10.12.07

O circo e a cidade

No próximo sábado será lançado em Curitiba o livro O Circo e a Cidade, do jornalista Luiz Andrioli, que conta a história da família Queirolo, dedicada inteiramente à vida circense. Lembro de Ricardo Queirolo, que interpretava o Picolino; primeiro, na Coroados, em Londrina, e depois no começo da TV Cultura, em Maringá. Na televisão, lembro dele mostrando o leite Cativa e como segurar o saquinho, que então inovava, substituindo o litro de vidro. Um dia vi o programa ao vivo, aqui, chutei um bola de capotão, fiz o gol e ganhei a redonda. Ele me abraçou.
O livro explica algo que eu não sabia. Ouvia minha avó, minha mãe e meu pai dizerem, de vez em quando: "Pula, violeta!". Vem a ser um dos bordões usados, desde 1942, nos espetáculos de circo pelo palhaço Chic-Chic (Otelo Queirolo), que entrava em cena com um cachorrinha de pano chamada Violeta e a quem ordenava: "Violeta, pula!".

1 pitacos:

Anônimo,  18:29  

Bacana. Taí algo que merece ser lembrado. Picolino, foi uma figura maravilhosa. Tinha, como o Carequinha, uma imensa capacidade de comunicação com as crianças. Brincadeiras saudáveis, eram a sua marca registrada. Família Queirolo merece a homenagem. Que saudade dos meus tempos de menino assistindo, na minha terra Natal, Sertanópolis e, depois, aqui em Maringá, o Picolino na TV Coroados.

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima