28.7.07

Erro impediu desaceleração

Da Veja:

Reportagem de Marcio Aith, Fábio Portela e Julia Duailibi na Veja diz que os investigadores já sabem que um erro cometido pelo comandante do Airbus da TAM impediu o avião de desacelerar o suficiente ao pousar. Mas o comprimento da pista, curta demais, e a falta de uma área de escape foram decisivos para que o acidente produzisse tantas mortes. Diz o trecho inicial da matéria:
"Um erro humano está na origem do pior acidente aéreo da história da aviação brasileira. As informações já obtidas por meio da análise das caixas-pretas do Airbus A320 da TAM – que no último dia 17 se chocou contra um prédio da companhia, causando a morte de 199 pessoas – indicam que o avião, ao pousar, não conseguiu desacelerar o suficiente por causa de um erro do comandante do vôo. Essas informações, ainda mantidas em sigilo pela comissão da Aeronáutica que investiga o acidente, mostram que uma das duas alavancas que regulam o funcionamento das turbinas, chamadas de manetes, estava fora de posição quando o avião tocou a pista principal do Aeroporto de Congonhas. O erro fez com que as turbinas do Airbus funcionassem em sentidos opostos: enquanto a esquerda ajudava o avião a frear, como era desejado, a direita o fazia acelerar. Com isso, o avião, que pousou a cerca de 240 quilômetros por hora, não conseguiu parar. As investigações revelam ainda que, apesar da chuva, não houve aquaplanagem na pista nem falha no sistema de freios dos pneus. A reportagem de Veja apurou também que quem pilotava o Airbus no momento do acidente era o comandante Kleyber Lima, e não, como suspeitava a Aeronáutica, o co-piloto Henrique Stephanini Di Sacco, que fora demitido da Gol depois de três meses de trabalho e estava na TAM havia pouco tempo".

15 pitacos:

Anônimo,  11:42  

Não gostaria de me utilizar da expressão: "Eu não disse?", mas é isso mesmo, o piloto errou e as condições da pista ou do avião nada tiveram haver com o terrível acidente.

Mas o acidente permitiu à imprensa corrupta e mal intencionada a se aproveitar, e fazer às vezes da oposição (que nunca deixou de fazer campanha política) para enfraquecer o governo Lula.

Anônimo,  12:42  

NO NOSSO PAÍS DAS MARAVILHAS É SEMPRE ASSIM. O CULPADO É QUEM NÃO PODE MAIS SE DEFENDER. O PODER ECONOMICO E POLÍTICO CONSEGUE TRANSFORMAR TUDO. A VÍTIMA SEMPRE CORRE O RISCO DE SE TORNAR CULPADO, PRINCIPALMENTE SE NÃO EXISTE MAIS. PODE SIM TER HAVIDO ERRO HUMANO MAS ISSO NÃO APAGA O CAOS QUE VIVEMOS E NÃO EXIME A CULPA CONCORRENTE DOS ÓRGÃOS PÚBLICO RESPONSÁVEIS . PORQUE AGORA ESTÃO CORRENDO PARA MUDAR OS ASPONES INDICADOS PARA CARGOS DE TÃO GRANDE IMPORTÂNCIA ????????????
ACORDA BRASIL ANTES QUE SEJA MUITO TARDE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo,  13:14  

Qualquer pessoa que tenha um pouco de neutonio, sabe hoje, que houve dois erros, no primeiro, que o air bus tinha um problema no reverso, mesmo defeito que tinha o air bus que tambem se acidentou nas filipinas, nao conseguiu frear e acelerou o aviao, e outro é uma temeridade em dia de chuva, pousar com a carga maxima de um aviao, seja que aviao for, decolar e pousar com carga maxima, precisa ter todas as condiçoes favoraveis, que nao era o caso do air bus da Tam . Agora a midia esquizofrenica vem dizer que se houvesse area de escape, teriam morrido menos passageiros. porque nao pensaram em areas de escape na epoca que o fokker da Tam caiu, agora querem, que se resolva os problemas, que foram criando e passando por cima os phds em incompentencia governamental, que apos os governos dos militares, se instalaram e pararam o pais.Agora que o pais começa a andar, como tem que andar, os esquizofrenicos dao vazao a sua ansia de poder, em paginas ou microfones, com saudades dos desgovernos anteriores.

Anônimo,  14:21  

A Veja defendendo o Lula, é algo engraçado.

Mas o importante é saber como a Veja ficou sabendo dos dados das caixas pretas, algo que deveria ser protegido conforme convenção internacional.

Apesar de um jornalista ter o direito de esconder suas fontes, neste caso, a CPI do apagão terá de saber quem foi que passou esses dados para a revista, que conseguiu um dia após ter sido liberada para a CPI... isso se não foram liberados quando ainda estavam nos EUA.

Anônimo,  19:31  

Viram a Veja defendeno o OME

Ja falei comapenheiros menos inteligentes as Zelites amam o OME, nunca mamaram tanto como agora.

Eu tambem, Servo

Anônimo,  20:24  

Pois é, o Jornal Nacional de agora, não dá manchete para o erro do piloto. Cadê as viúvas do FHC, que apontaram o dedo para o Governo nos primeiros minutos. Em vez de velarmos e procurarmos os corpos dos mortos, a oposição foi para os holofotes e a imprensa golpista e conservadora aproveitou. Estou a procura agora do Mainardi, da Veja, Da Globo, do Estado, da Folha, do Edson Lima. Ridículo o acontecido. E não é por causa do erro do piloto, que a sua memória deve ser crucificada. Os culpados são os que deixaram uma aeronave daquele porte andar com o reverso travado, num aeroporto que já está ali há 70 anos. Não venham falar em área de escape agora. Conversa para boi dormir. A oposição não veio aos holofotes falar das 34 mil vítimas do trânsito em um ano

Anônimo,  20:41  

Quanto a veja ganhou para fazer esta reportagem. O PT pagou caro para tentar livrar a cara. Mas esta mais que certo o erro É da incopetencia da administração do GRANDE MOLUSCO LULA.
Engraçado este PT, quando é para falar mal dos outros voces gostam, agora nao aguenta nem um tapinha.
Fora Grande Molusco LULA

Anônimo,  21:54  

O piloto morreu, não tem como se defender. Acusa-lo de criminoso isto passa a ser ridiculo para o governo.

Anônimo,  23:35  

Poh Companheiro (20:24)

Tu nao pode falar assim das nossas viuvas do FHC, uma delas o Jobim ta no governo do OME, o Renan tambem, o Maluf, o Color tambem, toda a equipe economica eh viuva do FHC, e agora sao nossos COMPANHEIROS. Ate o nosso vice-lider Reicardinho eh viava do FHC, ou nao?
E esse papo de que estes meios de comunicacao querem derrubar o OME, nem o Rosinha acredita mais.
Entao nao faca como o Rosinha se nao eu te ponho um chapeu de burro e te ponho no fundo da classe e te obrigo a ter aulas particulares com o probo Enio, veja se ele fala mal do FHC, nao inclusive apoia com muito gosto uma dobradinha Aecio/Bernardao (seu guru) para a presidencia.
Pare de comer mamona, faz mal.

Prof. Cervo (prof. da malandragem, sacaram)

Anônimo,  11:08  

Verdade, ô anônimo das 20:04, do ESTADÃO???? Faz-me rir, vai!!!

Anônimo,  14:39  

Estou contigo anônimo das 20:24! Parabéns pelo comentário racional!

Veja que os comentários que o rebatem não tem qualquer fundamento racional, e estão embasados na simples emoção e desespero desta minoria golpista que tenta a qualquer custo fazer com que acreditamos em contos de fadas, saci-pererê, boitatá e mula-sem-cabeça!
Enquanto elles sonham com um golpe d eestado, o Governo do Presidente Lula e dos brasileiros trabalhadores deste país, vão Bem Obrigado!

Anônimo,  17:03  

Gritos de "Fora Lula" marcaram a manifestação que reúne cerca de duas mil pessoas.
"Fora Lula" marca passeata contra caos aéreo em SP
FORA GRANDE MOLUSCO LULA

Anônimo,  19:57  

quanto será que custou aos cofres públicos, mais esta farsa...

se não foi a pista,

foi a infraero,

foi a anac
-super corrompida, segundo a mesma revista veja-,

foram os ministros da área,

enfim,

10 meses depois,
350 mortos e
muita grana rolando sujamente no meio,

conclui-se,
para qualquer cidadão despojado de paixões partidárias e conceitos ideológicos,

que o grande vilão,
o grande culpado,
pelo caos aéreo e moral desta nação,

foi e é,
o governo lulla,

que contou ainda
en gran finale,
com a ajuda de um piloto estressado,
cometendo erros primários, feito criança...

será porque ???

Anônimo,  20:02  

a revista Veja,
graciosamente diz assim:

"as análises preliminares das fitas das caixas pretas do A 320 da TAM, que se acidentou em congonhas, cujas fitas são analisadas SECRETAMENTE........"

oras bolas,
se são segredos e secretas,
como a Veja tomou conhecimento do conteúdo "secreto" das fitas ??????

estranho, uai !!!!

Narrador das Teorias 00:23  

A revista quer desviar o foco da discussão porque o buraco pode ser muito em baixo.

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima