15.12.07

Le Corbusier, Niemeyer, Gubert

Free Image Hosting at allyoucanupload.com
A estação rodoviária de Maringá em construção; no destaque, a inspiração: o projeto do Palácio dos Soviets (URSS), de 1930, de Le Corbusier

Free Image Hosting at allyoucanupload.com
A Igreja de São Francisco de Assis, a Igreja da Pampulha, concluída por Oscar Nieyemer em 1945, inspirada também em Le Corbusier

Oscar Niemeyer comemora 100 anos hoje. É o arquiteto que gosta das curvas, como as das montanhas e as das mulheres, não do ângulo reto. Ele inspirou-se no francês Charles-Edouard Jeanneret, o Le Corbusier, por exemplo, para projetar a Igreja de São Francisco da Pampulha, em Belo Horizonte (MG). Da mesma forma, Gelson Gubert buscou nos dois a inspiração para desenhar a antiga rodoviária de Maringá, concluída no início da década de 60. Os arcos estão presentes nos três desenhos.
Mas, enquanto o Brasil comemora os 100 anos de uma arquitetura revolucionária, preservando e festejando no mundo inteiro seu trabalho, em Maringá o único exemplar arquitetônico que lembra Le Corbusier e Niemeyer será demolido, se depender da administração cidadã de Silvio II - um engenheiro.

9 pitacos:

Anônimo,  12:54  

Só porque a pornoviária tem um arco não vai me fazer o absurdo de comparar com Le Corbusier.

Absurdo. Uma ofensa à Niemeyer e Le Corbusier.

Chega de falar dessa porcaria sem NENHUM valor histórico. Só se for para o museu no crime e dos maus costumes.

Tem outros prédios em Maringá com real valor histórico. Gaste seu verbo com prédios merecedores de atenção.

Só para constar, não sou de nenhuma imobiliária e nem sou à favor do Silvio Motoserra. O que você fez pela canafístula foi louvável mas por essa pornoviária, reprovável.

Anônimo,  13:03  

Rigon, como sua comparação com a rodoviária e as obras de Le Corbusier é tão irresponsável, que tal você citar a presença dos "cinco pontos de Le Corbusier"?

Quem sabe achando pelo menos 2 você consiga (hehehaha) provar que pode ser considerada inspirada em Le Corbusier. Ah, sim, arco não conta.

Anônimo,  13:22  

Parabens pelo post. Me faz inveja.

Anônimo,  15:11  

Esse é um dos poucos assuntos que discordo do Rigon, esse trambolho tem que ir pro chão... eita coisa feia!

Anônimo,  00:06  

E le silvée segundee, le imbecilée, e seus cupinxés, derrubé le monumentée...

Qués que ce...

Anônimo,  11:44  

pede pro Guatossauto ler estética história da arte. burro só sabe planejar e não sabe nada de hitória da arquitetura, se Silvio II "o imperador", morasse em Roma já teria atentado contra o Coliseu, já imaginaram o famoso SEGUNDINHO derrubando o Coliseu com o GRATOSSAURO e Edson ScAROLA bufando ao seu lado, seria hilarico, mas em Maringá é vergonhoso, ISSO MESMO VERGONHOSO
NOGENTO....

Anônimo,  13:53  

Nunca ouvi falar que o Corbusier tinha 5 pontos, mas sei que a Rodo há muitos anos esta precisando de uma boa restauraçao, em muitos pontos.
Por outro lado, para administraçao publica atual nao tem restauraçao que de jeito. Bota fora!!!

Anônimo,  14:10  

É verdade, a forma do arco encimado pela casca curva, mesmo enegrecida pela falta de manutençao, se destaca da volumetria circundante. Nao se vê nada ao redor diferente do angulo reto, repetido à exaustao em todos os prédios. Se o Gubert nao tinha a genialidade do Niemeyer nem a de sua equipe de calculistas, pelo menos entendeu que o modernismo nao é só Mies Van der Rohe, ou Walter Gropius. Ele adotou a ousadia característica do modernismo nacional e criou uma estrutura portante em concreto absolutamente inovadora na cidade. Esta marquise de concreto armado com um vao de 25 metros é um exemplo insuperado na regiao, mesmo depois de 45 anos. Este exemplo é uma joia da arquitetura local, que deveria desafiar os novos arquitetos.

JC Cecilio 03:21  

Sou maringaense e neto de pioneiros, sempre fotografei a cidade, coleciono material de toda espécie sobre a cidade de Maringá e pretendo em breve publicar livro sobre a Cidade.

Moro em São Paulo há quase 20 anos, mas tenho minha familia ai em Maringá, vou sempre que posso e tenho visto coisas que realmente me envergonham, como está sendo tratada a cidade, muitos interesses "estranhos", gente ignorante com respeito a cultura, memória, educação e "novos ricos burros", que visam o lucro e especulação imobiliária, além da postura provinciana, gente querendo se aparecer, socialites "caipiras chick".

O povão sempre sofrido, cada dia mais sem opção de lazer, emprego, eventos acessíveis, flata de cuidado nos parques, praças, etc.

Tomei conhecimento em novembro sobre o estado atual e o futuro triste da Rodoviária Antiga, em pleno século da consciência de preservar a cultura, a memória, a harmonia de ambientes, estes politicos , juntamente com empresários sem escrúpulos, e arquitetos e engenheiros (o proprio Dom Barros II, engenheiro de castelinhos de arreia ou de "barro"??) resolveram por abaixo o que considero o segundo maior ícone do centro de Maringá, a Estação Rodoviária Municipal, perdendo em estilo apenas para a Catedral (considero isso como se perder o dedo polegar de minha mão).

O grande problema é que não há uma união forte capaz de mudar isso, pois deve haver um grande lobby para este empreendimento milionário, é óbvio!!!

Tentei entrar em contato com ONGs e profissionis da área, mas infelizmente os banabés aprovaram a "coisa", lamentável!!!

Por tudo isso, já estou documentando por fotos e filmes o capítulo final desta triste novela, fotográfos e videomakes, aproveitem, precisamos desta memória!!!

No mundo todo, veja Londrina, como exemplo, sempre à frente pois tem tradição desde sua fundação, a Rodiviaria virou um belo Museu de Arte Moderna, preservaram e restauraram.

A nova rodoviária foi projetada por Niemayer e Maringá recusou o projeto Ágora do mestre da arquitetura, e ganhamos aque espaço repleto de edificios-caixotes, sem estilo e sem critérios!

Onde está o Plano Diretor, onde está o bom senso?

Outra coisa que incomoda é o nome de políticos em tudo que fazem por ai, nome do Aeroporto deveria ser Compositor Joubert de Carvalho´!!!

Minhas sugestões são:

Maringá precisa de um PLANO DIRETOR, independente de governos partidários.
Deve-se pensar na cidade 100 anos na frente, o Metro já tem uma linha subterranea na zona urbana, deveria ser utilizada a via do tunel que hoje é utilizada pra carga - ligaria varias estaçoes, como Centro Civico, Terminal Rodoviário, Centro, Clubes, Shoppings e Aeroporto - a via já existe, nem haveria desapropriações em demasia. A Ferrovia de Cargas deslocaria para a periferia da cidade.

A Antiga Rodoviaria seria a Estação Cultura de Maringá, com museus, bibliotecas, teatro, cine-clube, centro de artesanatos, etc - aproveitando os comerciantes que hoje estão sofrendo com a interdição por falta de manutenção e restauração.

Obrigado pela atenção!

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima