25.5.07

Livro detalha assassinato de guerrilheiros no Paraná

O jornalista iguaçuense Aluízio Ferreira Palmar fará palestra e lançamento do livro Onde foi que vocês enterraram nossos mortos? às 20h de 1º de junho, no auditório do Sinteemar, evento promovido pelo DCE da UEM/gestão Expressão. A expectativa é reunir acadêmicos, professores e demais interessados na história das organizações de esquerda que resistiram à ditadura militar.
O tema central do livro é a busca dos corpos de seis guerrilheiros - cinco brasileiros e um argentino - que foram agrupados no exílio na Argentina e atraídos para serem assassinados no Brasil, numa emboscada construída principalmente com a ajuda do ex-sargento da Brigada Militar do Rio Grande do Sul, Alberi Vieira dos Santos, que anteriormente pertenceu a grupos de
esquerda, foi preso e passou a colaborar com os organismos de repressão política. Os guerrilheiros foram assassinados em julho de 1974 e os corpos enterrados no Parque Nacional do Iguaçu.
Além de narrar a investigação, o autor, atualmente com 64 anos, conta a experiência pessoal de envolvimento na história política, desde o tempo de estudante em Niterói-RJ, passando pelo Partido Comunista Brasileiro, a criação do MR-8, a tentativa de organizar focos de guerrilha no Oeste do Paraná, a prisão em Cascavel, os seqüestros de embaixadores para troca com presos políticos, o exílio no Chile e a clandestinidade na Argentina, até o regresso ao Brasil.
A partir de 1980, em Foz do Iguaçu, ele editou o semanário Nosso Tempo, juntamente Juvêncio Mazzarollo, Adelino de Souza e o maringaense Jessé Vidigal. Depois foi secretário municipal e atualmente é chefe de gabinete da Câmara de Vereadores.

0 pitacos:

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima