19.3.07

Coluna do Francês (terça)

Perdas
Maringá teve um final de semana ruim com duas perdas consideráveis. Perdeu um dos seus melhores pioneiros, Anníbal Bianchini da Rocha; e um ministério importante, o do Agricultura, com a desistência do deputado federal Odílio Balbinotti.

Luta
Annibal, o “Jardineiro de Maringá”, lutou contra um câncer até seu último momento hospitalizado, no domingo. Foi sepultado ontem às 17 horas no Cemitério Parque, deixando seu nome para a posteridade.

Desistência
Já o deputado Odílio, não conseguiu controlar a imprensa nacional que o fustigou duramente desde que anunciado futuro ministro. As denúncias que vieram à tona e foram expostas publicamente são pesadas e graves.

Imagem
Para evitar maiores danos para a própria imagem e para a imagem dos aliados, foi de bom tom renunciar. Mas o deputado fica em débito com a opinião pública até a definição final da Justiça.

Explicando
Ontem, à imprensa local com a qual se dá maravilhosamente bem, Odílio disse que tem um inimigo “que todos sabem quem é”. E que teria sido desse inimigo a culpa do desgaste que levou à sua abdicação do cargo de ministro.

Conjuntura
Como o parlamentar afirmou e continua reafirmando, que é inocente e apoiado pela família, amigos, partido, etc., deveria resistir às críticas. Não deveria recuar perante o que considera acusações infundadas da ação inimiga.

Acossado
A verdade é que Balbinotti quis sair de cena para evitar maiores desgastes depois que o expuseram seu forte enriquecimento nos últimos anos e também pelo fato de que teria utilizado funcionários como “laranjas” para obter polpudos recursos em banco público.

Jornalistas
Quarta-feira e quinta-feira haverá eleição para a nova Diretoria do Sindicato dos Jornalistas. O sindicato é de Londrina e para os jornalistas de Maringá sobram poucos postos importantes.

Sucursal
Está na hora do jornalismo de Maringá deixar de ser sucursal de Londrina. Já temos jornalistas em número suficiente, somos uma cidade pólo, está na hora de defender os nossos interesses.

Sem fiscalização
O Sindicato dos Jornalistas precisa fazer uma espécie de blitz em Maringá. Tem gente por aí ocupando lugar de jornalista, tem jornalistas acabando com a categoria ao ocupar postos de trabalho por salários muito abaixo dos de lei.

Safra
É verdade que vários desses jornalistas que ganham pouco, que trabalham muito, vivem com o telefone da Delegacia do Trabalho e de advogados trabalhistas em stand by. Não é assim que a coisa deve ser feita. O mercado de trabalho está bagunçado.

Trabalhando
Mas enquanto o grito de independência local não acontece, precisamos continuar apoiando a Valdete São José. Ela tem trabalhado na medida das suas forças e está requerendo a reativação da seccional de Maringá para atender a categoria.

Mexendo o trânsito
O secretário Valter Guerlles não dá descanso. Através do coordenador da Secretaria, Vandré Fernando, está promovendo blitze de trânsito, educativas, nos bairros. É só telefonar e marcar que as blitze dão bons resultados.

Modo
A campanha “Viva e deixe viver”, reúne a comunidade, voluntários, aborda e previne motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres, dos perigos do trânsito. Para evitar acidentes, danos físicos e materiais, basta pouca coisa: um pouquinho de atenção, um pouquinho de paciência, um pouquinho de bom senso.

Locais
Para esta semana duas blitze já estão agendadas: na quinta-feira (22) no Jardim Alvorada; sexta-feira (23) defronte a Legião da Boa Vontade.

Devagar
Comerciantes de Maringá está reclamando da paradeira. O movimento desta época do ano, já fraco, está de 30 a 40% menos que nos anos anteriores.

Promoções
Segundo alguns comerciantes, o comprador maringaense vê tantas promoções e queimas de estoque ao longo do ano que parece ter viciado em comprar apenas nos chamados “feirões”. Reserva o dinheiro para isso e nos intervalos o comercio sofre.

Sessões noturnas
Os vereadores de Maringá discutem hoje, a transferência das sessões legislativas para o período noturno. Segundo o presidente John Alves Corrêa, o objetivo é trazer a população, foram do horário de expediente normal, para acompanhar o trabalho do edis e defender seus pontos de vista nos assuntos de interesse.

Com folga
José Maria da Silva ganhou com 230 votos a eleição do Sindicato dos Vigilantes de Maringá. O pleito foi realizado no último final de semana, na quinta e sexta feiras, depois de 30 dias de campanha.

Sem adversários
No discurso, após o resultado, José Maria pregou o trabalho em favor dos vigilantes. Disse que a disputa terminava ali, e que agora todos são companheiros lutando pela classe dos vigilantes.

1 pitacos:

Anônimo,  08:31  

Que vergonha Francês, você posando de santinho, com discurso de que tem que acabar com as coisas erradas no jornalismo em Maringá, sendo que você mesmo colaborou para isso permitindo irregularidades quando era secretário de comunicação na prefeitura.

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima