9.11.07

Será que é difícil entender?

De leitor:

Defender o plano de saúde da Capsema é no mínimo irresponsável, uma vez todos sabem que o plano era insustentável. Por poucos reais cobria todo o tratamento do servidor e seus dependentes. Na prática, a Capsema bancava uma dívida (até enquanto tivesse caixa - depois a conta ficava com a Prefeitura) e o servidor ficava endividado, pagando meses a fio 10% do seu salário.
No novo plano o servidor não pagará os 3%, não terá co-participação além de R$ 1,50 por procedimento - antes pagava 25% das consultas, internações e cirurgias, e 50% dos exames.
As mudanças propostas são simples, diretas e objetivas, não trazem nenhum prejuízo ao servidor, ao contrário, apenas benefícios.
Importante: houve uma discussão muito democrática sobre a proposta.
Na íntegra.

20 pitacos:

Carlos Emar Mariucci Júnior 15:06  

Na verdade esta discussão bem democrática não existiu, pois a matéria foi votada em regime de urgência e muitos vereadores pediram por mais de uma vez por mais tempo para analisar a lei. A proposta do prefeito tem muitas falhas de informações deixando margem para problemas futuros bem maiores, como mais uma licitação suspeita.
Se esta democrática discussão tivesse sido feita como diz o nobre leitor, os servidores não estariam com todo o direito se manifestando contrários a proposta. É importante ver e ouvir aqueles que são os maiores interessados, aqueles a quem o novo sistema na teoria deve servir, e se eles estão brigando pela retomada da Capsema é porque no mínimo o prefeito fez pouco caso da opinião deles em uma tal "discussão muito democrática" impondo aos seus vereadores que aprovassem a sua vontade em urgência.

. 15:09  

Rigon,
Me Perguntaram hoje se um jornalista pode ou não postar palavrão em seu blog e se pode,em que situação...poderia nos dar sua opinião,achei interessante,mas sinceramente,como não sou jornalista fiquei na dúvida sendo que poucas vezes vi postarem palavrões...
forte abraço
Maurício

Anônimo,  15:23  

Não, não é difícil entender, desde que seja explicado, com paciência, a luz dos fatos, com o comprometimento e o consentimento das partes. É o mínimo que se pede numa administração pública, que é a tal da transparência exigida pela Constituição Federal.

Porque fazer tudo as pressas? No afogadilho? Sem tempo para o raciocínio lógico? O debate? As variantes, os prós e os contra? Isso é que deixa todos, eu disse todos, desconfiados.

Em direito, existe o princípio da ampla defesa, tem o do direito ao controverso, ou seja, esgotar as possibilidades e, chegar ao acordo ou sentença, às vezes a extinção sem julgamento do mérito, mas, tudo tem tempo, tempo para argumentação, tempo para contrapor posições antagônicas e até análises técnicas e econômicas por peritos das partes e do juiz, se for o caso.

Agora... para que a pressa? Porque não fizeram (a administração) isso antes da malfadada consulta ao Tribunal de contas? Afinal, o cara (prefeito) tudo sabe, tudo vê. Era o mais preparado e coisa e tal. Demonstrou exatamente o inverso do que se apresentava, incompetência total, dele e da equipe (parece que agora acertou alguns, que antes mudava todo dia). Isso gera o corre-corre e atropelamento, com isso, a desconfiança dos entes públicos.

Em uma câmara de vereadores séria, sem compromisso entre as partes (exec. e leg.) isso jamais ocorreria sem uma ampla conversa (que me perdoem os poucos bons).

Os servidores merecem meu respeito e admiração, mas, o que deixa a população indignada é a correria do Sr. prefeito. Parece que vai tirar a mãe da ... forca.

Miguel (economista)

Anônimo,  15:28  

Ow Maurício? Abriu os pitacos lá velho? Eu cheguei a postar alguns, anteriormente à sua ditadura dos pitacos, até porque lá é mais pra tirar sarro mesmo, hehehee...

