Trabalhão danado
Alguns amigos ficam me chamando de Escadinha, por causa da árvore (Nereu Vidal Cézar, o Escadinha original, vibra, me disseram), mas vocês não sabem o trabalho que deu montá-la, domingo passado. Na foto, três funcionários da prefeitura de Maringá observam (riem, seria a palavra correta) a tentativa de montagem da escada, daquelas de engate. Cinco pessoas, incluindo as netas de Inocente Villanova - uma delas concluindo tratamento de radioterapia -, tentaram arrumar a escada. Foram longos minutos de insucesso.
Seria cômico, não fosse trágico: foi a polícia sair dali, depois de ter determinado que não haveria retirada da árvore, e as máquinas da prefeitura chegaram para cortá-la. Ficamos surpresos e corremos a tomar uma atitude.
24 pitacos:
RIGON..
POSTEI VÁRIOS PITACOS EM SEU FAVOR, MAS ESSE ASSUNTO TÁ FICANDO CHATO DEMAIS.
O Andye disse que estão retirando a árvore do local. Sabe se acabou o embargo à prefeitura?
HE, HE, HE. COMO DIZ O CARTUNISTA LUKAS....EU SI DIVIRTO COM AS PATAQUADAS DESSE "JORNALISTA" SEM JORNAL...
Ao anônimo das 16:48 por que vc naum si diverte lendo o ORDINÁRIO e nos poupe do senso de humor.
Rigoleto eu também o apoiei quando vc se indignou ao corte da cana, mas tenho que me colocar em favor dos funcionários da prefeitura, primeiro porque eles recebem ordens e são assalariados e segundo se eu estivesse vendo a cena em questão tambem ia me esbaldar de rir, um amigo me disse que se voces quiserem fazer estes tipos de protestos devem chamar o Greenpeace....
é angelo escadinha em quantas arvores vc vai subir isto que ie gostar de tronco...........
é verdade que um ... disse que vc poderia ficar tranquilo que ninguem tiraria vc a força daquela arvore que mais cedo ou mais tarde vc necessitaria de descer devido as nessecidades fisiologicas... como é que estava o lanche oferecido em cima da arvore o suco estava doce o queijo salgado ...vamos lá vc só subiu pq sabia que ia pintar boca livre em escadinha............hihihi
COMO VC MESMO DISSE RIGON
Angelo Rigon disse...
O levantamento da idade da árvore, caro, foi feito pelo próprio IAP dias antes de o órgão fechar os olhos para o seu corte. As formas de se descobrir a idade de uma árvore são: datação por radiocarbono; 2. contagem dos chamados anéis de crescimento anuais;3. estimativas através de medidas repetidas do diâmetro; e
4. aproximações matemáticas baseadas nas estimativas das taxas de mortalidade. (Canal Ciência)
08:59
Anônimo disse...
que exame rapido feito pelo IAP quanta tecnologia vc pode mostrar o laudo???...
olhometro de fiscais são muito rapidos para determinar idade e metragem cubica e altura da arvore...
11:05
KD O TAU LAUDO DO IAP QUE COMPROVARIA QUE ESTA ARVORE EXOTICA NA REGIÃO EM QUE SE ENCONTRAVA PLANTADA... JA QUE A MESMA SÓ É NATIVA NA REGIÃO DE SÃO PAULO E QUE PROVAVELMENTE FOI PLANTADA POR ALGUM PIONEIRO DE MARINGÁ ... QUE PROVAVELMENTE TEM BEM MENOS QUE QUE A METADE DA IDADE QUE VC DEU A ELA ... A NÃO SER QUE VC TENHA PROVAS CONCRETAS DE SUA IDADE ... PARE DE FAZER POLITICA E TENTAR JOGAR A POPULAÇÃO CONTRA ESTA ADMINISTRAÇÃO E SIMPLISMENTE MOSTRE O LAUDO DO IAP... E COLOCAMOS UM PONTO FINAL NESTA ESPECULAÇÃO DE 120 ANOS...?????
