9.7.07

História dos aeroportos de Maringá



Este vídeo, disponibilizado por Renato César Marques no YouTube, mostra imagens dos aeroportos de Maringá.

7 pitacos:

Anônimo,  19:06  

Muito interessante este vídeo. Voei no Gastão Vidigal quando a pista ainda era de terra.
Ele foi uma referência na história e no desenvolvimento da cidade.
Já o novo aeroporto é uma das chaves para o desenvolvimento futuro de Maringá.

Anônimo,  22:26  

esta beleza toda, bem que poderia ajudar a desafogar o tráfego áereo de congonhas......
e os paulistas estão querendo construir o 3º aeroporto.....prá quê, com este de maringá sobrando ??? afinal é tão pertinho........

maringá entrando para o futuro....

Anônimo,  23:12  

Parabéns Renato!

Vc tem propriedade para contar a história da aviação em Maringá.

Seu trabalho de pesquisa vai além do que se pode imaginar.

Anônimo,  07:51  

Renato , nao o conheço, mas acompanho sua trajetória compartilhada por quem entende do assunto, parabéns pelo acervo disponibilizado, atençao, profissionalismo, credibilidade histórica e técnica e ainda respeito dispensado ao contribuinte que ajudou a construir este terminal situaçao esquecida nestes tempos e uma pergunta, com tudo isto qual a sua participaçao na decolagem deste aeroporto ?

Renato 21:21  

Este vídeo foi uma forma que idealizei como apresentação inicial do CD da versão digital de minha dissertação de Mestrado, e que tornou-se realidade graças ao hábil trabalho do sobrinho Douglas Harada.
A versão impressa desta dissertação pode ser encontrada na Biblioteca Central da UEM, tendo sido também disponibilizado um exemplar à Prefeitura (conforme compromisso assumido em 2003 e concretizado, após a defesa final, em 2005).
A pesquisa consumiu ao todo cerca de 4 anos e resultou na dissertação intitulada "O Aeroporto e os Fluxos Aéreos no Contexto da Formação do Espaço Urbano Regional: O Caso de Maringá-PR".
Com este trabalho, procurei dar minha contribuição à cidade e região (sem nenhum envolvimento político), resgatando fatos, fotos e apresentando estatísticas, em um campo ainda inédito na pesquisa científica em Maringá, abrangendo também o Norte-Noroeste do Paraná e em paralelo com as espacialidades históricas nacionais, envolvendo especialmente a aviação comercial e políticas pertinentes.
No tocante ao futuro, apresentei, entre outros, as perspectivas da internacionalização do aeroporto Regional, sinalizando caminhos para sua consolidação, em paralelo a planos de integração regional do Norte-Noroeste paranaense.
Não tenho nenhuma participação (ou ação) direta na decolagem internacional do aeroporto Regional, mas esta dissertação é de domínio público desde 2005, para consulta, e contribui com subsídios para as políticas de desenvolvimento regional de Maringá e do Norte-Noroeste paranaense.
Com a atual situação nacional e internacional envolvendo a aviação comercial e das políticas e perspectivas brasileiras para o setor, estamos vivendo um momento ímpar de oportunidade de poder incluir e consolidar o aeroporto de Maringá como uma grande centralidade do Norte-Noroeste do Paraná... um aeroporto metropolitano de grande raio de polarização.
A recente Portaria da Anac autorizando a operação de carga aérea internacional para Maringá foi uma grande conquista para a cidade, ainda mais porque foi conquistada antes de Londrina, que também almeja o mesmo objetivo. Porém faz-se necessário urgentes investimentos de ampliação e adequação do aeroporto de Maringá, para atendimento às operações de aeronaves internacionais de carga (a maioria esmagadora delas de bandeira americana), sendo necessário não só o atendimento das exigências da Anac, Receita Federal, Ibama, etc, mas também às normas, equipamentos e procedimentos exigidos pela Organização de Aviação Civil Internacional (ICAO/OACI) e pela FAA americana (exigência para operação de qualquer aeronave comercial americana em qualquer aeroporto do mundo).
No tocante a aviação comercial de passageiros, é preciso também especial atenção e ações visando fomentar e polarizar a utilização do aeroporto Regional como ponto de partida e chegada de passageiros de Maringá e região, com políticas de desenvolvimento especialmente dirigidas para este fim, e também com a inclusão de novas opções de vôos, itinerários e companhias aéreas, para atender a uma demanda reprimida, que por vezes se utiliza do aeroporto de Londrina (lembro que, atualmente, Londrina disponibiliza quatro vezes mais opções de horários de vôos que Maringá, e em função disto, Londrina tem sido a opção de 3 entre 4 executivos de Maringá e região, para viagem de negócios, sempre urgentes). Londrina caminha ao final deste ano para bater o recorde histórico de mais de 540 mil passageiros embarcados e desembarcados (dados da Infraero - disponível em http://www.infraero.gov.br/movi.php?gi=movi). Seria interessante que seja disponibilizado para o público (ví esta sugestão em um post anônimo anterior), através do site do aeroporto regional de Maringá, a movimentação de passageiros, aeronaves e carga, mês a mês, a exemplo do que disponibiliza a Infraero, em relação a seus aeroportos admininistrados.

Anônimo,  14:40  

Pois é, o Dr.Renato, engenheiro civil, mestre em aeroportos, estudioso atualizado da performance do assunto, independente, tudo conseguido sem subsídos de qualquer origem, é mais um, que engrossa a fileria de anônimos, técnicos, entendidos e profissionais que passa graciosamente a receita da gestão certa e competente para o sucesso do nosso aeroporto, discordar dele será mais um exercício induzido a 2 variáveis factíveis - ou não quer fazer acontecer ou não sabe nada.

Anônimo,  19:35  

Enquanto o aeroporto for usado para alavancagem política, pessoas como o Renato e outros interessados por este próprio, estão fadados ao ostracismo.
Pensam em usar como centro de convenções e se esquecem da proposta básica.
Dar comodidade e segurança aos Passageiros e Aeronaves.
Desculpe Renato tive de dar o pitaco.
Paulo Roberto Tedesco

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