7.11.07

Memória Paraná

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

A foto acima mostra a avenida São Paulo na década de 70, quando ainda havia o Viaduto do Café (eu já cheguei a ficar com meu Golzinho preto enguiçado ali, coberto de água, que se acumulava quando chovia). Esta é uma das fotos que recuperei pelo Instituto Cultural Memória Paraná, que começa a funcionar este mês. O ICMP tem um blog, onde coloquei as primeiras fotografias históricas de Maringá, montando um museu virtual; ao longo dos próximos dias disponibilizarei outros materiais.
Clique na foto acima; abrirá uma outra janela; clique em "view original size" e ela abrirá em tamanho especial para impressão.
Quem tiver material, principalmente fotos antigas, pode entrar em contato. O ICMP digitalizará e as devolverá em seguida. A idéia é de disponibilizar na internet e em exposições (como a atual, no Museu da Bacia do Paraná), permitindo que o público tenha acesso à história de Maringá de forma mais fácil.

11 pitacos:

Fábio Dias 00:46  

Rigon, você fez eu voltar uns 17, 18 anos, quando atravessava o viaduto para ir ao centro e às festas (matinê da Kalahari). Quantas vezes voltei a pé por ali; quantas trapalhadas e bebedeiras juvenis... Bons tempos e muitas saudades.

Tenho algumas fotos antigas da Joubert de Carvalho, em resolução alta, feitas pelo Anibal Verri. Se quiser, avise!

Abraço!

Fábio Dias

Anônimo,  00:53  

Excelente trabalho, tio fusquinha.

Mas, eu não sou tão velho a ponto de lembrar nada destas fotos (e nem era nascido).

Você não teria algumas fotos do fim da década de 1970 e início da década de 1980? É, são coloridas, perdem o ar histórico, mas é só tirar a saturação ou aplicar um filtro sépia.

Mas como tem prédio velho em Maringá. Aquele da Getúlio Vargas já fazia fusquinha da Skol desde 1967.

Anônimo,  08:20  

Ângelo, parabéns pelo natalício.
Passei muito pelo viaduto indo para o Gastão na década de 70. Para mim esta foto não é dos anos 70. Provavelmente dos anos 60, quiça dos 50.
Abraço
Agnaldo

Anônimo,  08:40  

Excelente, grande iniciativa, parabéns

Anônimo,  10:49  

Passei muito por ali quando estudava no Gastão e pegava buzão em frente ao shopping.

Rigon, como fazer para enviar fotos?

Editor 11:50  

No cabeçalho do blog tem os telefones e o email: angelorigon@gmail.com

Valter T. Dubiela 13:50  

Parabens! Muito boas. A maior parte nunca tinha visto. Voce antecipa algo que o Museu da Bacia do Parana deveria ter feito ha muito tempo.
Considero aquela da cruz no topo da Catedral como a melhor. Nao sei como puderam faze-la pois os zooms nao eram tao possantes como hoje e acho que nao havia nenhum andaime paralelo ao lado.
Como faço para citar os créditos da fotos? Sera que o fato de ter retocado transfere os creditos para você? Também gostaria de precisar o ano.

Editor 14:44  

Valter, o maior problema é a exatidão dos dados. No caso desta da catedral, o crédito com certeza é do Foto Maringá/Kenji Ueta, tirada em 10 de maio de 1972.

Anônimo,  21:14  

Eu era feliz e não sabia, melhor era o trem passando por cima do que por baixo, jogava bola em plena avenida Brasil, Roberto Carlos tem uma musica que diz sobre meu pequeno cajueiro, doce terra onde nasci, se puder disponibilize através do site

Editor 22:01  

"Meu pequeno cachoeiro".

Anônimo,  22:07  

O nome correto é esse mesmo, meu pequeno cachoeiro, acabei de ouvir, gravada por Roberto Carlos no ano de 1970. Um dos trechos diz assim, "recordo a casa onde morava, a minha escola a minha rua, meus primeiros madrugais, coisas que não voltam mais..."

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima