50 anos depois
Atualizando - A Brazil Air Fair está programada para acontecer em Maringá de 23 a 27 de agosto, divulgando a aviação leve e média. Uma das atrações será a Esquadrilha da Fumaça.
A primeira apresentação da Esquadrilha em Maringá aconteceu em maio de 1957, 50 anos atrás, quando um dos aviões bateu na caixa d´água da estação ferroviária, provocando a morte do piloto e do co-piloto.
6 pitacos:
Angelo, do povo que assistia, nada aconteceu? Ninguém se machucou?
O que sei é o que saiu publicado na revista NP, à época: morreram o piloto e o co-piloto.
Elias e Ângelo:
O acidente aéreo em questão aconteceu em 10/05/1957. A aeronave da época (um North American T-6, da FAB), tendo a bordo os pilotos tenentes Dagoberto dos Anjos e Afonso Ribeiro de Melo, durante a realização de uma das manobras (rasante) da esquadrilha da fumaça, bateu inicialmente com a asa na ponta de um mastro de bandeira localizada na praça Raposo Tavares, ao lado do palanque das autoridades, perdendo o controle e vindo a colidir violentamente (espatifando-se) contra o solo, nas imediações da antiga estação ferroviária.
Apesar do grande público presente, por sorte, muita sorte, ninguém em terra foi atingido, mas com o fatídico episódio, grande parte das comemorações do 10º aniversário de Maringá foram canceladas.
Eu vi o acidente. Era um garoto na época. Da varanda da minha casa na zona 4 assistia a tudo e vibrava. Porém os moradores ficaram apavorados com os vôos a baixa altitude na Av.Brasil. Os pilotos pareciam estar fora de si e dois cometeram um erro pois resolveram dar uma rasante na Av. Getúlio Vargas, foram de encontro a um dos mastros de bandeira que haviam na Praça Raposo Tavares. O avião teve uma asa cortada, que caiu num dos cateiros da Praça e a aeronave foi de encontro à caixa D'agua que lá existia. Por pouco que a tragédia não foi maior, pois minutos antes um trem lotado de passageiros havia partido. Meu irmão Edegar Taboranski fotografou o acidente, mas oficiais da Aeronáutica requisitaram o material.
Aristides Taborianski
Eu tenho fotos deste acidente...
As da revista NP, ainda da época do clichê, são ruins para reprodução. Se as suas forem boas, por favor envie pelo menos uma pelo email rigon@maringa.com.br, pra gente colocar aqui.
Postar um comentário
Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.