Coluna do Francês (quarta)
Sessões noturnas
Por unanimidade os vereadores aprovaram na reunião de ontem, a volta das sessões noturnas na Câmara Municipal de Maringá. Desta forma as sessões das terças e quintas feiras começarão a partir das 18 horas, devendo terminar por volta das 20 horas.
Fases
Mas para exercitar o novo horário, os vereadores ainda dependem da promulgação da lei pela presidência, e sua publicação no Órgão Oficial do Município, cuja impressão depende da Prefeitura Municipal.
Aproveitamento
Para o presidente John Alves Correa, com a aprovação os vereadores buscam satisfazer alguns setores da comunidade que reclamam das sessões durante o dia, a partir das 16 horas, alegando que assim quem trabalha e entidades não conseguem acompanhar o trabalho dos vereadores.
Maldade
“Chegaram a dizer que com sessões durante o dia, os vereadores estariam contrariando interesses da comunidade, o que não é verdade. O que os vereadores querem é interesse, é público, presenças que aqueçam o debate, pois demonstram interesse no trabalho que realizam pela cidade”, disse John.
Expectativa
Para o presidente, as sessões noturnas não trarão maior número de pessoas à Câmara, como já não traziam em época passada. Acredita também que a imprensa estará ausente. Mas complementou: “Atendemos pedidos. É uma tentativa e eu gostaria muito de estar enganado nas minhas previsões”.
Mais trabalho
Os vereadores aprovaram também proposta de Valter Viana, que estende o período legislativo em aproximadamente um mês, durante o ano. A partir dessa emenda, os vereadores trabalharão entre 2 de fevereiro e 17 de julho, e de primeiro de agosto a 22 de dezembro.
Abusos dos bancos
O Procon de Maringá realiza hoje, a partir das 17 horas, reunião com os responsáveis por agências bancárias para discutir a demora no atendimento que continua provocando reclamações populares.
Aumentou
Segundo o diretor do Procon, Valdir Pignata, a reunião é necessária porque nas últimas semanas houve visível aumento de reclamações: “Nós queremos tentar resolver, antes que começar a autuar os bancos”.
Pré-julgamento
Outro problema não abordado, mas que aborrece nos bancos é o critério dos vigilantes que com o controle na mão, barram pessoas que tentam entrar pela porta giratória. Se estiver de terno e gravata, for bem apessoado, mesmo com 20 celulares no bolso a porta não trava.
Preconceito
Pelo contrário, se a pessoa tiver características suspeitas, imediatamente fica presa na porta. E precisa descarregar celulares, chaves, etc., situação constrangedora que provoca muitas discussões nas portas dos bancos.
Teste
O dia em que algum repórter expedito (olha a pauta!) colocar duas pessoas diferentes - de tipos rico e pobre -, ambas portando celulares e metais, para passarem por portas de bancos, vão registrar com certeza, preconceito e humilhação desnecessária.
Precioso líquido
Às vésperas do próximo relatório global sobre as mudanças climáticas - em abril - pesquisadores da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) alertam para duas conseqüências diretas da emissão de gases de efeito estufa ainda em 2007 para a região Sudeste. “Teremos um período prolongado de seca este ano e o inverno já deve durar menos dias”.
Quente
Segundo Daniel Pereira Guimarães, pesquisador da área de Agrometeorologia, no início de fevereiro o Ministério do Meio Ambiente anunciou dados desanimadores para o Brasil: acréscimo de 4º C, em média, na temperatura até o final deste século.
Chapéu na mão
Uma comitiva de prefeitos do Paraná está se organizando para participar da 10ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, promoção Confederação Nacional de Municípios, entre 10 e 12 de abril.
Cíclica
A marcha, mais uma dentre tantas promovidas por prefeitos, levará longa pauta de reivindicações. Mas os prefeitos querem priorizar para não desfocar o principal, deixando de serem enrolados - mais uma vez - em Brasília: eles querem compensação para os R$ 236 milhões que perderam com a implantação do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) no Paraná, com o PAC (Plano de Aceleração do Crescimento) e o com o Supersimples.
Bolo
Apenas no caso do PAC, as 399 prefeituras do Paraná deixarão de receber R$ 100,6 milhões de FPM (Fundo de Participação dos Municípios) em 2007. Isto porque o PAC implicará em uma renúncia fiscal do Imposto de Renda e do IPI .
Volume
A CNM estima que a 10ª Marcha terá a participação de aproximadamente quatro mil pessoas. Depois da abertura do encontro, no dia 10, os prefeitos farão o diagnóstico da crise dos municípios e se deslocarão para o Congresso Nacional.
Ficarão em Brasília até o dia 12 negociando com parlamentares e ministros.
Está feio
O vereador Humberto Henrique esteve ontem com a chefia da 15ª. Regional de Saúde prospectando informações e discutindo o surto da dengue em Maringá. Segundo ele, Maringá está em segundo lugar no número de casos de todo o Paraná.
Piora
Aventou ainda a possibilidade de que a situação piore. Disse que a responsabilidade sobre o surto é de todo mundo, de munícipes a autoridades.
Complementou: “Inclusive da Prefeitura Municipal”.
Ministério
Não foi só o deputado Odílio Balbinotti que perdeu o ministério. Maringá também perdeu e a opinião geral é de que se ele é inocente como afirma, deveria enfrentar as denúncias de peito aberto.
Qualidade
Mesmo perdendo Odílio, Maringá ainda teria duas pessoas até melhor capacitadas para assumir o Ministério da Agricultura: o senador Osmar Dias e o presidente da Cocamar Luiz Lourenço, ambos bastante conhecidos do presidente Lula.
No Estado
As informações, ontem à tarde, davam conta que o ministério deverá acabar mesmo nas mãos de um paranaense. No caso, um representante de Pato Branco, o ex-ministro Reinhold Stephanes.
Ministra
Para relaxar um pouco nas questões ministeriais: com tantas denúncias de turismo sexual no Brasil e o presidente Lula coloca para ministra do Turismo a Marta Suplicy, cuja profissão de origem é sexóloga! O que vão dizer lá fora!
Acidentes
A empreiteira que trabalha na duplicação da rodovia entre Maringá e Paiçandu precisa tomar providências urgentes. Durante a noite estão comuns os acidentes no curto trecho e a culpa é da falta de sinalização e sinalização confusa.
Vamos acertar antes que ocorra uma tragédia!
4 pitacos:
Sobre o tópico: Qualidade
Frances na fale bobagens.
Tal ministério não é para
contemplar Maringá e sim o PMDB!
E olha que o jornalista escreve sobre politica. É essa a diferença de jornalista de Londrina e Maringa.
"Para relaxar um pouco nas questões ministeriais: com tantas denúncias de turismo sexual no Brasil e o presidente Lula coloca para ministra do Turismo a Marta Suplicy, cuja profissão de origem é sexóloga! O que vão dizer lá fora!"
Afinal, Francês, você sabe o que é SEXÓLOGA? Se não sabe, de duas uma: - ou você procura o "Aurélio"; -ou volta pra França, meu!
Sexóloga não é cafetina, michê (não sei escrever porque não é minha língua, portanto, não sou obrigado a saber), muito menos, vendedora de criancinhas ("simprificando" a coisa). Portanto, se não tem nada de decente que se aproveite a falar (ou escrever) é melhor ficar de "bico calado" ou "sem molhar - a pena da caneta" ou sem "borrar" o jornal ou o blog, certo?
Engraçado... quando o presidente era Sarney, Collor, Fernando Henrique, não havia esta "procissão" de "pedintes" à Brasília.
Será que é porque o Lula é democrático... querem ferrar com ele, ou... ainda... é porque o governo Lula cobra realmente impostos (dos que têm) e agora temos bastante dinheiro?
Postar um comentário
Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.