História dos aeroportos de Maringá
Este vídeo, disponibilizado por Renato César Marques no YouTube, mostra imagens dos aeroportos de Maringá.
Este vídeo, disponibilizado por Renato César Marques no YouTube, mostra imagens dos aeroportos de Maringá.
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7 pitacos:
Muito interessante este vídeo. Voei no Gastão Vidigal quando a pista ainda era de terra.
Ele foi uma referência na história e no desenvolvimento da cidade.
Já o novo aeroporto é uma das chaves para o desenvolvimento futuro de Maringá.
esta beleza toda, bem que poderia ajudar a desafogar o tráfego áereo de congonhas......
e os paulistas estão querendo construir o 3º aeroporto.....prá quê, com este de maringá sobrando ??? afinal é tão pertinho........
maringá entrando para o futuro....
Parabéns Renato!
Vc tem propriedade para contar a história da aviação em Maringá.
Seu trabalho de pesquisa vai além do que se pode imaginar.
Renato , nao o conheço, mas acompanho sua trajetória compartilhada por quem entende do assunto, parabéns pelo acervo disponibilizado, atençao, profissionalismo, credibilidade histórica e técnica e ainda respeito dispensado ao contribuinte que ajudou a construir este terminal situaçao esquecida nestes tempos e uma pergunta, com tudo isto qual a sua participaçao na decolagem deste aeroporto ?
Este vídeo foi uma forma que idealizei como apresentação inicial do CD da versão digital de minha dissertação de Mestrado, e que tornou-se realidade graças ao hábil trabalho do sobrinho Douglas Harada.
A versão impressa desta dissertação pode ser encontrada na Biblioteca Central da UEM, tendo sido também disponibilizado um exemplar à Prefeitura (conforme compromisso assumido em 2003 e concretizado, após a defesa final, em 2005).
A pesquisa consumiu ao todo cerca de 4 anos e resultou na dissertação intitulada "O Aeroporto e os Fluxos Aéreos no Contexto da Formação do Espaço Urbano Regional: O Caso de Maringá-PR".
Com este trabalho, procurei dar minha contribuição à cidade e região (sem nenhum envolvimento político), resgatando fatos, fotos e apresentando estatísticas, em um campo ainda inédito na pesquisa científica em Maringá, abrangendo também o Norte-Noroeste do Paraná e em paralelo com as espacialidades históricas nacionais, envolvendo especialmente a aviação comercial e políticas pertinentes.
No tocante ao futuro, apresentei, entre outros, as perspectivas da internacionalização do aeroporto Regional, sinalizando caminhos para sua consolidação, em paralelo a planos de integração regional do Norte-Noroeste paranaense.
Não tenho nenhuma participação (ou ação) direta na decolagem internacional do aeroporto Regional, mas esta dissertação é de domínio público desde 2005, para consulta, e contribui com subsídios para as políticas de desenvolvimento regional de Maringá e do Norte-Noroeste paranaense.
Com a atual situação nacional e internacional envolvendo a aviação comercial e das políticas e perspectivas brasileiras para o setor, estamos vivendo um momento ímpar de oportunidade de poder incluir e consolidar o aeroporto de Maringá como uma grande centralidade do Norte-Noroeste do Paraná... um aeroporto metropolitano de grande raio de polarização.
A recente Portaria da Anac autorizando a operação de carga aérea internacional para Maringá foi uma grande conquista para a cidade, ainda mais porque foi conquistada antes de Londrina, que também almeja o mesmo objetivo. Porém faz-se necessário urgentes investimentos de ampliação e adequação do aeroporto de Maringá, para atendimento às operações de aeronaves internacionais de carga (a maioria esmagadora delas de bandeira americana), sendo necessário não só o atendimento das exigências da Anac, Receita Federal, Ibama, etc, mas também às normas, equipamentos e procedimentos exigidos pela Organização de Aviação Civil Internacional (ICAO/OACI) e pela FAA americana (exigência para operação de qualquer aeronave comercial americana em qualquer aeroporto do mundo).
No tocante a aviação comercial de passageiros, é preciso também especial atenção e ações visando fomentar e polarizar a utilização do aeroporto Regional como ponto de partida e chegada de passageiros de Maringá e região, com políticas de desenvolvimento especialmente dirigidas para este fim, e também com a inclusão de novas opções de vôos, itinerários e companhias aéreas, para atender a uma demanda reprimida, que por vezes se utiliza do aeroporto de Londrina (lembro que, atualmente, Londrina disponibiliza quatro vezes mais opções de horários de vôos que Maringá, e em função disto, Londrina tem sido a opção de 3 entre 4 executivos de Maringá e região, para viagem de negócios, sempre urgentes). Londrina caminha ao final deste ano para bater o recorde histórico de mais de 540 mil passageiros embarcados e desembarcados (dados da Infraero - disponível em http://www.infraero.gov.br/movi.php?gi=movi). Seria interessante que seja disponibilizado para o público (ví esta sugestão em um post anônimo anterior), através do site do aeroporto regional de Maringá, a movimentação de passageiros, aeronaves e carga, mês a mês, a exemplo do que disponibiliza a Infraero, em relação a seus aeroportos admininistrados.
Pois é, o Dr.Renato, engenheiro civil, mestre em aeroportos, estudioso atualizado da performance do assunto, independente, tudo conseguido sem subsídos de qualquer origem, é mais um, que engrossa a fileria de anônimos, técnicos, entendidos e profissionais que passa graciosamente a receita da gestão certa e competente para o sucesso do nosso aeroporto, discordar dele será mais um exercício induzido a 2 variáveis factíveis - ou não quer fazer acontecer ou não sabe nada.
Enquanto o aeroporto for usado para alavancagem política, pessoas como o Renato e outros interessados por este próprio, estão fadados ao ostracismo.
Pensam em usar como centro de convenções e se esquecem da proposta básica.
Dar comodidade e segurança aos Passageiros e Aeronaves.
Desculpe Renato tive de dar o pitaco.
Paulo Roberto Tedesco
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Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.