-se com o filho mais novo do Moisés e os dois foram morá numa estância muito linda, chamada Estância da Babilônica.
Bueno, tavam as família ali, tomando mate no galpão, quando se chegou um correntino chamado Golias, com mais uns trinta castelhano do lado dele. Abriram a cordeona e quiseram obrigá as prenda a dançá uma milonga. Foi quando os velho, que eram de muito respeito, se queimaram e deu -se o entrevêro. Peleia braba, seu. O correntino Golias, na voz de vamos, já se foi e degolou de um talho só o Noé e o velho Moisés. E já tava largando planchaço em cima do mulherio quando um piazito carretêro, de seus dez ano e pico, chamado Davi, largou um bodocaço bem no meio da testa do infeliz que não teve nem graça. Foi um tar de me acudam e to morto que não tinha fim. Aí a indiada toda se animou e degolaram os castelhano. Dois que tinham desrespeitado as prenda foram degolado com o lado cego do facão. Foi uma sangüêra danada. Tanto que até hoje aquele capão é chamado de Mar Vermelho.
Mas entonces foi nomeado delegado um tal de major Salomão. Homem de cabelo nas venta, o major Salomão. Nem les conto! Um dia o índio tava sesteando quando duas velha se baterem em cima dum guri de seus seis ano que tava vendendo pastel. O major Salomão, muito chegado ao piazito, passou a mão no facão e de um talho só cortou as velha em dois. Esse é o muito falado causo do perjuízo de Salomão que contam por aí.
Mas, por essas estimativas, o major Salomão, o que tinha de brabo tinha de mulherengo. Eta índio bueno, seu. Onde boleava a perna, já deixava filho feito. E como vivia boleando a perna, teve filho que Deus nos livre. E tudo com a cara dele, que era pra não havê discordânça. Só que quando Deus Nosso Senhor quer, até égua véia nega estribo.
Logo a filha das predileção do major Salomão, a tal de Maria Madalena, fugiu da estância e foi sê china de bolicho. Uma vergonhêra pra família! Mas ela puxou a mãe, que era uma paraguaia meio gaudéria que nunca tomô jeito na vida. O pobre do major Salomão se matou-se de sentimento, com uma pistola Eclesiaste de dois cano.
Mas, vejam como é a vida. Pois essa mesma Maria Madalena se casou-se três ano despois com um tal de coronel Ponciano Pilatos. Foi ele que tirou ela da vida. Eu conheço uns três causo do mesmo feitio e nem um deles deu certo. Como dizia muito bem o finado meu pai, mulher quando toma mate em muita bomba, nunca mais se acostuma com uma só.
Mas nesses contraproducente, até que houve uma contrapartida. O coronel Ponciano Pilatos e a Maria Madalena tiveram doze filho, os tal de apósto, que são muito conhecido pelas caridade que fizeram. Foi até na casa deles que Jesus Cristo churrasqueou com a cunhada de Maria Madalena, que despois foi santa muito afamada. A tal de Santa Ceia.
Pois era uns tempo muito mal definido. Andava uma seca braba pelos campo. São José e a Virge Maria tinham perdido todo o gado e só tavam com uma mula branca no potrêro, chamada Samaritana. Um rico animal, criado em casa, que só faltava falá. Pois tiveram que se desfazê do pobre.
E como as desgraça quando vem, já vem de braço dado, foi bem aí que estouraram as revolução. Os maragato, chefiado por uma tal de coronel Jordão acamparam na entrada da Vila. Só não entraram porque tava lá um destacamento comandado pelo tenente Lázo, aquele mesmo que por duas vez foi dado por morto.Mas aí um cabo dos provisório, um tal de cabo Judas, se passou-se pro maragato e já se veio uns tal de Romano, que tavam umas várzea e ocuparam a Vila.
Nosso Senhor foi preso pra ser degolado por um preto muito forte e muito feio chamado Calvário. Pois vejam como é a vida. Esse mesmo preto Calvário, degolador muito tal afamado, era filho da velha Palestina, que tinha sido cozinhêra da Virge Maria. Degolador é como cobra, desde pequeno já nasce ingrato. Mas entonces botaram Nosso Senhor na cadeia, junto com dois abigeatário um tal de João Batista e o primo dele, Heródio dos Reis. Os dois tinham peleado por causo de uma baiana chamada Salomé e no entrevero balearam dois padre, monsenhor Caifás e o cônego Atanásio.
Mas aí veio uma força da Brigada, comandada pelo coronel Jesus Além que era meio parente do homem por parte de mãe e com ele veio mais três corpo de provisório e se pegaram com os maragato. Foi a peleia mais feia que se tem conhecimento. Foi quarenta dia e quarenta noite de bala e bala. Morreu três santo na luta: São Lucas, São João e São Marco. São Mateus ficou três mês morre não morre, mas teve umas atenuante a favor e salvou-se, o índio...
Nosso Senhor pegou três balaço, um em cada mão e um que varou os pé de lado a lado. Ainda levou mais um pontaço do mais velho dos Romano, o César Romano na altura das costela. Ferimento muito feio que Nosso Senhor curou tomando vinagre na sexta-feira da paixão...
Mas aí, Nosso Senhor se desiludiu-se dos home, subiu na Cruz, disse adeus pros amigo e se mandou-se de volta pro Céu. Mas deixou os dez mandamento, que são cinco e que se pode muito bem acolherá em dois:
1º - Não se mata home pelas costa,
2º - Nem se cobiça mulher dos ôtro pela frente.
Eu já publiquei num dos números da revista.
Pois é, patrimônio histórico, antes de fica velho, era novo. Por falar nisto, a história ta indo cada vez mais depressa. É melhor vocês se atualizarem e começarem a se preocupar com a memória, antes que se esqueçam de quem vocês mesmos sao. Ou será melhor esquecê-los de vês, ilustres anônimos.
Marcos Falleiro tá com um empreendimento gastronônimo milagre mesmo.
Compre a vista uma kitinet e já começa a receber o aluguél até a data da entrega da suposta kitinet que se dara aproximadamente dentro de 18 meses.
Milagres?
Novas formas de chamar a tenção dos investidores????
ou Marcos falleiro via anoitecer e não amanhecer em Maringá depois de ter vendido todas as unidades que ainda estão no papel????????
Valei-me Deus.
Asnônimo das 17:17,
Patrimônio histórico não significa que quando um prédio é velho ele deve ser preservado. Deve haver algum valor para a história da cidade e não apenas idiossincrasias.
O prédio tem dono e o dono não fez nada lá, era só abrigo de mendigos já que ninguém alugou. Então, o dono vendeu. É simples.
Pois é. Para nao despertarem duvidas sobre a validade historica de uma construçao, se demole as escondidas, do fundo para a frente. Quando a populaçao se der conta ja seréa tarde.
Ora, porquê nao estabelecer uma rotina, aliás um plano participativo de conservaçao da memória da cidade, antes que tudo venha abaixo por força exclusivamente de interesses imobiliários?
PELO MENOS NÃO SERÁ UMA NOVA TENDA DOS MILAGRES... ESPERAMOS... POIS SÁ TEM PROPAGANDA ATÉ AGORA E UMA BOA (EXCELENTE) OFERTA PODE SER FEITAA QUALQUER MOMENTO... ESPEREM E "OUVIRÃO"...
Recentemente vi matérias se referindo aos mendigos que ali ficavam; parece que vizinhos fizeram um mutirão pra limpar as fezes e demais sujeiras que se acumulavam. Agora querem demolir o prédio. Será que estavam querendo justificar? Não, eu não acredito.
gente, tá virando doença já isso, procure um psiquiatra pessoal.
O anonimo das 16:25 sugere que quem acha que o Cine Horizonte é importante vá a Ouro Preto para saber o que é Patrimônio Histórico. Esta é uma visão totalmente distorcida do que venha a ser patrimônio histórico. Ele comprou a idéia da prefeitura que confunde patrimonio com turismo, com beleza, com tempo. Maringá é Maringá, Ouro Preto é Ouro Preto, cada uma a seu tempo e ambas com uma história e uma memória. Ouro Preto é a cidade dos grandes fatos da história, dos grandes personagens, a cidade de obras de Aleijadinho, das igrejas barrocas etc. Maringá é também a cidade que marca a extensão de um ciclo importante da economia do país (café), é uma cidade que marca a política de ocupação e expulsão de populações do Norte do Paraná, a cidade que marca um grande movimento de migração de estados do Nordeste, São Paulo e do próprio Estado do Paraná para o Norte Novo. Sugiro a ele que leia um livro básico que tem na biblioteca da UEM: "O que é Patrimônio Histórico?" do autor Carlos Lemos.Nesta obra o autor discute a amplitude deste termo. É um livro pequeno, mas de muito proveito.
Devia também ler um pouco sobre a história do Paraná, em especial do Norte do Paraná. E se despir de valores estéticos. Caso contrário permanecerá fazendo comparações anacronicas e entrando no jogo dos outros, comprando idéias que interessam a quem quer descaracterizar toda a cidade a título de construir shoppings etc. Quanto ao cine horizonte, acho que este espaço merece uma discussão, mas é uma pena que esteja sendo derrrubado deste modo discreto e inapropriado. Este imóvel não poderia estar sendo demolido sem uma análise da Comissão de Patrimônio Histórico Municipal e também uma consulta á população em especial da Operária. É mais uma prova da falta de ação do poder público municipal.
Pessoal, ninguém está pregando tombamento a torto e a direito, apenas mostrando os fatos.
O que falta é bom senso, valorização da memória além de cultura e lazer pra população.
Não há iniciativa pública nem privada para reviver espaços importantes do passado, voltar com atividades rentáveis sim, proporcionar entretenimento nos bairros e centro de Maringá.
Faltam empresários que amem a Cidade, além do lucro que ela proporciona.
Leis de incentivo, grandes grupos privados podem criar institutos de arte e cultura e deduzir impostos.
Isto sim é ser moderno.
Asnônimo das 9:43,
Ahhh, jumento, não, eu não vou pela conversa da prefeitura e tampouco vou na conversa de mentecaptos petistas.
Se você não consegue sintetizar uma idéia ao invés de escrever uma redação sobre como você sabe sobre nada de útil, faça o favor de não compartilhar sua futilidade.
Amigos maringaenses, voces conhecem a o prédio sa Secretaria da Educação de Maringá? Pois bem a antiga Cia Melhoramentos possuia aquele predio e vendeu a um particular que queria demolir o predio.Os idiotas anônimos maringaenses que se dizem experts em patrominio histórico, não deixaram demolir o prédio, e mais idiolta ainda, o prefeito SB, o alugou ( e caro ),para instalar a Secretaria da Educação; claro orientado pelos seus "competentes" secretários... Vai lá em um dia de chuva e vê se voce consegue ficar dentro sem um guarda-chuvas aberto, sem contar a queda de energia constante devido a péssima e antiga instalação elétrica do velho predio. É seu prefeito o sr. está mesmo mal assessorado !!!
Sem comentários!!
Não vou discutir com ignorantes e ainda mais ANÔNIMOS e burros.
Não sou petista nem qualquer bobalhão que ganha R$ 200,00 do gabinete pra virar Cargo de Confiança e puxar saco.
Sou da sociedade civil, um simples cidadão comum e contribuinte desta cidade abandonada.
Legal, concordo com vcs.
Vamos Tombar os imoveis dos outros. Vamos fazer doacoes com o dinheiro dos outros.
Parabens, isso me lembra aquele pessoalzinho do PT, PSTU entre outros rebeldezinhos.
PS: Nao sou do PP, DEM, PSDB e de nenhum partido. Muito menos RICO. "Mas essa é minha opiniao! "
Parece que Maringá só pensa em política partidária!
Aqui a política é um fim em si mesma, não deveria ser apenas um meio para se chegar ao bem da população?
Tá na hora de pensar em cidadania sem partidos, basta nos organizarmos e teremos força maior do que os partidos de aluguél.
Façam suas partes e não dependeremos de "esquemas" maquiavélicos de corruptos e corruptores.
Postar um comentário
Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.