EI VC FICAM DIZENDO QUE ALGUNS JORNALISTAS CRIAM INSTITUTOS DE PESQUISA PARA FATURAR E O QUE ME DIZ A RESPEITO DO PREMIO FACTORAMA CRIADO POR VCS PREMIAR A SI MESMOS COMO DEFENSORES DA NATUREZA (?)OU SOMENTE PARA CHAMAR A ATENÇÃO PARA SI... ESTA TÃO CARENTE ASSIM QUE PRECISA SUBIR EM ARVORE PARA DAR IBOPE ??
olvi dizer que vc e villa lobos e o andye querem fomar o Greenpnk é verdade em favor dos protetores das panteras cor de rosa,,,,
lis@
Se ela tivesse 10 anos poderia cortar sem precisão, como foi a de 120-150 anos? Não é questão de certidão de nascimento, é de atitude.
Parabéns Rigon. O Steven Guilbault, ex representante do Greenpeace e agora diretor do Equiterre conta que ele começou a subir nas arvores quando tinha 7 anos de idade. Ao ver que uma companhia estavam cortando os pinheiros em frente da sua casa, perguntou pra mae dele o que poderiam fazer pra evitar. A mae dele respondeu: Se voce subir na arvore eles nao a cortarao. O garotinho subiu na arvore e ficou la, a tarde toda, enquanto a mae dele olhava orgulhosa pro menino. Naquele dia ele conseguiu evitar o corte, mas no outro dia, esperaram que ele fosse pra escola e, quando ele voltou, a arvore nao estava mais la.
Consciencia ambiental e cidadania começa com atos como o teu.
Rigon, não vi você fazendo nenhum protestos ou criando celeuma quando a administração anterior devastou o arvoredo lá da Avenida Tamandaré e transformou aquela ex-artéria de ligação interbairros em rua de sentido único! Afinal, árvore é árvore, não importa se nativa ou não!
Não é preciso ser paisagista ou ter "canudo" de engenheiro para saber que foram grandes os prejuízos causados com o corte de dezenas de árvores então existentes na Avenida Tamandaré e o estreitamento daquela ex-artéria de ligação interbairros, provocando o aumento de calor e de poluição e a ocorrência de "engarrafamentos" no trânsito daquela localidade e adjacências!
Por que será que você não também não se manifestou? Pelo que eu sei, você nunca foi CC da prefeitura! Então, por quê permaneceu calado?
Será porque você só trepa em canafístula ou viu que não iria conseguir trepar em todas aquelas dezenas de árvores que foram cortadas pela administração anterior, quando o Sr. Ronaldo Ramos ocupava o CC de Secretário do Desenvolvimento Urbano, Planejamento e Habitação - SEDUH?
Ora, se o Sr. Ronaldo Ramos ocupava o CC de Secretário da SEDUH na época e participou efetivamente da eliminação de dezenas de árvores da Avenida Tamandaré, como pode, hodiernamente, o mencionado ex-CC ficar criticando o corte de uma árvore, eis que árvore é árvore, sendo nativa ou não...? Será porque o "ex-CC" está com saudade da "teta"?
À época eu não estava no ar - não tinha a coluna em jornal. E, confesso, estava às voltas com outras coisas e não me dei conta; estava ainda atordoado com situação particular. Quando fiquei sabendo o que tinha acontecido, já era. Diferente de postura: sou contra corte de árvore sem precisão, derrubada de prédio que tem recuperação e sempre fui contra o jeito de ser (quem conhece, sabe) do ex-prefeito Ricardo Barros, que gosta de um outro verde, lembra?
Pô podia ter me chamado, eu montava essa escada aí em 30 segundos
Rigon,
Não tenho idéia sobre qual verde você se refere, quando me pergunta se me lembro.
O verde a que me refiro é o que desapareceu da paisagem da Avenida Tamandaré, em face do corte de dezenas de árvores feito pela administração anterior!
Mas já que você coloca o Deputado Federal RICARDO BARROS no meio do assunto, convenhamos, não obstante a sua evidente "fixação" ao Deputado Federal RICARDO BARROS, e os constantes "zunzuns" da parte dos inimigos do parlamentar, você há de convir comigo que há de se "tirar o chapéu" para ele, senão vejamos:
Prefeito de Maringá, eleito em 1988!
Deputado Federal, eleito em 1994!
Deputado Federal, reeleito em 1998 com maior número de votos que em 1994!
Deputado Federal, rerreeleito em 2002, com maior número de votos que em 1998!
Deputado Federal, rerrereileito (impressionante) em 2006, com maior número de votos que em 2002!
Nomeado vice-líder do Presidente Lula na Câmara dos Deputados, em 2007!
Enfim, tudo bem que "a unanimide é burra", mas que o crescente sucesso do Deputado Federal RICARDO BARROS é de causar cada vez mais inveja e incômodo para seus desafetos e inimigos, admita, isto é insofismável...!
Eu só citei o Ricardo na conversa para ver se você lembrava o quão adversário era dele e o quanto mal dele falava. Nisso, sou diferente de você: minha opínião sobre ele não mudou, continua sendo aquele que você já teve. Só isso. Não é obsessão. É postura. Um dia todos aprendem.
As arvores da Tamandaré foram transplantadas para a area do Jardim botanico.....esse Cidão não sabe de nada..vai la ver seu mala.
Rigon,
Conforme você bem disse: "Um dia todos aprendem"!
"Vivendo e aprendendo", veja você que tenho humildade suficiente para reconhecer que desde os idos tempos (1990) até hoje já se passaram 17 anos, e aceitar que de lá para cá muita coisa mudou, uma infinidade de pessoas mudaram de conceito e até o mundo está mudado! Por que, então, eu não poderia haver mudado o meu conceito sobre as coisas do mundo, particularmente, em relação às pessoas!
Quanto a minha aproximação do Deputado Federal RICARDO BARROS, veja você, até o Presidente Lula, o maioral, idolo e senhor do PT, não deu trela aos esperneios, reclamos e xingamentos dos petistas de Maringá, do Paraná e do Brasil, e teve a humildade de reconhecer o valor do Deputado Federal RICARDO BARROS e o convidou e nomeou no cargo de seu vice-líder na Câmara dos Deputados!
Enfim, a minha proximidade ao Deputado Federal RICARDO BARROS está fundamentada, mormente, no fato de observar com atenção e verificar que ao longo do tempo que muita gente que vivia constantemente tentando difamar o Deputado Federal RICARDO BARROS, acusando-o disso e daquilo já foi alijada da vida pública, democraticamente, enquanto o Deputado Federal RICARDO BARROS continua em célere e franca prosperidade!
Para mim, o importante mesmo é ter moral, e "moral é para quem tem e não para quem quer", e não dever satisfação para ninguém! E como "quem não deve não teme", reitero a você o desafio que venho fazendo neste seu blog aos meus desafetos e inimigos: se vocês tem conhecimento de algum fato irregular que venha a pesar contra mim, e acham que podem provar, leal, legal e cabalmente, eis que, conforme a lei, "DURA LEX SED LEX", "a quem acusa cabe o ônus da prova", não passem vontade, denunciem-me a quem quer que seja, até "no raio que os partam"!
Caso contrário, enquanto eu viver, e nesta terra ninguém é imortal, você vão ter que me engolir! Mas lembrem-se de um ditado popular: "CACHORRO QUE ENGOLE OSSO E PASSARINHO QUE ENGOLE PEDRA SABE O CU QUE TEM"!
Cade o Girbeto do IAP, tava pescando no domingo....
Vamos trabalhar.....
Produza algo para a região do municipio; Porduza algo real, concreto e certo....
Subir nas costas dos colegas de trabalho é safadeza....
IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA.....
Escuta, tu trabalha GIRBETO (IAP)
Anônimo das 11:24
As árvores foram sim transplantadas para o jardim botânico, mas só 15 das quase 150 exterminadas foram transplantadas e todas as 15 transplantadas morreram, quem não sabe de nada é você.
Muad´dib
Vejam bem, senhores leitores e participantes deste blog, o comentário feito às 12:25, onde se afirma que foram quase 150 (cento e cinqüenta) as árvores eliminadas da paisagem da ex-Avenida Tamandaré (digo ex porque era uma artéria de ligação interbairros, de duas pistas, e foi transformada em uma pista só, portanto, em rua de mão única), período em que o Sr. Ronaldo Ramos ocupou o CC de Secretário do Desenvolvimento Urbano, Planejamento e Habitação, e participou ativamente dessa desastrosa iniciativa de devastar a vegetação da Avenida Tamandaré!
Artéria de ligação entre-bairros a tamandaré...mostra que esse funcionário da prefeitura não conhece nada....ela começa na Av. São Paulo, zona1 e termina na Av. Paraná, zona 1...uma avenida de 6 quadras..valha-me Deus seu Aparecido...é só olhar os mapas dentro das listas telefonicas, se não tiver outro....
Ao anônimo das 20:48,
Via de ligação é aquela que liga dois extremos, no caso da ex-Avenida Tamandaré (ex-avenida porque tinha duas pistas e foi transformada em rua de uma pista e ainda de sentido único), é uma via de ligação interbairros porquanto liga os bairros localizados na região Leste e na região Oeste da cidade! Caso o anônimo das 20:47 esteja desnorteado, assim como está sua prosa, é só pegar uma bússola que você vai ver qual é o "norte verdadeiro"!
Pois bem, compreendendo o trecho entre a Avenida São Paulo e a Avenida Paraná, cruzando com a Rua Piratininga, a Avenida Herval, a Avenida Duque de Caxias e a Rua Basílio Saltchuk (onde reside, ou residia, um "ex-CCzinho de merda" da administração anterior), a ex-Avenida Tamandaré, além de comportar um grande número de veículos, era muito importante, sim senhor, pois servia para desafogar o tráfego da área central, mormente, pela localização do terminal central do transporte coletivo urbano, por onde, obrigatoriamente, passam todas as linhas de ônibus urbanas e até metropolitanas, liga os bairros situados no lado Leste aos bairros situados no lado Oeste da cidade!
Enfim, foi grande o estrago, sim senhor, feito pela administração anterior, quando devastou a vegetação (cortou dezenas de árvores plantadas há muitos anos e que geravam uma imensidade de ar puro) em toda a extensão da ex-Avenida Tamandaré (tinha duas amplas pistas de rolamento e ficou com somente uma e ainda de sentido único), complicando ainda mais o já engarrafado tráfego de veículos naquela localidade e vias adjacentes (quem duvida do que estou afirmando é só conferir "in loco" tal realidade)!
E já que o anônimo das 20:48 afirma que eu não entendo de nada, por sinal deve ser muito entendido, pergunto-lhe, e peço que torne do conhecimento dos leitores e participantes deste blog, qual a razão que justifica a administração anterior haver cometido essa desastrosa iniciativa de cortar dezenas de árvores e de diminuir o espaço físico compreendido pelo leito carroçável da ex-Avenida Tamandaré, que, repito, tinha duas largas pistas e foi transformada em rua, eis que via de uma pista e ainda de sentido único!
Caso o anônimo tenho o mínimo de hombridade, o que eu dúvido muito pois, de tão covarde, oculta o próprio nome do conhecimento público, venha me visitar (o dono do blog sabe o meu endereço) que eu posso lhe oferecer maiores subsídios e/ou esclarecimentos acerca deste assunto e de outros mais referentes a quaisquer áreas da administração pública municipal!
Na verdade, eu não tenho "canudo" de engenheiro nem de outro curso superior, mas, ao longo dos 36 anos de serviço público, adquiri muitos conhecimentos importantes que não se adquire em bancos de universidades, particularmente, e o que é mais importante, continuo sendo o mesmo cidadão maringaense de bem, transparente e decente, reservando-me ao luxo de desafiar os "anônimos fofoqueiros da vida", desafetos e inimigos, a denunciarem-me a quem quer que seja e até ao "raio que o parta" caso tenham conhecimento sobre algum ato ilícito que pese sobre mim, tanto pessoal como profissionalmente!
Postar um comentário
Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.