Brutalidade tributária
De Julaiana Dualibi e Cíntia Borsato, na Veja (para assinantes) desta semana:
A CPMF, o "imposto do cheque", que suga 0,38% de cada operação bancária feita por pessoas e empresas, é uma jabuticaba sul-americana. Somente a Argentina e a Colômbia também a utilizam. No Brasil, ela incide, sem perdão, sobre todas as etapas de produção. Por que ela é tão rara no mundo? Porque se convencionou, nos países com sistemas tributários lógicos, que nenhum tributo deveria ter efeito cumulativo. Caso contrário elevam-se os preços e produzem-se distorções incontornáveis. Essas distorções são especialmente graves em um país como o Brasil, em que a carga tributária já responde pela metade do preço da maioria dos produtos que consumimos. Os impostos representam 42% do preço de carros. Nos xampus e aparelhos de DVD, esse porcentual já supera 50%. Essa carga é típica de estados de bem-estar social. Nos países em que escolas e hospitais caem aos pedaços, torna-se um escárnio. Na prática, os contribuintes brasileiros precisam trabalhar dobrado para pagar os impostos e as contribuições embutidos nos preços.
13 pitacos:
O Estado brasileiro há muitos anos se transformou em uma verdadeira central de arrecadação. Não presta qualquer serviço decente (com a nobre exceção do ensino superior, muito mais em função de professores) mas arrecada imensamente. Pagamos duplicado por quase tudo e, quando não, pagamos mais caro para sustentar taxas altas de lucratividade de empresas que, na falta de um Estado que defenda a população, deitam e rolam.
Faço as palavras do deputado Ciro Gomes ontem na Assembléia do Piauí : " A elite branca não gosta de pagar imposto".
São pessoas que assinam a Revista Veja,possuem Assinatura de TV Paga , mas ruivam quando tem que pagar Taxa de Iluminação Pública , CPMF ou consentir que o Estado ajude os mais necessitados através por exemplo do Bolsa Família.
Humberto boaventura,
Você é burro? Ninguém gosta de pagar imposto seu petista de merda. Nos tempos áureos do PT, ou seja, oposição, eles eram contra a CPMF e agora não vivem sem ela. Paga-se imposto pela mercadoria/serviiço e depois paga-se de novo com a CPMF.
Larga a mão de ser cego.
Bom, se para cada imposto pago, um é sonegado (fonte FIESP), e, quem pode sonegar é somente aqueles que recolhem e por sua vez tem por obrigação pagar o que arrecadaram para o estado mas não o fazem, podemos dizer então, pela lógica dedutiva que a carga tributária é metade disso, portanto, aos níveis normais de primeiro mundo...
Parabens à Veja pelo esclarecimento sobre a CPMF... só uma perguntinha: por quê não fez os mesmos esclarecimentos quando o FHC criou o imposto????
MEU DEUS!!!!!
O companheirinho do PCdoB, Humbertinho, nao pode ser xingado assim , ele tah no papel dele. Vejam foi lah das fileiras do PCdoB que saiu o grande Renan, nosso melhor simbolo de honestidade. Ele apenas faz o jogo que a nossa organizacao crimino..digo quadr. digo coligacao de governo tem feito. Isto eh, mudar o foco. Com estas besteiras de elite branca, imprensa comprada, estas asnisses que ninguem de nos acredita, mas a gente tah usando as mesmas formulas ja usadas pelo Janio Quadros, lembram das "forcas ocultas", do Collor, "os poderosos querem me derrubar"!!! Tudo balela, mentira. Nos somos a elite branca, nos temos a imprensa na mao, que tambem eh elite branca. Nos queremos impostos para pagar o companheiro Bush, que eh camarada e sempre da um de volta para nos. E para encher o governo de companheiros/comparsas que nao sabem fazer nada alem de logico lamberbotas.
A VERDADE:
"O Brasil eh o campeao mundial no quesito servicos prestados a populacao dividido pelo imposto arrecadado".
O RESTO: sao mentiras que a gente inventa para manter a nossa tetona.
Cervo™ $$$$$$$$$$$$$$$ Servo™
Ao anonimo da 14:56
Não sou petista, aliás muitos dos erros do governo Lula se deve ao PT.
A arrecadação da CPMF possui uma divisão tripartite(Fundo Nacional da Saúde, Custeio da Previdencia Social e Fundo de Combate à Pobreza). A CPMF exerce importante funão fiscal, pois permite o cruzamento dos dados de movimentação financeira do contribuinte com sua declaração de imposto de renda e com a movimentação de seuj patrimonio. As pessoas de baixa renda não pagam ou pagam muito pouco a CPMF. Portanto é um imposto justo. Mais justo que isso só aumentando a aliquota do Imposto de Renda.
Errata:
Na verdade o correto eh:
"O Brasil eh o campeao mundial no quesito de MENOS servicos prestados a populacao dividido pelo imposto arrecadado".
Aproveitando que eu to aqui.
O Humbertinho voltou e contou outras piadas. Ele esqueceu que o OME dizia, e o partido dele tambem, que o que se devia era taxar o grande capital, as movimentacoes financeiras e as grandes herancas.
Ele faz de conta que esquece tambem que o partido dele e o do OME, diziam que a CPMF eh um imposto injusto pois tem o efeito cascata, portanto eh outra tremenda mentira o que ele fala, quando diz que nao pega o pequeno, pega todo mundo sim qualquer economista minimamente serio e honesto sabe disto.
Mas a gente da nossa organizacao crimin.. digo quadr.. digo coligacao de governo somos todos pinoquios.
Cervo™ $$$$$$$$$$$$$$$ Servo™
Só para lembrar e refrescar a memória da moçada que discute aí, esse famigerado imposto foi mais umas das malévolas invenções dos Tucanos, isto é, aquelas aves de bico coloridos que comem os filhotes dos outros, são predadores mesmo, apesar das aparências de bonzinhos que posam diante das câmeras, pensam que ainda consegue enganar o povo com conversa fiada!!!
O Brasil é um país muito engraçado.
Desde há muito tempo nós temos um monte de impostos e com alíquotas superiores à CPMF e ninguém liga para os impostos maiores.
Agora, contra a CPMF, tem um monte de bacana contra.
Sabe por que? Só porque não dá para sonegar a CPMF.
E tem mais: a CPMF denuncia coisas piores que os bacanas estavam acostumados a fazer a vida inteira.
Querem saber de uma coisa?
Pau no xx de vcs!!!
Podem desligar a vitrola ...
Gostei o Kisinger (vulgo Henry) voltou. E disse uma verdade foi os tucanos que inventaram e o OME gostou e manteve. Simples assim.
Afinal nos somos organizacoes crimin.. digo quadr.. digo coligacoes co-irmas. Nos respeitamos e pegamos o que eh de bom para a malandragem que a outra fez. O outro anonimo (22:12) eh dos nossos acredita neste papo de que eh um imposto fiscalizador. Meu Deus!!! Qualquer crianca com o minimo de conhecimento sobre tributacao sabe que o governo teria inumeras formas de fiscalizar. Ele nao quer fiscalizar eh evidente; ele ateh criou a Super-Receita para impedir que os funcionarios publicos honestos pudessem fiscalizar os sonegadores e mamadores; nossos comparsas. E ainda eh repressor: "parem com este papo que eu nao quero ouvir".
A imprensa, nossa aliada conta cada uma. neh? E tem gente que acredita.
Cervo™ $$$$$$$$$$$$$$$ Servo™
Credo Juliana Dualib!
Seu pai fuxxu o corinthins e vc vem com essa conversa mole.
Vai te catar!
DUALIB? Com esse sobrenome tinha que trabalhar na VEJA MESMO ...
Postar um comentário
Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.