As ruas tomadas
Fotos de uma campanha publicitária de 2001 da cidade alemã de Muenster, mostrando o espaço ocupado pelo mesmo grupo de pessoas se elas decidirem ir de carro, ônibus e bicicleta. É só pra imaginar como vai ficar minha cidade se Maringá continuar com o número de automóveis crescendo do jeito que está - em relação ao ano passado, estimados mil carros a mais todos os meses nas ruas.
"Estamos à beira do caos", me disse uma autoridade da área, na semana passada.
PS - Em maio deste ano Maringá tinha uma frota cadastrada de 176.107 veículos automotores. Cinco meses depois, em outubro, a frota já era de 182.184 veículos - uma média de 1.215 novos carros por mês!
4 pitacos:
Bem observado Rigon.
Vamos melhorar isso?
Sugiro que o senhor mantenha seu carro em casa e comece a andar a pé, de bike ou de busão.
O que acha da idéia?
Hahahahaha! ! !
Abraço amigo se cuide.
Essa ´autoridade da área´ mencionada no post deve ser uma daquelas muitas que nada fazem em vista do caos, porque há muitas coisas no trânsito de Maringá que estão erradas e continuam erradas, aparentemente, por falta de vontade do poder público. Uma delas é o próprio monopólio de transporte público (público? ao preço que está?). Aqui em Maringá é mais fácil ir andando a pé, para alguns lugares e em determinados horários/dias, que aguardar o TCCC. O novo centro ficou com quadras minúsculas, o que fez surgirem acúmulos em vários momentos. Ninguém pensou nisso antes de tocar o projeto pra frente? Etc, etc.
Na verdade falta um planejamento sério nesta cidade. As coisas caminham segundo os interesses politicos de cada gestao. Um candidato desmancha o que o outro começou, seja vendendo o patrimonio à interesse privados, seja desativando iniciativas e projetos disciplinadores.
Um projeto de sistema viario integrado aos diferentes usos urbanos, com um sistema de transporte coletivo bem estruturado, multimodal, que discipline os diferentes fluxos ( onibus, caminhoes, motos, taxis, bicicletas, à pé,) buscando outras alternativas de transporte coletivo que sejam atraentes aos usuários, oferecendo maior número de veículos nos horários de rush, limitando o acesso de carros no centro da cidade (isto se faz com reduçao das áreas de estacionamento e aumento do preço da hora de parquimetro), priorizando, facilitando e estimulando a circulaçao ativa (à pé, em patins, em bicicleta, com carrinho, etc).
O planejamento local deveria equacionar todas estas variáveis, com um projeto de sociedade mais igualitario e sustentável. Infelizmente a lógica deste governo é neo-liberal e suicida. Em tráfego urbano, é impossível falar em desenvolvimento sem controle dos interesses privados, mesmo em cidades que aboliram as politicas de planejamento urbano da sua agenda.
e com estes "entendidos" de trânsito que a prefeitura daqui tem, estamos fritos e ralados...
é um sinaleiro em cima do outro,
e não são sequênciais, daí
a baderna só aumenta....
é um caos...
na av. herval, para ir da av. tiradentes até a av. colombo, demora-se no mínimo 30 minutos...
é uma aberração...
alô Prefeito, já passou da hora de contratar engenheiros que entendam de tráfego intenso...
o tempo dos engenheiros para bicicletas e carrinhos a cavalos, acabou......
rua para esses incompetentes lotados aí no paço ou tropeço municipal.............
acorda Prefeito...tua cabeça vai rolar...acorda...mas acorda rápido!!!!
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Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.