Anônimo,  15:29  

OPINIÃO DE QUEM NÃO É SERVIDOR:
Acho que a desconfiança parte do pressuposto de que com o novo Plano está se enterrando, definitivamente, a parte de assistência médica do servidor, via Capsema. Na verdade não acaba a capsema, pois esta fica, não se sabe até quando aguenta, com a parte previdenciária, ou seja o pagamento das aposentadorias.
Não há garantias que o atendimento continue nos níveis atuais. As dúvidas levantandas pelos Vereadores de oposição foram justamente por não constar do projeto o quanto a Prefeitura pretende investir. Verbalmente e Prefeito teria dito que é algo em torno de R$ 5.400.000,00 por ano. Menos de os 11% atuais sobre a folha de pagamento ( 8% mais 3%).
O contrato do hospital será por apenas 1 ano. Coincidentemente o ano das eleições e há a questão da exigência de que seja credenciado pelo SUS.
Minha dúvida e da Vereador Marli, pelo que falou na sessão, é de que se pretendo jogar todos os atendimentos aos funcionários para o SUS, o que prejudicaria o restante da população, já que existem limitações. Neste caso estaria de cometendo uma ilegalidade, um crime na verdade,.
Outra coisa. Se não der certo ao final do ano, O Servidor já não terá a Capsema ( ´Saúde para se amparar).
Gostaria que o leitor que escreveu sobre a matéria, provavelmente alguém ligado à administração respondesse a estas questões:
Há garantias de que não se jogará para o SUS?
Não é uma proposta eleitoreira, visando conquistar os votos dos funcionários?
Por que o projeto não constou o quanto será investido? Por que não detalhou que tipo procedimentos será coberto?
Heverá interessados em assumir o risco, sem pensar no SUS?
Por que da exigência de que o Hospital seja credenciado pelo SUS?
O que mudou do com~eço do ano para agora? Por que antes o Prefeito achava que seria um privilégio o Plano e agora não?
Por que não houve uma discussão com o Sindicato da categoria? Audiências Públicas? Por que do Regime de urgência?
Completo: Não sou servidor, não tenho parentes servidores. Sou apenas um cidadão preocupado em entender com as coisas funcionam, já que boa parte dos servidores, muitas vezes, não têm a condições efetivas de avaliar o que está nas entrelinhas.

Anônimo,  15:37  

caro leitor, o que voce entende por discussão bem democrática?

Anônimo,  15:47  

Discussao Democratica=Discutir com os nossos financiadores de campanha quanto eles vao MAMAR e quanto eles vao MANDAR de volta para a gente/
Nos da nossa organizacao soh conversamos com as Zelites.

Ok, tivemos 3 vereadores (2 da nossa organizacao) que foram contra e os outros que sao base de apoio do OME porque nao se posicionaram segundo o alinhamento que o OME diz que tem que haver?

Se eh tao bom para os funcionarios porque nao discutir e mostrar claramente os beneficios?

Cervo™ $$$$$$$$$$$$$$$ Servo™

Anônimo,  16:27  

É por isso que nosso país não vai pra frente... Porque o povo não pára de reclamar.
"Sosseguem o facho".
Com a implantação do novo sistema vai ficar melhor pra todo mundo.
Chega de reclamar!
E esse povinho do sindicato já viu que não adianta. Enquanto estiverem reclamando sem argumentos a coisa não vai funcionar.
Eles deveriam estar agradecidos.
E a oposição, deve se conter.
Bando de invejosos!!!

Anônimo,  16:33  

Penso que é mais um golpe do Prefeito. Quando cortou a verba da Capsema alegou ilegalidade e hoje quer pagar além, ou seja, a prefeitura cobre quase todas as despesas.Hoje é legal? É COISA DE DOIDO. O mais interessante é que há uma bando de irresponsáveis defendendo o prefeito. O prefeito deve ser defendido pelos grandes empresários, aqueles que financiam a sua campanha, que, depois recebem beneficios etc. Esses CCs mais cedo au mais tarde receberam do prefeito o que merecem. Quero estar em Maringá pra ver.

Anônimo,  16:44  

esse leitor deve ser de outro planeta angelo barros!!!!!

Anônimo,  16:55  

O plano traz um erro de origem, que pode custar muito caro aos servidores municipais no futuro: a falta de uma porta de entrada para os procedimentos, ou seja,um órgão que possa fazer os encaminhamentos e evitar que o hospital contratado fique com o bolo da assistência médica do funcionalismo, sem que os maiores interessados disponham de um instrumento de controle dos serviços x repasses. Como será o comportamento desse prestador com os casos de alta complexidade? Os de baixa e média complexidade tudo bem, pode ser absorvidos pelo repasse mensal previamente acordado. Some-se a esta constatação, o fato concreto de que ao servidor não será dado o direito de escolher o médico , o hospital ou o laboratório da sua confiança, como ocorria com a Capsema, quando ela realmente funcionava.É por isso que um projeto desse não pode ser votado de afogadilho, sem dar tempo a que os servidores discutam os prós e os contras do plano. Vejam o exemplo do Estado: o governador Requião percebeu, enfim, que o SASS, criado no governo Lerner , precisa ser mudado, porque o servidor estadual tem ficado à mercê da sanha de lucro dos prestadores. Tanto que Requião já determinou um estudo para a recuperação do antigo IPE. O modelo proposto agora pelo prefeito de Maringá é inspirado no Sistema de Assistência à Saúde dos Servidos do Estado. É um sistema lernista,com inspiração neoliberal e, portanto, voltado para o lucro dos prestadores e não para a saúde e o bem estar do funcionalismo.
Messias Mendes

Anônimo,  18:31  
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo,  18:37  

O cara que faz uma afirmação dessa não é de Deus é do Diabo, ficar bons só se for para ele e para essa corriola de l., x

Anônimo,  18:44  

Aquela moça da Globo falou, ontem, que a Capsema estaria ilegal...
Como ter ilegalidade se um montante era descontado do funcionalismo... e agora (que é silvio... por enquanto...) não descontará nada... A prefeitura, ou seja, nós contribuintes, é que pagaremos as contas de mais de 21 mil pessoas (tomando como base os mais de 7 mil funcionários e seus familiares). E isso é legal????
Está me "cheirando" ou fedendo outras coisas...
Cadê o Ministério Público para questionar esse tal projeto milagroso?

Anônimo,  19:03  

Rigon pessa para esse anonimo me responder o que perguntei ontem noutro comentário, ai sim eu paro de criticar. A cada momento que os trabalhadores ficam sabendo que o Senhor prefeito vai presentar o servidor, é uma aprenção incrível, entre os mesmo. É possivel prever que virá uma bomba......uma bomba sim. Pois para mim enquanto o prefeito não disser, em lei, que esse plano preve atendimento em alta e média complexidade, ou sejá que o servidor terá direito a internação psiquiatrica, internação em UTI,internação oncologica( cancer) terapia renal (hemodialise),Cirurgias cardiacas, esse plano é para mim uma bomba. A lei do geito que está não preve esse tipo de atendimento. Esses são os tratamentos mais caros e o servidor terá que arcar com essas despesas no momento de sofrimento, fazendo com que o Trabalhador gaste muito mais, nos tratamentos do que se gasta hoje com a falecida CAPSENA. Outro fator que fiquei surpreendida, foi a lei prever que o governo municipal ficará com os bens da CAPSEMA, ele se esquece que esses bens são do fundo de pensão e não do plano de saúde, comprado com dinheiro do servidor.Por favor caro... exclareça pra mim essas dúvidas,tem coragem de garantir tudo que peço ai prefeito garantir, assim concordo que o senhor prefeito está sendo justo....Caso contrário continuo perguntando.. como pode os senhores vereadores aprovarem uma lei como essa????? E olhem que tem vereador que é nomeado servidor público. Outra grande surpresa para mim é a paradeira da atual diretoria do SISMMAR, esse era o momento que deveria ter tido uma grande mobilização da categoria e não ouve.

Anônimo,  20:44  

Opositores, morram de inveja e dor de cotovelo, pois,

"Com a força do povo, É SILVIO DE NOVO"!

Anônimo,  22:20  

Para tudo! Acho que esse cara não tá falando de Maringá.

Anônimo,  17:41  

Rigon,
Por favor, abra um novo post, sobre o assunto " Será que é difícil entender?
Continuam sem respostas algumas dúvidas levantandas pelo anônimo das 15:29 de ontem:
Por que o hospital precisa ser credenciado pelo SUS? Haveria intenção de jogar a conta dos atendimentos para o SUS? Se afirmativa, isto não é crime? Não prejudicaria ainda mais a população?
Hoje no Diário o Ulisses disse que alguns vereadores de oposição estariam tentando explorar eleitoralmente o fato. Não seria o mesmo caso a criação do novo modelo>? Não seria para ganhar o funcionalismo?
Já que não houve maiores discussões do assunto com o funcionalismo. Vamos fazê-la via blog.
Ou serão que ninguém da Prefeitura tem condições de responder essas questões? Ulisses Maia? Diniz Neto? Gilton? O próprio Prefeito?
Ou será que ninguém está acessando mais o blog?

Anônimo,  09:56  

Contuo esperando as respostas:
Porque o SUS? É proposta eleitoreira?
E pior é que não vejo outros fazerem coro. Só ouvi a Vereadora Marli falar alguma coisa.
Será que só eu estranhei o fato da exigência do SUS?
Por que será que nenhum Vereador e ninguém da Prefeitura se manifestou sobre o assuno?

Anônimo,  21:49  

Não merecemos ler um comentário infeliz destes !!!

O cara não sabe de nada e fica dando pitacos na vida dos outros...

vai se informar primeiro !!!

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima