5.12.07

Descargas atmosféricas

Free Image Hosting at allyoucanupload.com
Free Image Hosting at allyoucanupload.com
Free Image Hosting at allyoucanupload.com

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) afirma que o Brasil é o país onde ocorre a maior incidência de raios no mundo, seriam nada menos do que 70 milhões por ano. As descargas atmosféricas além de causar extensos danos materiais podem provocar a morte de pessoas; no Brasil são 100 pessoas mortas por ano. Um problema pode-se constatar em Maringá: os prédios públicos como escolas, postos de saúde que normalmente estão sempre cheio de pessoas deveriam oferecer proteção aos seus usuários em caso de tempestades com raios, o horário onde ocorrem a maior incidência destas descargas elétricas é 16 horas, mas apresentam deficiência neste item. A maioria deles não está adequada a oferecer este tipo de segurança, como podem ser visto nas imagens.
Existem muitos pára-raios radioativos, inclusive em escolas, tanto municipais como estaduais. Este tipo de equipamento teve seu uso proibido pelo Decreto Lei 33.132/93, pois é considerado ineficaz além do que tem em seu núcleo o componente radioativo amerício 241 e que pode durar até 458 anos; seu uso também é condenado pela Comissão Nacional de Energia Nuclear. Sua retirada deve ser feito por pessoas qualificadas e seu armazenamento monitorado pela CNEN.
Os outros dois modelos de pára-raios, o Pára-raios de Franklin e o Pára-raios Gaiola de Faraday que são os mais indicados, sendo o segundo deles de maior eficácia comprovada, estão instalados de forma irregular na maioria desses prédios públicos, pois os cabos foram furtados há muito tempo e não foram repostos deixando estes locais sem proteção adequada.

(Texto e fotos Mosca Branca)

1 pitacos:

Anônimo,  18:30  

Este capitulo pode ser chamado: Quando a desigualdade atrai raios.
Insistir apenas sobre a necessidade de educaçao sem mirar ao mesmo tempo na desigualdade social e na corrupçao, o desenvolvimento nacional ainda vai custar muitas tragédias, senao, o contrario, a falência da governância.
Nao basta apenas oferecer creches, postos de saude, escola basica e campos de esporte. Uma politica de conscientizaçao para a cidadania e distribuiçao de renda sao indispensaveis para que voltemos à acreditar na dignidade humana, no interesse do bem publico, na solidariedade.
Sem estes valores cristalizados na nossa ordem social, a governabilidade sera sempre fragil.

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima