20.12.07

Quando vão cumprir a lei?

Free Image Hosting at allyoucanupload.com
Free Image Hosting at allyoucanupload.com
Free Image Hosting at allyoucanupload.com

A lei de trânsito não vale para todos em Maringá, e já faz tempo. A mesma polícia que fez aquela espetaculosa operação contra os estudantes que residem próximos à UEM e que multou carros estacionados no canteiro central da avenida das Palmeiras duas horas antes da morte do comerciante parece escolher o que quer ver. Nessa, quem tem se saído bem são dois grupos religiosos. O fato, reclama leitor que teve o cuidadoso trabalho de fazer o levantamento e encaminhar às autoridades policiais, é que todos os domingos, na avenida Itororó (proximidades da Comunidade Evangélica) e na avenida Paraná (proximidades do Molivi), fiéis quebram as leis dos homens e estacionam impunente seus veículos nos canteiros centrais. "O crime de trânsito é incentivado pelas igrejas que dispõem de cones e setas de luz para, numa visão própria da "garantia da lei", sinalizar o local", escreve o leitor, que já fez a denúncia várias vezes na Ouvidoria do município, e lembra: há quatro semanas a Setran pediu ajuda à PM para multar todos os carros estacionados irregularmente próximos ao BIG e ao parque de exposições, onde ocorria o Hallel, da RCC. Fiéis e consumidores foram multados, como manda a lei. "Nesse dia fiz uma denúncia ao 190 sobre o que ocorria nas avenidas Itororó e Paraná e o soldado que me atendeu disse que nada adiantava fazer pois eles tinham a proteção da prefeitura. Diante de tal absurdo, fotografei os 86 veículos ali estacionados irregularmente e entreguei as fotos mais uma carta de encaminhamento pessoalmente ao Batalhão da PM endereçada ao capitão Paschoal. Alguns dias depois, em virtude da falta de notícias (deixei endereço postal e telefone celular), telefonei pessoalmente para o capitão Paschoal, que afirmou que eles estavam ouvindo a prefeitura. No entanto, as semanas se passam e vemos que nada é feito e que irregularidades são cometidas sob a proteção de algum grêmio religioso, empresarial ou o que o valha. Fico pensando se é lícito andarmos com cones e setas móveis de luz e carregarmos a lei a tiracolo implantando-a onde está nosso nariz. Se a lei é para todos, a punição deve ser para todos, independente de ou credos (ou não credos) religiosos", escreve, frisando: "Não pode haver a hipocrisia". Acima, três das 86 fotos.

[Alguém se recorda que Luis Miura teve dificuldades para fazer cumprir a lei por ali?]

22 pitacos:

Anônimo,  08:59  

Vamos pensar no próximo e amá-lo como a nós mesmos. Vamos cumprir a lei, para melhorarmos a nossa cidade. Morar em sociedade e, principalmente em zonas urbanas, requer civilidade.Vamos trabalhar e observar e anotar o que está errado e encaminhar às autoridades competentes .Todos devemos agir assim. PARA O BEM DA CIDADE, QUE AFINAL, É A NOSSA GRANDE CASA.

Anônimo,  09:05  

Maringá está se tornando a cidade da desordem. Está parecendo uma republiqueta ou um reino, onde o senhor prefeito, a seu bel prazer, dá proteção a quem lhe interessa e manda usar a truculência e a opressão aos demais. O corte indiscriminado de árvores para atender a seu interesse pessoal em verbas para campanha; a derrubada de bens públicos com interesse histórico para beneficiar empresas privadas; uso de tropa de choque contra estudantes; propaganda subliminar de produtos fabricados por sua familia; superfaturamento nas ATIs e outras obras publicas; autorizações ilegais de obras civis para beneficiar amigos; caixa dois em campanha política; tentativas de se apoderar de outros partidos políticos; fechamento de postos de saúde e de escolas; sumiço das mais altas verbas federais que maringa já recebeu (cadê as obras?). Essas sao algumas das que lembrei nesse pequeno momento.

Anônimo,  09:18  

A cidade está sendo dominada por evangélicos...
Prefeito evangélico protege quem???
O que acontece na Itororó e na Paraná não tem solução simplesmente porque não existe ninguém interessado em resolver esse problema.
Os evangélicos estão acima da lei.

Marta Bellini 09:43  

Será que a polícia iria mandar bala nos religiosos como mandou em estudantes? Moralismos da Má-ringa.

Os donos da cidade se apóiam uns nos outros e pau nos estudantes! Depois dos encontros de religiosos fica monte de lixo...tudo esparramado,MAS, eles são ungidos por Deus.
Parabéns pela notícia ainda que me dê nauseas!

Anônimo,  10:04  

Este não é um problema só desta administração. Quem deu autorização por escrito para esta igreja foi o especialista, pós graduado, doutor em trânsito Renato PT Bariani. Que tal perguntar pra ele o porque?

Anônimo,  10:16  

As duas primeiras fotos,são nitidamente identificaveis:Avenida Itororó,proximo ao Edf.Virginia e o "infrator" é a "Comunidade Evangélica" - que possui estacionamento próprio,mas parece que é para uns poucos fiéis.
Se eles usassem as ruas transversais,não haveria necessidade alguma de cometer a infração na Itororó.

Anônimo,  11:10  

É que são "invangélicos", como o OME.

Ouvi o OME, ontem, se "explicando" (sic) na CBN, sobre as árvores derrubadas (araucárias, canafístula e, principalmente as das "fachadas" comerciais dos puxa-sacos)... Citou, Rigon, com certeza, o SEU blog...

De uma coisa tenha certeza, nesse final de semana a Setran estará lá, nessa igreja.

O problema na Província é o seguinte: a Justiça, quando a essa famiglia (des)governa, parece-nos...

Reportemos aos anos 1.991 e 92 (quem, no poder? O reicardo), "ESCOLAS COOPERATIVAS": a Justiça só deu a INCONSTITUCIONALIDADE, pasmem, no dia em que SAID FERREIRA ganhou as eleições... Por que???? Ele era CONTRA esse "modelo" (sic) e havia prometido em campanha, sua EXTINÇÃO.

Quer dizer, se os outros todos (só o Said e o PT combatiam as tais) tivessem ganhado as eleições, aquelas "COISAS" talvez existissem até os dias de hoje.

Cadê os Promotores: Cruz (Patrimônio Público) e Elecir (Meio Ambiente)????

Anônimo,  11:17  

Mais um bobão tentando culpar a administração anterior por desmando praticado na atual gestão. Só falta um futuro prefeito cometer o mesmo crime e culpar o silvio motosserra. Se está errado tem que corrigir; não com a tropo de choque, mas com a aplicação da lei. Mas não são só as igrejas evangelicas que fazem isso não.

Anônimo,  11:26  

Ué gostaria que algum outro leitor me reavivasse a memória, mas a Comunidade Evangélica não era a igreja conhecida e frequentada por um ex-secretário municipal da fazenda de Maringá, influente e conhecido por estar envolvido num famoso escândalo em nossa cidade??? E a igreja Molivi não é comandada pelo ex-vereador e também influente Pastor Nilton Tuller??????

Anônimo,  11:32  

Hipócritas, todos hipócritas... a ladainha diária das igrejas é a obediência incondicional das Leis de Deus (o que concordo, como Cristão) mas, não atendem as leis visíveis e claras de nosso ordenamento jurídico. Como podem pregar uma coisa e fazer outra? Pelas suas obras serão conhecidos... se dependerem dessas obras, estão condenados a nada pela eternidade...

A polícia é conivente e, isso também é crime pois eles (a polícia) tem o dever de agir sob pena de omissão...

Se alguém lá atrás deu autorização, está errado também... autorizações locais não podem contrapor a leis federais que é o caso das leis de trânsito, portanto, são autorizações de chefinhos imbecis que por aqui passaram e que, parece-me, trocaram por outros piores ainda que os anteriores...

Mas, não é assim somente defronte a igrejas não, isso acontece na av. paiçandú, defronte ao espetinho do zé, na riachuelo, defronte ao banze e o espetinho do zio, na paiçandú, defronte a igreja... sei lá o quê, quase no sinaleiro da laguna, na XV de novembro, em frente ao INSS, quando o casarão está lotado, enfim, a coisa é feia...

Fico imaginando (espero que das igrejas não) quando esse pessoal sai dos botecos, que situação alcoólica em que se encontram... se já cometem barbaridades sãos, sem bebidas (teoricamente) imaginem de porre...

Anônimo,  11:37  

Na Avenida Itororó é uma vergonha.

Já passou a hora de multarem esse povo!

Anônimo,  11:48  

Vendo as fotos eu bati com esta frase: "Deus é Fiel". Acho um absurdo. Deus não é fiel, nem infiel. Deus é Deus e está acima destes conceitos humanos simplistas e bobo. Porque o homem é infiel, estúpido e um monte de coisas ele procura dizer que Deus é diferente dele. Mas não precisa dizer. Se Deus fosse igual ao homem não existia porra nenhuma no universo. Afinal, o homem apenas destroi o que encontra pela frente.
Eu me espanto ainda mais porque quando era pequeno Fiel era nome que muitas pessoas dava aos cães.

Anônimo,  12:04  

Deveria Haver bom senso dos Senhores Pastores para corrigir essa falta grave de desconhecimento do Códido de Trânsito pelos
seus fiéis, e mais responsabilidade da Polícia em punir esses irresponsáveis,ou não punem porque só tem carro de patrão estacionado nesses locais?

Anônimo,  12:38  

Na avenida Mauá, próximo da rodoviária tbem tem uma igreja evangélica que está protegida pela prefeitura. Eles fecham a rua em alguns dias e nos outros colocam cones no meio da rua. Tbém colocam alguns homens no meio da rua que agem como se fossem guardas de trânsito, eu reclamei na setran e a moça que me atendeu me disse que eles não podem fazer nada porque recebem ordens de cima.

Anônimo,  12:52  

Antes eram PROTESTANTES, depois viraram CRENTES e agora são EVANGÉLICOS.
Como conheço vários protestantes, crentes e evangélicos que são pilantras e vários metidos em política só para tirar vantagem.
A demonstração de desrespeito as Leis de Trânsito é um importante sinal que também não respeitam as Leis de Deus.

Anônimo,  13:01  

Ainda faltou um lugar a ser citado.. //av. Herval// as quarta-feira quando tem a feira do produtor, qualquer hora vai acontecer uma tragégia ali. O transito neste local já é um caos todos os dias com os sinaleiros trava trânsito. (trava porque abre um fecha o seguinte ai o outro abre e por ai vai.. os ""bons motorista"" da cidade estressam.. atrevessa o sinal fechado por isso as mortes recordes)

Anônimo,  13:47  

A RCC significa Renovaçao Carismática CATÓLICA. Mas o que interessa saber aqui é se houve ou nao negligência do poder público e porquê? Parece me que a prática é frequênte entre todas as confissoes e seitas, fundamentalistas ou nao, e mesmo quando a concentraçao nao é religiosa, como ao redor do Willie Davids em dia de jogo.
Se, como mostram as fotos, os organizadores têm o cuidado de tentar disciplinar o trânsito, sinalizando abundantemente o local, no mínimo estao fazendo o trabalho da PM, sem ter competência.
Por outro lado, a PM parece estar se omitindo do seu mandato, principlamente se nao reagir de modo a evitar que leigos continuem fazendo o seu serviço.
No meu ponto de vista, os cones oficiais devem estar regulamentados e autenticados como propriedade da PM. Qualquer falsificaçao e utilizaçao em local público, deverá estar sujeita à multa pesada ao falsificador.
As entidades organizadoras de eventos que necessitem de serviço especial de segurança como unidade móvel de urgência, bombeiro e controle de tráfego deveriam solicitá-los com antecedência, sob pena de verem o evento embargado.
Estes serviços devem ser cobrados, ja que o evento nao faz parte do uso quotidiano do imóvel.

Anônimo,  14:36  

O que será que o Ronaldo Nezo acha disso ???
Com certeza ele não acha nada, né...

Anônimo,  14:57  

Eu também quero!!! Como diz Millor Fernandes: "Generalizando-se a corrupção, restabelece-se a justiça"

Anônimo,  18:34  

Deus proverá vagas para todos.

Anônimo,  20:02  

a PM não faz nada... não são de nada... liga pra eles pra ver se eles vem... não vem...
Estacionamento irregular, barulho na madrugada, racismo, briga de rua... podem esquecer da P.M.

Anônimo,  10:38  

acho que vc esqueceram que a competência não é da Pm e sim da prefeitura. hoje a pm atua apenas nos acidentes de trânsito. a prefeitura é sim responsavel pelo trânsito. a Policia tem muita coisa para fazer, como manter a criminalidade em nivel baixo, ou será que a prefeitura só quer o dinheiro das multas. acorda povo vamos cobrar de quem tem o dever de fiscalizar.

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima