Sobre crianças mortas e adolescentes amaldiçoados
Por SERGIO DOMINGUES
"A morte do menino João, arrastado por vários quilômetros pendurado em um automóvel, foi trágica. Tragédia maior é ter servido para que a grande mídia voltasse atacar os direitos de crianças e adolescentes"
No dia 7 de fevereiro passado, o menino João Hélio, de 6 anos, morreu de forma terrível. Ele foi arrastado por vários quilômetros, preso pelo cinto de segurança ao automóvel de sua mãe, que havia sido roubado por jovens. Um deles, era menor de idade. Mais detalhes, muitos detalhes, estão em toda grande imprensa dos dias que se seguiram.
Um crime assim pode levar muitos socialistas e pessoas de esquerda a duvidarem de suas certezas. Mas, a reação dos conservadores de sempre, com seu ódio à espécie humana, ajudam a recolocar as melhores convicções de justiça social em seus lugares.
O caso invadiu a grande mídia, principalmente sua parte jornalística. As manchetes não poderiam ser menos apelativas. Algumas até exigindo justiça com as próprias mãos. Mas, mesmo os veículos que fazem questão de manter a pose de moderação e racionalidade não
escondiam o desejo de atingir um único alvo: o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Mais especialmente, o artigo que impede de responsabilizar criminalmente jovens com menos de 18 anos.
É verdade que muitos deles entrevistam especialistas que defendem a manutenção do ECA. Mas, não se trata disso. O problema principal é por que a discussão de um crime como esse, por mais terrível que seja, precisa ter como réu principal o ECA? Afinal, existem muito outros
elementos a serem debatidos num caso assim. Os jornais falaram em ausência de policiamento no local. É só comparar com o policiamento nas áreas nobres da zona sul da cidade. Bairros como Leblon e Ipanema estão entra os mais policiados do mundo. Dificilmente uma situação dessas ocorreria lá com o mesmo resultado assustador. Por outro lado, não se discutem as razões por que a maioria dos envolvidos em crimes desse tipo são jovens negros e pobres. Ao contrário, isso é dado como natural. É pobre, é negro, é criminoso. Esta é a linha de raciocínio que impera no tratamento da grande imprensa sobre a violência urbana.
Se alguns jornalistas não afirmam tal coisa, seu silêncio sobre a situação dos bairros pobres das grandes cidades é suficiente para deixar que a emocionada reação popular o faça.
Falando em emoção, esta é o que não falta na abordagem feita pela grande mídia. Se é justificável que pessoas comuns se emocionem, se revoltem, em casos assim, jornalistas, colunistas e outras pessoas remuneradas para trabalhar com informação não deveriam fazer o mesmo.
O Jornal do Brasil, por exemplo, chegou a estampar as fotos de acusados pelo crime, perguntando: “O que eles merecem?” Não é difícil imaginar o autor da manchete com os dentes cerrados e as veias do pescoço saltando de raiva. Mas não é só isso. O capítulo do dia 9 de fevereiro de “Páginas da Vida” mostrou três freiras lendo a notícia e caindo de joelhos, para, em prantos, rezarem um “padre-nosso” e uma “ave-maria”. Num clima assim, não é difícil que se noticie em breve um linchamento em alguma parte da cidade e que tenha negros pobres como vítimas.
Outra afirmação bastante repetida pela grande mídia e por muitos especialistas que ela entrevista é a de que a existência do ECA deixa impune aqueles que cometem mais crimes. Esta afirmação dificilmente é contestada. No entanto, ela é falsa. É só fazer o que a grande mídia faz toda hora com outras informações, como o índice da inflação, os juros e a cotação do dólar. Olhar para os dados.
Em 2002, pesquisa feita em prontuários de internos da Febem, de São Paulo, mostrou que os crimes contra o patrimônio, como roubos e furtos, são a grande maioria. Eram 71,4%. Ainda em 2002, temos as pesquisas feita por Ilanud/SP, Unicef e Departamento da Criança e do Adolescente do Ministério da Justiça. Elas dizem que os adolescentes infratores são responsáveis por apenas 10% dos crimes cometidos no Brasil. E mais: de cada 100.000 adolescentes, só 2,7 são infratores, enquanto, em cada 100.000 adultos, 87 são infratores (Artigo “Apostando no pior”, de Julita Lemgruber, O Globo, de 18 de março de 2002).
Em julho de 2005, a revista Fórum publicou dados da Frente Parlamentar pela Criança e Adolescente, da Câmara dos Deputados. E eles dizem que apenas 10% dos delitos envolvem jovens menores de 18 anos. Destes, cerca de 73% são infrações contra o patrimônio, enquanto apenas menos de 2% são crimes contra a vida.
Mas, aceitemos o debate sobre o ECA como o principal. A grande maioria das argumentações vai no sentido de que o Estatuto impede a punição de criminosos menores de 18 anos. Em primeiro lugar, tais argumentações fazem supor que o ECA vem sendo aplicado integralmente.
No entanto, isso não é verdade. O Estatuto prevê, por exemplo, a garantia de escola, lazer, informação e cultura para todas as crianças e jovens, entre outras medidas de caráter preventivo, e não repressivo. É possível afirmar que isso vem sendo cumprido em alguma grande ou média cidade brasileira? Claro que não.
Por outro lado, não é verdade que o ECA não preveja a detenção de menores. Para casos mais graves, é possível manter o infrator em reclusão por até três anos. Claro que esse período de internação serve para tentar recuperar o infrator e não para fazê-lo passar por castigos pretensamente equivalentes a suas maldades, como querem muitos redatores de manchetes jornalísticas. Mas, de resto, todo o sistema de prisões tem esse objetivo. O fato de que não funcione assim, mas só piore a situação dos detentos mostra que apenas aumentar o lado repressivo do ECA não é solução. Significa continuar apostando nas unidades do tipo Febem, que transformam jovens ladrões em especialistas em violência, com dependência de drogas e bons recrutas para o crime organizado.
A morte do menino foi trágica. Tragédia maior é ter servido para que a grande mídia voltasse à ofensiva contra os direitos de crianças e adolescentes. Certamente, muitos de seus gerentes esperam mais alguns episódios parecidos para continuar amaldiçoando o futuro da juventude pobre e negra do país.
Voa Mídia Vigiada
13 pitacos:
Valdir Rossi comenta...
o menor é maior para matar, estrangular, roubar, furtar, achincalhar a sociedade, e não pode ser responsável pelos seus atos assassinos e cruéis......
"vá lamber sabão" como diria a mãe destes assassinos.............
acho até, que a pena de morte para estes monstrinhos, é pouco.....
deviam punir seus familiares também, se possível ao detectar
os responsáveis pela conduta cruel dos filhos e condená-los à morte também.......
agora, misturar inoperância política, safadeza e roubalheira destes, com a monstruosidade que esses pequenos demônios teem demonstrado no dia a dia, é um absurdo........................
acho até, que o Lulla, e demais governadores sem distinção nenhuma, deveriam ser condenados à morte, junto que estes possessos criminosos.......................
talvez esteja na hora de se fazer uma limpa neste país, tanto na população carcerárea quanto na população política..............
pena de morte para ambos e com crueldade se possível for.........
Ô seu Valdir! O Sr é Advogado e falando tanto besteira, dá mesmo para questionar o nível das faculdades que vivem dando títulos a esmo!
Você é um cara frustado mesmo não é?
Frustado com a vida, com o Lula, com o Procon, com a justiça e principalmente com a Dona Lei!
O Sr. que se diz um homem de Deus não deve ficar escrevendo comentários tão xulos e com tamanha mediocridade!
Tá faltando focalizar o lado bom e positivo!
Para mim e outros milhões de brasileiros que viviam a margem desta sociedade hipócrita e gananciosa representada por cidadãos como o Sr., te garanto que a vida melhorou! Pra ter uma idéia antes no máximo eu andava de TCCC hoje viajo com a família em minha Scenic 2004, que paguei com meu trabalho. Estou trabalhando da mesma forma com o triplo de renda e sem aumento nos meus gastos com alimentação e vestimentas!
Se a sua margem de lucro diminuiu, e hoje está lhe faltando criatividade para os negócios, apoio político e amor!
A culpa não é do LULA meu filho!
Acorde amanhã mais cedo e vá trabalhar com mais otimismo e principalemte esta lhe faltando aquela força da filosofia Cristã que deves conhecer, perdoar para ser perdoado, aquele que cultiva o ódio, colherás a coléra, e maldições, e o resultado será derrotas e mais sofrimento!
quem avisa amigo é!
Os direitos humanos da criança que foi morta ninguém vê?
E este Valdir Rossi se acha cristão (com c minúsculo, claro!!!)
Lula não é governador, ô!!!! Lula é GOVERNANTE!!!!
E o tal valdir, se acha!!!!!
A questão delle (valdir) é o ÓDIO das esquerdas e do Lula, que pensam em POBRES.
Se elle (valdir) e outros como elle pudessem, matariam TODOS os pobres do mundo!!!!
Ainda bem que vocês NÃO podem. Assim, proliferaremos e vamos DOMINAR o mundo, seu asqueroso!!!!!
"cristãos" como o senhor, devem mesmo é morrer à míngua!!!
Veja bem que eu não estou falando em te matar. Ao contrário, estou querendo dizer que, você morrerá por si só, pois tanto ÓDIO em seu coração irá matá-lo de câncer ou de uma doença qualquer, pois pessoas NEGATIVAS puxam a morte para si mesmas, ninguém precisa puxar o gatilho, nem mesmo um menino destes, abandonado por esta sociedade como o senhor, tão EGOÍSTA e HIPÓCRITA (como aquela citada na Bíblia: "SEPULCROS CAIADOS"...!!!!
Valdir p/ a qpninha.......
querida, eu acho que vc melhorou de vida por esforço próprio......
Você poderia me explicar aonde e como o Lulla lhe beneficiou no seu trabalho........?
Se andas agora de Scenic 2004, com o triplo de renda no bolso; com certeza não foi a bolsa esmola do Lulla; nem com os combustíveis baratos, pois estes subiram como sempre; os vestuários continuam com os preços nas alturas como nunca; e somente a cesta básica de alimentação, foi a única coisa que não subiu, e não foi por méritos do metalúrgico presidente, mas sim, do mercado internacional de alimentos que produziu muito, desdenhando dos nossos produtos, como sempre acontece neste país de 3º mundo, desprezado pelo G-7......
os juros nos últimos 4 anos, ficaram altíssimos..........
logo, estou começando a deduzir, que se vc melhorou de vida, ou foi por seu esforço próprio, ou arrumou algum "jeitinho made in paraguai/ou sonegação/ ou corrupção/ou alguma maracutaia
das grossa, etc. " para ganhar algum extra e melhorar de vida...........................
Sou Advogado formado na UEM, do início ao fim - do 1º ao 5º ano, incluindo os estágios - tá bom prá você ou quer mais.......
Não sou nada frustrado com a vida, minha cara.....
sou sim, intrigado com a cara de pau, com a desonestidade das autoridades, com os desleixos com os mais pobres e desvalidos da vida nacional.......
se isto for frustração, acertou em cheio.....
mas se refere-se ao meu patrimônio particular, errou em cheio minha cara e próspera petista....... que deve ter se arrumado com uma boquinha junto ao PT e gang, para melhorar de vida......
tenho a minha vida financeira estável e tranquila, mas, porém, contudo, não sou vadio e nem vagabundo, para ficar desprezando os bens que Deus me deu.........
Luto por eles e por meus ideais, a cada dia desta vida, e procuro não perder nem 1 minuto, no ócio ou na vagabundagem...........
entendestes minha emergente gabola..........................
o sol e o sal, tem para todos....
não se preocupe, o seu ou o meu sucesso ou fracasso, em nada vai mudar o mundo, pode quanto muito, mudar o nosso mundinho e mais nada..........!!!!
Quanto à frustração com o Lulla, Procon, com a Justiça e com a aplicação da lei, sou incisivo e inconformado, porque acho uma hipocrisia sem fim, esses fulanos e beltranos que deveriam honrar seus compromissos sociais, morais, cívicos, e de ofíco;
enganarem, tripudiarem, mentirem, arquiterarem planos mirabolantes e falidos, afanarem dinheiro do povo descaradamente, não trabalharem o que deviam e ganham para tanto, e muito menos, cumprirem com àquilo que prometeram, foram guindados para tanto e propagaram anos à fio, levando toda uma nação ao engano e à desfaçatez e a mentira deslavada........................
Sou a favor da pena de morte para bandidos e autoridades safadas.....
ou queres tirar o meu direito de opinião também..........
( se bem que a maioria dos petistas, são ditadores, logo, vc não deve fugir à regra)............
sou cristão, mas não sou nem cego, nem burro, e nem bobinho da corte.......
..........quanto a perdoar meus inimigos, até por força da minha ideologia cristã, tenho que perdoá-los obrigatoriamente uma vez por mês, para poder me alimentar da Santa Ceia do Senhor/YHWH em memória do meu Salvador Jesus Cristo..........
e finalizando,
medíocre: é aquele(a) sujeito que está na / ou abaixo da / média social, intelectual e financeira do país..............
e,
chulo( e não xulo), é aquilo que é usado pela ralé......
entendeu minha querida primata.....
continuado p/ qpninha.......
não precisa me avisar de nada não, pois com certeza, minha amiga, tu não és.....................
Valdir
ao bobão anônimo das 00:58 hs.....
carrrrmaaa nêgo...!!!!!
tá neeervoooosuuu toma maracujina que te acarrmaa logu, logu, viu fiu !!
Eu amo todos os meus semelhantes criados por Deus, indistintamente, independente de raça, credo, opção política, situação financeira, social ou intelectual..............
Eu odeio a HIPOCRISIA SOCIAL, MORAL, POLÍTICA, FINANCEIRA, RACIAL, DE CREDO e por aí afora...
A Hipocrisia impera neste mundo.
E isto eu não aceito e não suporto...................
Pior do que o Lulla, foi o Jango, o João Figueiredo, e principalmente o Sarney..........e estes eram ricos, cultos, e poderosos........................
Não discuto atributos intelectuais e financeiros do Lulla, mas sim, suas falácias, mentiras e enganos de 20 anos de blá blá, blá e agora no poder, vê-se , tudo mentiroso e com planos ardilosos de perpetuação no poder, pelo poder....
dar esmolas ao povo, resolve por um pequeno momento, mas a vida e a sociedade, é muito mais do que isto, e é a longo prazo que se constói uma nação e se educa um povo...................
Asqueroso - que é quem causa nojo, enjôo, náusea, tédio, repugnância -na minha opinião É VOCÊ, E COM TODOS OS ATRIBUTOS NECESSÁRIOS PARA O EXERCÍCIO PLENO DA NAUSEABUNDA DEFINIÇÃO...........
Sou negativo, com negativos como tú, que defende criminosos e monstros endemonhiados, que arrastam uma criançinha de 6 anos presa por um cinto de segurança, com se fosse um bibelô, esfacelando sua cabeça, seu corpo,
sua alma e a de seus familiares, por longos 10 Km, sem dó, piedade, amor ao próximo e cristandade......
Você, na minha opnião, deve ser igualzinha a esses marginais assassinos de crianças......
vá se tratar com algum psiquiatra especialista em doenças congênitas da mente e da alma.................
Eu prego a palavra de Jesus Cristo, que gera vida, prosperidade, abundância e amor.....agora, não espere de mim, benevolência e paciência com loucos morais e sociais............
Egoísta deve ser vc, que com certeza nunca foi ao um hospital, presídio, favelas, orar e levar a palavra libertadora de Jeová Rafáh, de Jeová Nissi, que é o que interessa nesta vida e na vida após a morte.....
fique com Deus, e vá tentar amaldiçoar as suas coisas, seu profano e tolo .............
porque maldição sem causa, volta para o amaldiçoador.............
qpninha, o termo correto é: mau educado, pré-conceituoso, ignorante (de ignorar mesmo e se achar o dono da verdade), boca suja (apesar de pedir perdão uma vez por mês, mas, parece que recarrega no mês seguinte, hahahaa), entre outros adjetivos... Faça como outros do blog, ignore... E bem vinda com suas opiniões...
valdir diz.......
o problema é que a verdade incomoda mesmo...........
ela dói num primeiro momento, mas constrói no futuro......
defender menores criminosos e assassinos de crianças, é o fim da pecada; você deveria levá-los para à sua casa, colocá-los para dormir no quarto junto aos teus filhos, e conviver com eles no dia a dia............. seu bondoso de araque e de blogs.....
a vida não é novela não, a realidade é outra..............
ao anônimo das 11:12hs......
mas tem um diferença entre mim e você......
eu me identifico e defendo as minhas opiniões.......
você se esconde no anonimato para tentar ofender os leais e de peito aberto.......
qpninha, analise qual conselheiro deves ouvir....?
um verme covarde anônimo ou um cidadão que dá a cara para bater sobre questões polêmicas....?!
e mais uma, se me ignorasse como disse, nem leria minhas opiniões, quanto mais se meter nelas........
medíocres e hipócritas, existem até no anonimato.....
fique na paz se puderes.......
Valdir
P.S.- eu quiz causar polêmica neste assunto, porque a maioria das pessoas, ouvem mas não escutam, vêem mas não exergam, falam mas não dizem nada.....
entendeu.....
vá estudar um pouquinho de psicologia para que possas ter nível cultural para opinar em determinados assuntos e divergir com determinadas pessoas.........
Gente! O Sr.Valdir é louco mesmo!
Daqui a pouco ele vai dizer que é a encarnação de NabucoDonozor!
Para Vc não precisar pesquisar me refiro aquele Rei da Babilônia que sonhou em fazer a própria estátua de ouro gigante para o povo adora-lo e foi punido por Deus!
Em nosso tempo os reizinhos Nabucodonozores são punidos pelos homens mesmo!
Huahauahua!
Viche!!!!! O "home" tá com o Demo!!!!!
Valdir contra ataca...........
qpninha e anônimo das 21:55 hs.....
O que mais me agrada neste blog, é ver atitudes como a de vocês.......
Como diria o Rigon..." eu si divirto"....................
Como vocês são hipócritas e non senses....
viche, como disse o acéfalo anônimo das 21:55....
Mas não tem nada não...
para uma terça feira de carnaval em fim de tarde e noite, e quarta feira de cinzas, já me deliciei à vontade com a " moral e o bom senso" dos nobres colegas deste blog....
vocês são demais.....
como são inteligentes....
como são bonzinhos.......
como são equilibrados....
como são cultos..........
como são cívicos.........
como são exemplares......
como são demais do demais......
aprendi muito com vocês........
já xeroquei suas opiniões e vou dá-las nas minhas aulas de mestrado para meus alunos................
Nabucodonosor se escreve assim... e não assim = NabucoDonozor ......
ou voce está pensando que ele se chamava Nabuco Do Nozor....
não é sobrenome não, é só o nome dele mesmo, o qual deveria ser seu sonho de vida e sua inspiração....
Foi um grande homem de Deus, e muito usado por Jeová, a favor da Obra de Deus na terra, sem porém, após ter sido provado para reconhecer que Jeová é o único Deus. (=ler o livro do profeta Daniel até o capítulo 5, que conta a história do seu Nabuco Do Nozor e o bíblico Nabucodonosor).........
e para terminar, como sou reizinho dos novos tempos, e já entendi que Jeová é o único Deus, estou numa boa, e na fase da colheita das bençãos advindas diretamente do reino dos céus..............
assinado.......
Reizinho Valdir 2ª fase.........
(=pós reconhecimento da plenitude de Deus sobre os homens e sobre a terra ).......
Postar um comentário
Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.