21.9.07

O que eles fariam?

Elias Brandão comenta que se depara com a PM realizando blitze em Maringá e algumas delas com a participação dos agentes de trânsito municipais. "Na tarde de hoje não foi diferente na avenida Colombo. Os policiais estavam armados e de coletes. Os agentes desarmados e sem coletes.
Fico a imaginar um eventual conflito armado. O que os agentes sem coletes fariam?".
Leia mais.

22 pitacos:

Anônimo,  03:12  

Querido Elias, não deve haver "conflitos" nesse tipo de ação, apenas sangue frio e competência de servidores preparados para orientar a população.

Sei que não quiz diser isso, mas alguns podem entender que a polícia tem que atirar. Menos é mais... Menos tiros é a certeza de uma polícia eficiente e bem treinada.

Um abraço sou sua fã.

MN

Anônimo,  08:11  

Amiga, o pobrema não é dar tiro. É levar tiro. Ou será que o colete é para melhorar a mira do atirador? Alowwwww?????

Anônimo,  08:46  

O Elias está claramente sugerindo que os agentes usem armas como a Polícia. Tá louco.
Isto é coisa de um agente desequilibrado que ligou pra ele.
Imagine este mesmo agente truculento usando uma pistola na cinta.
Elias, desta vez vc pisou feio na bola, não vá pela cabeça dos outos, use a sua que é muito boa.

Anônimo,  08:53  

Concordo com você, sou a favor das blitz, mas que falta responsabilidade por parte da PMM e da Policia militar isso falta. Imagine, logo na colombo onde passa veículos de todo o Brasil,Colocar agentes sem proteção é muita bobeira.

Anônimo,  08:54  

A maior arma desses agentes é o talão de multa que eles carregão junto a cintura pior que uma .40

Anônimo,  08:55  

Olha, os agentes estão em luta pelo recebimento de gratificação de atividade especial devido ao risco existente na função e eu concordo.

O prefeito diz que vai pagar a gratificação em 2009, caso venha ser eleito.

Por que o Elias aborda esta questão? Tem um parente dele que é agente.

Tá explicado?

Anônimo,  08:58  

Independente de armas ou não parabéns a PM que flarou e apreendeu vários motoristas e motoqueiros principalmente em excesso de velocidade. Isso deveria ser feito todos os dias.

Anônimo,  09:15  

Ao anônimo das 08:55 acho que a questão não é essa, ou será que a partir do momento que tiverem esse beneficio eles podem ser alvo de tudo? É assim que pensa o Prefeito?

Anônimo,  09:18  

Esses agentes estão ferrados promessa do Silvio Barros, nunca vão receber esse dinheiro, podem procurar outro candidato.

Anônimo,  09:23  

É complicado mas como esse blog anunciou dias atrás, um agente de trânsito teve que mandar prender um empresário por desacato.
Imagina então se por uma infelicidade eles abordar criminosos que por exemplo acabaram de fazer um assalto? Não tem como advinhar. Ninguém defende que os agentes devem usar armas mas um colete a prova de balas é essencial já que nunca se sabe quem será abordado. Pode ser um cidadão de bem ou um bandido ou um desequilibrado que levou uma multa.

Anônimo,  09:38  

Aqui na província é assim mesmo.
Desde quando passaram o controle do trânsito para o município só querem o filé. Até hoje o município não fez sua parte mais importante como adquirir guincho e um pátio para os veículos adquiridos e a infra-estrutura é precária. Quando acontece um acidente com vítima o máximo que podem fazer é preservar o local até a chegada da PM, já que seu Boletim de acidentes não bale nada.

Elias Canuto Brandão 09:58  

Interessante as posições nos comentários.
Vale lembrar que sou contra as armas e contra sua utilização. A matéria postada em meu blog teve por objetivos:
PRIMEIRO – discutir A NECESSIDADE DE UTILIZAÇÃO DE COLETE pelos Agentes, considerando o tipo de ação que eventualmente participam, a exemplo de OPERAÇÕES POLICIAIS. Na prática, os Agentes nem deveriam participar de operações policiais, pois não são preparados para tais ações. São AGENTES DE TRÂNSITO e não Agentes de Operações;
SEGUNDO - Nas Operações os policiais vão super protegidos porque a experiência tem provado que durante as mesmas várias situações podem ocorrer. Está aí a contradição: eles protegidos e preparados os Agentes expostos e despreparados para EVENTUAIS situações;
TERCEIRO – Sou contra o USO DE ARMA pelos agentes e por qualquer outra pessoa que não seja preparado para tal;
QUARTO – A questão do COLETE é séria visto que já ocorreram mortes de agentes de trânsito em outras cidades por estarem sem colete a prova de bala. Pelo que sei, nem participavam de blitz com a PM. Estavam em serviço de rotina;
QUINTO – Se o governo municipal de Maringá pode evitar EVENTUAIS SITUAÇÕES, porque esperar o pior acontecer?
Lembramos que os Agentes ficam expostos a todos e ao pararem um condutor explosivo que possa reagir, estará o problema criado. A necessidade do COLETE ultrapassa as blitz’s da PM. É uma segurança pessoal e não o vislumbrar de um “tiro” que é uma entre tantas possibilidades. Vejo o COLETE como uma segurança a mais para o Agente e penso que deva ser uma ferramenta de trabalho dos Agentes, como o capacete é para o motoqueiro e o pedreiro, e o serrote é para o carpinteiro.
COLETE - Sim.
ARMA - Não.
AGENTES DE TRÂNSITO - "Tudo bem".
AGENTES DE OPERAÇÕES DA PM - Não.
AGENTES EDUCATIVOS - Sim
AGENTES DE MULTAS - Não.

Anônimo,  10:17  

CLAP! CLAP! CLAP! CLAP!CLAP!CLAP!CLAP!CLAP!CLAP!CLAP!CLAP!CLAP!CLAP!CLAP!CLAP!CLAP!CLAP!CLAP!CLAP!

É ISSO AE ELIAS

Anônimo,  10:28  

E TODA ESTA DISCUSSÃO SOMENTE POR CAUSA DE UM CAMARADA DA SETRAN. PODE TER CERTEZA QUE ESTA NÃO É A ÚLTIMA DELE. A MILITÂNCIA ESTÁ APENAS COMEÇANDO.

Anônimo,  11:32  

Seria o mesmo problema dos agentes da Receita Estadual e Federal. Geralmente, ou nunca vi ao menos, eles não usam nada para defesa e param caminhões, peruas ou outros utilitários. A possibilidade de enfrentarem uma gangue de caminhão traficantes é óbvia. Claro que sempre a PM ou a PF está ajudando, dando a devida cobertura, mas, e se o pau torar? Teríamos então o mesmo tratamento tanto para um quanto para outro? ... Vale o registro, a vida em primeiro plano...

Anônimo,  11:57  

Elias tem razão vem aumentando o número de agressões a agentes de trânsito e o risco de morte esta cada vez maior.
É melhor prevenir do que remediar

Anônimo,  12:59  

Mentiroso este Elias.
Ele recebeu um telefonema do único agente descontente (parente dele), além de agente de trânsito ele é agente do Jão Apartamentinho Ivo.
Toda esta discussão é política, e é bobo quem acredita "neles".

Anônimo,  13:04  

Uma coisa é certa, depois que os agentes de transito começaram a cuidar do transito maringaense, acabou a corrupçao de tomar dinheiro dos motoristas,eles merecem a nossa gratidao, por terem acabado com aquela forma nojenta de extorçao aos motoristas

Anônimo,  13:55  

os agentes simplismente sairiam fora da linha de tiros, ja q estão desarmados e sem coletee, como qlqer popular que estivesse passano ali no momento, mas claro que a riscos né.

Anônimo,  23:07  

Os Agentes de Trânsito de Maringá parecem um maracujá de gaveta: todos amarelos, redondos,inrugados; mas por dentro são umas frutinhas........kkkkkkkk...Mas merecem coletes sim, a coisa no trãnsito ta feia mesmo!!!!
A criminalidade ta nas ruas.

Anônimo,  11:45  

Nada a ver usar colete aqui em Curitiba que ja a varios anos existe agentes de transito.
Eles fazem britz em bairros perigosos e numca precisaram de colete e armas.
Essa ideia em maringa esta parecendo coisa de politicos.

Anônimo,  14:53  

Caro Rigon.
Assumimos a Setran em fevereiro de 2007.
Uma das primeiras ações foi autorizar, a pedido do corpo de agentes, uma licitação para aquisição de coletes balísticos.
A licitação já foi realizada, os coletes já foram adquiridos, porém, para sua liberação há necessidade que os mesmos passem por aprovação no Ministério da Defesa, onde estão neste momento.
Assim que o exécito liberar os coletes, os agentes já estarão usufruindo de mais esta conquista.
Talvez a impaciência de um ou outro agente tenha causado tanta repercussão para um assunto que já está encaminhado, simplesmente aguardando uma liberação que não depende da Setran.
Para quem tiver dúvidas sobre esta compra, entre em contato com o Agente Claudiomar 3221-8500
Walter Guerlles.
Secretário dos Transportes.

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima