21.5.07

Gratidão

De Rosana Hermann:

A falta de gratidão é uma clara demonstração de soberba. Além de não ser grata a quem ensina alguma coisa a pessoa ainda sente raiva de ter aprendido, porque aprender é admitir que, por alguns momentos, alguém sabia alguma coisa que ela não sabia. E para o orgulhoso isso é motivo de profundo sofrimento.
Tenho muita compaixão pelas pessoas que são assim.
Uma pessoa que não tem o dom de ser grata a ninguém deve sofrer de um profundo complexo de inferioridade e, por isso, é obrigada a gastar boa parte da energia que poderia usar para viver, ser feliz e ter prazer, em disfarçar a pequenez que imagina possuir na alma.
Tudo bobagem.
A gente nasce, vive, morre.
Tudo o que faz a gente perder tempo de vida útil, energia, sanidade, é tolice.
Sei que não adianta dizer nada disso.
Mas como estarei entrando no meu último mes de 49 anos, pronta para fazer 50 e me transformar praticamente numa tia de toda a coletividade; estou aproveitando esses momentos de consciência para descrever este maravilhoso processo.
O processo de ter firmeza e coragem para ser verdadeira mesmo quando isso não for agradável. Claro, sem ter que ser estúpida.
Amadurecer é assumir as rédeas da própria vida sem permitir que desviem sua charrete.
Dar carona para pessoas legais é ótimo. Mas deixar que os outros digam onde você deve ir é tão burro quanto puxar a própria carroça no lugar das mulas.

0 pitacos:

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima