Universidade deve alterar horário de aluno adventista
A 3ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região determinou nesta semana, por unanimidade, que a Universidade Tuiuti do Paraná, de Curitiba, deverá permitir ao aluno Carlito Dutra de Oliveira, que é adventista, a freqüencia durante o dia de disciplinas oferecidas nas sextas-feiras à noite no curso de Direito Noturno. Em caso de colisão de horários, a instituição deverá abonar as faltas do estudante. Após a UTP ter negado a alteração de turno ou o abono das faltas, Oliveira ingressou com um mandado de segurança na Justiça Federal da capital paranaense. Como a sentença também negou o pedido, o universitário recorreu ao TRF. Ele é seguidor da Igreja Adventista, que tem como dia sagrado o “sábado natural” (período que vai do pôr-do-sol de sexta-feira até o pôr-do-sol de sábado). Para o aluno, o direito de estudar à noite não pode levá-lo a desrespeitar o seu credo religioso.
Leia mais.
13 pitacos:
A vereadora Marli Martim, mais conhecida como Maria Processo, entrou na justiça certa vez contra a UEM por esse mesmo problema e ganhou a causa. Na época eu trabalhava no Depto Jurídico da UEM e avisei o então Reitor que a autora tinha razão na caussa.
Portanto sua notícia tá atrasada em mais ou menos uns 10 anos.
Acho q o TRF esta certo. Deve-se abonar as faltas do aluno q por credo, religião ou afim não puder comparecer a aula.
Porém não pode gerar transtorno aos outros alunos, devendo este aluno se virar pra correr atras da matéria perdida e das provas.
Atenção: O Rigon escreveu sobre decisão da 3ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região determinou nesta semana, por unanimidade, que a Universidade Tuiuti do Paraná, de Curitiba, atenda o pleito de um aluno adventista.
Ele noticia um fato ocorrido nesta semana, não estando, portanto, atrasada em mais ou menos 10 anos como afirma o anônimo e desatencioso das 13:04.
Ivan
Assunto delicado. Já presencie discussões entre alunos e professores por esta causa. Não sei direito oque pensar, cada instituição tem suas regras, agora fica a dúvida da legalidade, porque o aluno entrou sabendo das regras da faculdade.
A Tuiuti é uma instituição grande, mas e se fosse uma faculdade pequena que não pudesse efetuar remanejamento? e se fosse uma aula exclusiva da sexta feira ou de sábado?
Situação complicada não só para faculdades, mas também futuros empregadores do rapaz, imagine a confusão com empresas que trabalham no sábado? Uma empresa aceitaria simplismente o funcionário falar que não aceita trabalhar no sábado ou sexta a noite? Isso não seria um fator decisivo de eliminação em entrevistas? Isso pode futuramente comprometer a própria carreira do profissional.
Assunto polêmico que envolve minorias e seus direitos, mas é uma situação muito delicada.
Simples, eliminamos a sexta, o sabado e o domingo como dias uteis. Praque trabalhar tanto. O mundo vai acabar mesmo.
Apoiada a proposta das 15:55.
15:55 Para Presidente 2010!!!
Tenha a santa paciência. Daqui a pouco vai aparecer adventista pedindo liminar ao Juiz porque o restaurante universitário da UEM tá servindo carne de porco no bandejão. Valei-me meu São Sarapião. Depois de um dia corrido de serviço aqui em Goiânia eu entro numa lan-house pra visitar meus amigos blogueiros de Maringá e do resto do mundo, e vejo destas? "Socorro! Párem este ônibus que eu quero descer..."
Isso, isso, e já, na sexta, resolvemos os problemas dos muçulmanos, no sábado o dos adventistas e judeus e no domingo os católicos e evangélicos em geral... mole mole. Viva 1555.... Vem cá... tem algum na segunda? Porque segunda é pra f... digo, pra acabar né não? ...
Mas, brincadeiras a parte, a CF garante e protege a liberdade de crença religiosa e, no mais, o rapaz nada mais pediu que pudesse fazer ou assistir as aulas da noite na turma de dia... precisa de tanta palhaçada para isso? ... E também que, se as aulas não coincidirem, pediu simplesmente o abono das faltas, onde, por lógica, entendo que ele realmente vai pegar a matéria e estudar com os outros alunos em outro horário...
Gostaria de lembrar que além dos Adventistas do Sétimo Dia existem outras denominações religiosas que também guardam o sábado como Dia Santo, como é o caso dos Batistas do Sétimo Dia e o Judeus.
Os guardadores do sábado não são minoria, e os estudantes desses credos não devem ser privados de estudar pelo fato das universidades não ofecerem aulas, ou avaliações alternativas.
Esses estudantes não querem esquivar-se atrás da fé que professam. Apenas querem um horário alternativo em que possam estudar e serem ÚTEIS NA SOCIEDADE EM QUE VIVEM.
PRO FAVOR! acordem universidades maringaenses. Ofereçam cursos de pós-graduação em outros dias da semana além da sexta-feira. Quantos que guardam o sábado e gostariam de cursar uma pós-graduação, mas são privados por causa do dia em que são realizadas as aulas. Isso é muito vergonhoso, porque as mesmas universidades que se dizem respeitar o conhecimento e a pluralidade, acabam fazendo o contrário ao realizar os cursos de pós-graduação somente nas sextas e sábados.
Até quando a Santa Inquisição continuará privando o conhecimento àqueles que professam fé contrária a doutrina tradicionalista por ela ensinada??
esses palhaços,
não leem a bíblia,
e ficam enchendo o saco
dos que leem...
sábado já era...
Jesus aboliu esta porcaria,
pois nunca os judeus do velho testamento,
conseguiram guardá-lo direito....
então,
para não mandar todos para o meio do olho do inferno,
bondosamente,
Jesus Cristo,
aboliu a obrigação,
de se guardar um dia para a santificação total...
hipócritas,
grandes hipócritas,
querem ser mais santos,
do que o santo dos santos,
o Senhor Jesus Cristo....
Jesus Cristo
disse assim,
no evangelho de
João - cap. 7 -vers.19......
.."não vos deu Moisés a Lei?
(=os 10 mandamentos, e um deles é guardar os sábados)?
E nenhum de vós observa a lei.
(=não guardavam o sábado como deviam).
Por que procurais matar-me?
(=os religiosos da época, queriam matar Jesus, porque ela curava doentes, inclusive aos sábados)"...
...................................
hipócritas !
hipócritas !
não queiram ser mais santos do que Jesus Cristo foi !!
não precisa,
e não leva a lugar nenhum...
acordem, hipócritas !!!!!!!!!!!!!
!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
A Biblia diz que Jesus não veio para revogar( abolir) a lei e sim para cumprir tudo o que nela está escrito, como de fato cumpriu guardando o sábado para servir de exemplo para todos nós.Todos temos o direito a liberdade religiosa a menos que a Grande inquisição ainda esteja atuando com outro nome e privando os cidadões do direito de servir a Deus da maneira correta como ele mesmo pediu.
" Se me amais guardareis os meus mandamentos"
João 14: 15
" Não penseis que vim revogar a lei ou aos profetas, não vim para revogar vim para cumprir".
Mateus5:17
Postar um comentário
Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.