UEM é a 17ª em produção científica
A UEM é a universidade estadual do Paraná melhor colocada no ranking da produção científica, de acordo com levantamento feito pelo Instituto Lobo. A UEM aparece na 17ª colocação; no Estado, está atrás apenas da Universidade Federal do Paraná. A UEL está no 23º lugar; a Universidade Estadual de Ponta Grossa, em 51º; e a Unioeste, em 63º.
A Universidade Estadual de Maringá, de 2001 a 2005, produziu 1.366 trabalhos, mesmo número que a Universidade Federal de Viçosa (MG). Leia mais.
15 pitacos:
Produção científica diz muito sobre uma Universidade. Falando nisso, qual é a produção do CESUMAR?
A UEM é motivo de orgulho para todos nós, maringaenses e paranaenses.
Pois eh mesmo com a gana da Maria Louca, ajudado pelo probo e belo Enio Barros (com um curriculo universitario mediocre) e da pesquisadora Ligia (da UEL, um curriculo que consegue ser pior ainda do que o do probo), ela AINDA NAO CONSEGUIU ACABAR com as Universidades Estaduais, com destaque a UEM. Que gracas a competencia de seus docentes, tecnicos e alunos se mantem como uma dos melhores do pais e do mundo.
Mas a Maria Louca chega lah, com a ajuda destes individuos nominados acima, que nao tem compromisso algum com a verdade e com as Universidades, soh querem as boconas em que estao.
E vamos todas nos tranformar num enorme Cesumar (nao que lah nao tenha profissionais competentes trabalhado, tem alguns sim!!!, por mais incrivel que possa parecer!!!).
Cervo™ $$$$$$$$$$$ Servo™
O CESUMAR também vai chegar lá, a UEM é bem mais velha que o CESUMAR, estamos no caminho certo.
Detalhe, mas com certeza tem algum erro lah no quadro com as producoes cientificas. Eh muita coincidencia a UEM empatar TODOS OS ANOS, no numero de producao com a Universidade de Vicosa.
Concidencias parecidas com estas soh acontecem como desculpa do mensalao, ehehehehe.
Cervo™ $$$$$$$$$$$ Servo™
Ué, o que houve coma UEL? Nao é la que o Jurandir Guatassara Boeira da aulas?
A UEL nao produz nem a metade da produçao científica da UEM. Sera que é ainda resultado da gestao do reitor Proença Testa ou a coisa é crônica mesmo?
Em todo caso, parabéns à UEM! Investimento em livros, em biblioteca, em pesquisa e qualidade do corpo docente deu resultado tecnológico. So falta utilizá-lo para melhorar o mundo que nos cerca.
Com certeza essa coisa ai chamada
Kleber Varios Homens (21:34), nao faz parte dos profissionais competentes que o Cesumar tem!!! Deve ser soh um lambebotas do Senador Voto Zero, o anarfa wilsinho.
Cervo™ $$$$$$$$$$$ Servo™
Dados internos do CESUMAR indicam que em 5 anos o CESUMAR vai ultrapassar a UEM e estará entre as 10 melhores faculdade do país.
E as Universidades (estilo Fernando Henrique) que muito cobram e pouco produzem como esta, no raking? Se puder informar, eu como leitor assiduo do blog agradeço
Caro Anonimo (22:15)
Estas Universidades "estilo Fernando Henrique" continuam a se proliferar no governo da nossa organizacao criminosa. Gracas a acoes como o Prouni e outras tantas acoes criminosas, que a nosa quadrilha implementa contra o ensino superior. O OME esta enfiando goela abaixo da Universidades Federais o tal REUNI que acabara chegando nas Universidades Estaduais. O intento da nossa quadrilha e phuder de vez com as Universidades Publicas e soh ficar com estas ai que voce se refere que seriam do FHC, mas o OME continua a mesma coisa ou piorando. Alias como todo mundo sabe o OME eh apenas uma copia analfabeta do gangster FHC.
Cervo™ $$$$$$$$$$$ Servo™
Tem um cara no CESUMAR que é formado em Educação Fisica(no Paraguai) e dá aula de Espanhol sem ser formado em Letras, é mole, ele é tio do Pierri do SISMMAR.
Esse Anônimo (21:59) está mal informado ou é um mentiroso.
Prefiro acreditar na primeira opção e informá-lo de que os investimentos nas Universidades Publicas do Estado do Paraná atingiram os menores índices no Governo do Senhor Roberto Requião, muito menores, inclusive, do que no governo do Senhor Lerner. Os salários do professores das Universidades do Estado do Paraná são os piores do Brasil, para ficar no exemplo mais contundente. Se a UEM e as outras Universidades Estaduais ainda se mantém; credite a competência, desprendimento e dignidade dos seus docents, técnicos-aministrativos e estudantes. E nunca a uma política responsável e correta do Senhor Governador do Estado, que não tem medido esforços no sentido de destruir estas Universidades.
A UEM é importante não pela quantidade de produção, que não significa absolutamente nada no mundo científico. Por força do ofício, eu participo frequentemente de bancas de defesa de tese, inclusive no Paraná. São raras as teses com qualidade. Sabe o motivo? Falta de tempo. No governo FHC foi instalado este ritmo frenético de pesquisa. Meu mestrado em fiz em 7 anos. Seria jubilado, hoje. Mas acabou rendendo um livro, uma pesquisa com muitas lideranças sindicais (200, ao todo), além de mais de 1.000 documentos analisados (não contando os livros lidos). Imagine se seria possível isto, nos padrões de hoje? Esta história de quantidade é para empresário. O que quantidade tem a ver com qualidade? Fora este comentário, conheço a UEM pela qualidade do seu corpo docente e discente. Basta uma discussão técnica e teórica e já se percebe isto. Não pelo volume de publicações.
Rudá
Ruda
Concordo em parte contigo.
Realmente este corrida desenfreada para publicar eh ruim para as Universidades. Eh o modelo americano que nos "macaquitos" queremos imitar.
Mas se esta no jogo tem que se jogar com as regras que estao postas, e caso nao concorde com as mesmas tem eh que mudar, mas enquanto nao se consegue mudar as regras, joga-se com as que tem.
A visao de quem cria estes parametros eh a de que com a quantidade se chega a qualidade, eu nao acho que seja por ai.
Alias tinha um amigo meu que dizia que uma prateleira inteira de teses universitarias nao valiam uma caixa de cerveja. Eh logico que hah um pouco de exagero mas um pouco de verdade tambem.
Cervo™ $$$$$$$$$$$ Servo™
Postar um comentário
Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.