23.10.07

Mais um mito urbano

As raízes das árvores destroem a rede de abastecimento de água? É mais um mito urbano. Aqui.

6 pitacos:

Anônimo,  10:28  

O Jorge caminha rapidamente para o terrorismo ecológico, onde, como em todo terrorismo, os fins justificam as meios. Árvores de raizes aéreas, como figueiras, flamboyants, seringueiras, etc, se elastram próximas a superfície da terra e/ou em pequenas profundidades, à procura de água. Seu crescimento destrói o que estiver pela frente, calçadas, asfalto, muros e tubulações. Esta constatação é pública, notória e visual. Arvores com raizes em forma de pinhão, crescem para baixo, procurando água em lençois freáticos e por isso são mais adequadas à arborização urbano, como ipês, por exemplo. Assim sendo, o video é fajuto e prega uma mentira.

Anônimo,  12:58  

certamente as raízes se movimentam na procura de algum vazamento de água da rede de abastecimento ou de um vazamento de efluente da rede de esgoto...

Anônimo,  13:23  

terrorismo é culpar as árvores de todos os males do planeta

Anônimo,  13:25  

fajuto creio que é aquele que afirma que são as árvores as responsáveis dos problemas de vazamento da rede de água...

Anônimo,  19:35  

Essa pergunta é boa Rigon.... acho que a SANEPAR tem condições ideais para responder assim como a COPEL avaliar suas podas drásticas nas árvores em Maringá.... A COPEL tá mandando ver heim.....
Cade o Instituto da Árvore, não vai aparecer não....

Anônimo,  18:47  

É preciso um pouco mais de rigor cientifico na avaliaçao. Nao sei se a experiência do entrevistado é suficiente para generalizar.
Depenedendo da espécie, como por exemplo os ficus, desenvolvem raizes superficiais,que acabam destruindo quando calçamento fraco e comprimindo tubulaçoes, principalmente se estiverem proximas à sua área de enraizamento.
Árvores com sistema radicular vertical também têm enraizamento lateral, mas em menor quantidade que os ficus. Porém, se o solo é muito compactado o enraizamanto lateral pode se desenvolver mais proximo da superfície e encurtar o enraizamento vertical. Esta estratégia visa nao apenas a nutriçao da árvore mas a sua estabilidade. Cortar as raízes superficiais significa aumentar o risco de queda prematura.
(Veja O jardim de Granito de Anne Spirn)

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima