Descaso com o patrimônio histórico
As imagens são do que sobrou da primeira máquina beneficiadora de café de Maringá, que foi removida de suas instalações originais e depositadas no antigo IBC de Paiçandu. A desmontagem foi feita sem supervisão de técnico especializado na preservação do material, não houve nenhum trabalho de numeração prévia das partes para recomposição, e assim fica dificil saber como remontá-la. O descaso com que a atual administração trata a história de Maringá é lastimável. O antigo equipamento divide espaço com toneladas de soja.
(Texto e fotos Mosca Branca)
9 pitacos:
me dê o endereço deste armazém, para que eu posso mandar alguém là atiçar fogo nesta madeira......
e de quebra, livrar a federação, das despesas deste entulho todo que sobrou do antigo IBC.............
Ipê Roxo.
mas vocês sabem do roxinho que eu gosto né, cessar laranjinha .......
Situação vergonhosa, irritante, o modo como esta gente age. É de uma demagogia sem tamanho, fazem desfile comemorativo e campanhas nos jornais e na televisão usando imagens dos pioneiros e de fatos da história da cidade, mas não tem o menor caso com o patrimônio histórico da cidade. ESta aí, o exemplo; uma tulha de peróba com valor histórico, com alto valor econÔmico, jogada. Isto é contr ao patrimônio e contra a cultura, pois a lei municipal fala claramente da obrigaçaõ do municipio em preservar aquilo que é considerado de relevância e foi considerado pela comissão que deliberou pela preservação da tulha. Angelo mande essas fotos para serem publicadas no jornal, é preciso que a sociedade saiba desses fatos.
Enviado por: Veroni Friedrich
Diante das imagens agora publicadas, diante da matéria feita no jornal o Díario sobre este assunto, e por fim, em virtude de minha participação parcial neste processo, venho fazer os seguintes esclarecimentos. No ano de 2005 foi aberto o processo de tombamento da maquina de café Santo Antônio, sendo que o mesmo não foi aprovado. Entretanto, a parte principal da máquina que era composta pela tulha de café estava em perfeitas condições, pois era em madeira de peróba e não estava sujeita as intempéries (sol e chuva), foi decidido então pela preservação desta tulha em outro local.
A tulha seria desmontada, catalogada, enumerada e um levantamento fotográfico de todo o local seria feito para possibilitar uma futura montagem. Enquanto gerente de patrimônio (em cumprimento com minhas obrigações) encaminhei junto aos setores responsáveis da prefeitura a realização de um termo de compromisso para preservação e execução dessas etapas.Saí da gerência de patrimÔnio histórico em julh0/2006, na ocasião o termo de compromisso para a preservação estava devidamente assinado e o levantamento fotográfico estava para ser concluído. O desmonte, o transporte e a transferência da tulha para este local foi realizado posteriormente a minha saída da gerência.
Se a madeira na exposição de fotos,"é tudo o que sobrou", então, com toda certeza METERAM A MÃO NO MADEIRAMENTO ! Conheci o prédio, desde os tempos que ali residia o Sr. Dedé Jubilei.
As paredes laterais, eram todas de peroba rosa e o prédio todo possuia muitas vigas e caibros, AONDE ESTÁ ESSE MATERIAL ? - alguém, com toda certeza, levou pra casa. Isso, chama-se ROUBO !- eu apenas não sabia que pertencia ao material de acervo histórico da cidade e se de fato,pertencer, a administração Silvio Barros II, deve ser responsabilizada nos termos das Leis vigentes.
Enquanto professora e cidadã maringaense fico muito triste em ver nossa história destruída em três anos. Isto porque infelizmente Maringá deu a administração para um garoto mimado, sem competência e que valoriza apenas o que vale muito dinheiro. Espero que as autoridades competentes tomem as devidas providências.
cezar....bate no silvio....
para poder caracterizar roubo...
afano sem agressão nunca foi roubo, e sim furto....
e ainda se acha jornalista, credo..
pelo menos para fotógrafo de florzinhas roxinhas, você serve.......menos mal
Grande bosta esse negócio de patrimônio histórico, na china destroem prédios milenares e em seis meses tem um baita prédio no local coisa mais linda do mundo
Tá certo o anônimo das 15:15
Sou um bai "anarfabeto",pois não sei diferenciar o que é roubo de afano.Roubo deve ser o seguinte: você tem que ser preso levando a mercadoria e afano, deve ser como age a turma do Lula: quase todos metem a mão,... mas ninguém sabe e ninguém viu.
A China vai pagar caro pelo que nao fez em termos de desenvolvimento sustentável. Aliás sua populaçao ja esta pagando muito caro. Grande parte da sua populaçao desalojada pelos emprendedores imobiliários nao susufrui dos beneficios desta riqueza. Amargam salarios miseráveis por um trabalho duro que alimenta a classe média nascente e que faz a felicidade dos consumidores do primeiro mundo.
Enfim, a qualidade de vida do ocidente é alimentada pela exploraçao de milhares de chineses miseráveis, vivendo em condiçoes degradantes, quando nao, com exploraçao de mao de obra infantil.
Que desenvolvimento é este? Que humanidade é esta?
Postar um comentário
Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.