20.9.07

Mau exemplo gritante

Da coluna Francês Press:

O prefeito tem razão
Silvio Barros é radical contra as pessoas que não cuidam da própria saúde e acabam sobrecarregando o sistema público. Vi exemplo gritante anteontem, na porta de um Posto de Saúde. Uma mulher de cerca de 40 anos, com pelo menos uns 30 quilos de sobrepeso, fumava e conversava alto, conversando com amiga enquanto esperava consulta. Falava, revoltada, que geralmente não toma os medicamentos que recebe. Também que não larga o cigarro, nem a “cervejinha”: “Eu faço o que quero e o que gosto. Os médicos não estão para proibir! Eles têm
é que curar”.
Coluna completa.

6 pitacos:

Anônimo,  22:40  

Mas Silvinho, assim nao da!!!

Voce esta sendo um peso muito dificil de carregar. As Zelites vao ter que optar por outro, voce soh fala besteira!!!
Voce deixa a educacao do municipio na maior dagra e ainda quer que a populacao "entenda" nocoes basicas de saude. Nocoes basicas de saude se aprendem na escola, Silvinho, ninguem da nossa organizacao falou isto para voce? Soh melhorando o ensino, ou pelo menos fazendo de conta que melhora, como o OME faz aparecem resultados, ou criando uma bolsa familia municipal. Porque voce nao pensa nisto?

Cervo™ $$$$$$$$$$$ Servo™

Anônimo,  23:10  

Esse tipo de pessoa não serve como sustentação da tese do prefeito. Pelo descrito, deve até sofrer de problemas psiquiátricos. A maioria da população não se cuida por falta de informação e educação. Não há prevenção. Também existe o problema cultural, o imediatismo, a valorização de bens materiais em detrimento dos espirituais. São poucos países, a maioria na Europa, que possuem uma população consciente de seu próprio papel na preservação de sua saúde. No Brasil o sistema de saúde é um engodo. Constitui-se de postos de saúde com poucos programas de prevenção, com profissionais muitas vezes desatualizados, mal pagos, sobrecarregados e desestimulados, com equipamentos sucateados, sem medicamentos ou com medicamentos de péssima qualidade e eficácia duvidosa, sem um sistema de informatização, etc. O pior é que não se vê qualquer ação concreta e de comprovada eficácia para reverter a situação. A falácia do prefeito é com o intuito de se desvencilhar da sua responsabilidade em plantar uma semente que cresça e venha dar frutos sadios. A Saúde em Maringá já foi muito melhor. Hoje possui um programa Saúde da Família todo cheio de remendos e deficitário em número de funcionários, as especialidades básicas (Pediatria, Clínica Médica e Ginecologia) a cada dia que passa perdem mais profissionais, as especialidades secundárias (Oftalmologia, Ortopedia, Cardiologia, Gastroenterologia, etc) não cobrem a demanda, para algumas especialidades há espera de anos (Dermatologia, Otorrinolaringologia) ou nem há especialista atendendo. Isso pra citar só as consultas, se formos falar dos que estão aguardando cirurgias a coisa piora em muito. O que dizer de um prefeito que com todos esses problemas, com uma dengue rondando nossas cabeças, com a violência crescendo, se preocupa em aumentar a verba para propaganda e diminui a verba para merenda? O que dizer de alguns vereadores que se comportam como bem-mandados?

Anônimo,  01:33  

O que acho realmente "brilhantes" são os comentários que se ouve acerca dos programas do Governo Federal. O Programa Saúde da Família é exemplar em seu projeto. Infelizmente não o é cumprido nem de longe. Além de faltar muitos médicos para completarem as equipes, em Maringá, em muitas unidades, os chefes das equipes não são os médicos. Muitas vezes estes "chefes" sequer conseguem organizar agenda mínima de trabalho. Além de que paga-se muito pouco, visto que cidades do interior como São Mateus do Sul, por exemplo chegam a pagar o dobro do que se paga aqui. Acharia engraçado, se não fosse trágico, ouvir pessoas dizendo: "-Mas os médicos querem ganhar muito!". Enquanto isso, ficamos sem médicos para atender. Àqueles que pensam assim, lembrem-se disso quando procurarem o serviço de saúde pública.

Anônimo,  05:18  

O que o jornalista deveria fazer é dar uma passadinha na prefeitura e descer ate o sub solo para ver como se fuma bastante, em lugar fechado como aquele, nao precisa ir tao longe, bem pertinho teremos exemplos.

Anônimo,  09:28  

Rigon toda vez que vc coloca algo desse Francês eu fico fulo. Nunca vi um cara tão puxa-saco dos barros como ele.
Ignore esse cara pelo amor de Deus. Para falar o que ele fala, só pode ter problema mental.

Anônimo,  23:17  

A saúde não funciona porque os Médicos pensam que sâo Deus, deveria abrir mais faculdades de medicina e que os pobres pudessem entrar nelas, para se ter mais profissionais nessa area, eles trabalham pouco em varios lugares e ganhão muito!!!!E são arrogantes com todos...........tem mais não podem ser questionados por nada.

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima