A lesma lerda
A OAB lança hoje em Maringá uma iniciativa para verificar o que leva o Judiciário a trabalhar com essa lentidão danada da maioria dos casos. Andye Iore sugere também que se discute a dificuldade de acesso que a imprensa tem com o Judiciário. A minha é a escolha do caso Vartarnian como símbolo da lerdeza, aquele homicídio à base de socos e pontapés que um estudante de Londrina (hoje médico em, São Paulo) cometeu contra o maringaense Marcos Kawamoto que estava no Japão e veio visitar a família para passar aqui o Ano Novo. Em dezembro vai fazer 15 anos que o caso dorme no berço esplêndido da Justiça, 15 anos de impunidade.
13 pitacos:
Rigon, com todo respeito à sua opinião e envergadura moral, mas, não fala besteira. O Processo está parado há 15 anos porque o réu sumiu. Só por isso. Não é porque alguém quer que o processo fique parado ou porque a Justiça de Maringá é lenta. A justiça de Maringá até que é rapida quando os réus estão presos... dá uma olhada no caso do Thiago Franchini pra vc ver como tá rapido. O Grande problema do Judiciário é a quantidade de recursos existentes... pegue como exemplo o Caso da Fabíula, aquela menininha que foi atropelada e morta por um animal de ômega na colombo, aquilo, se não fosse por recurso, já estaria julgado. A Justiça de MAringá atuou muito rapidamente, ainda com o réu solto, mas, os recursos quase ilimitados é que atrasam tudo.
Só não entendi porque da foto do nosso laboraso prefeitin SIRVO ii, em horário de trabalho.
Fica dificil fazer uma análise do caso Vartanian sem ter acesso ao processo.
Porém... realmente 15 anos é muito tempo.
Lembro q no caso a familia do jovem morto brutalmente em um reveillon em frente a um bar (o qual estava fechado) acompanhava de perto, bem como se não me engano havia um assistente de acusação.
Agora qnto a esse processo, se não me engano, não corre em segredo de justiça, estando livre o acesso aos orgãos de imprensa, ou sejá, é só alguem la ir olhar e informar a todos como esta.
De qualquer forma, muito bem lembrado esse caso. Parabéns
O caso Vartanian é uma vergonha para a Justiça de Maringá. A questão não é a de que ele deveria ter ido a juri popular ou ser julgado pela Justiça comum. A questão é que ele de alguma forma já deveria ter sido condenado, ou seja, o caso deveria ter tido um fim, como resposta para a família, como resposta para a sociedade. Vou parar por aqui, porque senão haja remédio para enjôo....
O réu sumiu? Pra mim, particularmente, é novidade, pois há dois anos o blog publicou onde ele se encontra e o que ele está fazendo, em São Paulo, Bastou procurar no Google.
Rigon, o reu nao sumiu mesmo e vc realmente publicou, mas e porque aquele outro que tava junto, de familia bem forte aqui de maringa que tem ate uma prima na academia de letras sumiu para o caribe,diz que foi fazer hotelaria ( hahaha) e agora circula livremente por Mringa esses diad estava na churrascaria Pavan.Esse ninguem quer prender? ou sera que o dr batista nao te informou que ele ta aqui?
SÓ O CASO MENCIONADO NÃO SERVE COMO EXEMPLO. BASTA PERGUNTAR A QUALQUER ADVOGADO E SE SABERÁ COM CERTEZA AS CAUSAS DA LENTIDÃO DA JUSTIÇA.
A OAB ESTÁ "ENCHENDO LINGÜIÇA", POIS TODO MUNDO SABE AS CAUSAS.
CAUSAS? CORRUPÇÃO, PREGUIÇA, NEGLIGÊNCIA, IMPERÍCIA, INCOMPETÊNCIA, POUCO CASO...
Rigon, porque você não comunica ao Judiciário onde o réu está ? Assim você poupa o trabalho do Linha Direta; Um caso a menos pra ele resolver.
www.google.com
Depois que surgiram as faculdades caça níqueis temos argumentos como esses: Não fala besteira fulano pois o processo só está parado há 15 anos porque o réu sumiu. E como é que as pessoas - criminosas ou não - somem e ninguém se preocupa com elas? Sumiço de pessoas é problema da justiça sim Sr. Tapado. Cobrar de jornalista papel de policial ou de juiz só pode ser coisa de tapados. Precisamos acabar não só com a lerdeza mas, também, com a sua omissão. Com a sensibilidade extrema com ladrões e corruptos mais do que com a sociedade. Sabe por que ela está atolada de processos? Por que não pune os malandros e os estimulam a reincidir, principalmente os que patrocinam causas e a enrola.
Gente eu não entendo muito de leis , mas acho que o culpado pelo sumiço é a própria justiça, o cara não tava ai, porque não deixaram ele na tranca, anteontem ODIADO noticiou o assassinato do Pintor, compositor, Poeta o Milo, era um cara pobre simples humilde teve apenas uma pequena notinha na página 4, marquem essa data vamos ver quanto tempo a policia vai levar prá achar o assassino, eu já sei, nunca porque o cara era pobre coitadinho, jaz.
A Justiça é lerda porque os juízes tem muitas férias. Nesse ponto, concordo com o projeto do Suplicy.
Não se justifica, em hipótese alguma, os magistrados terem 60 dias de férias. Isso sem contar as emendas de feriados, recessos, licenças especiais e outros.
Se for contar bem direitinho mesmo, um juiz deve trabalhar, no máximo, 8 meses por ano. Aí não tem como as coisas andarem mesmo.
O problema não é férias de juiz. Até porque os juizes e promotores, antes de sairem de férias deixam todos os processos em dia, sem contar que tem substitutos.
Postar um comentário
Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.