11.2.07

O morador de rua e o comerciante

Semana passada alguns órgãos de imprensa de Maringá deram destaque a uma ocorrência envolvendo um morador de rua de 20 anos, usuário de crack e acusado de tentar roubar um homem. Seu nome foi estampado nos jornais, falado em rádio e televisão. Ele mora no túnel do Novo Centro, a mulher estaria grávida de 7 meses. Antes de ser preso, foi surrado por populares.
No mesmo dia, na Zona 4, um rapaz envolveu-se num acidente de trânsito e fugiu. Foi perseguido e reagiu disparando vários tiros. O motorista é filho do dono de uma poderosa joalheria. Nem todos os veículos de comunicação deram a notícia e nem todos os que deram disseram o nome do comerciante preso. Ressalto o Maringá Urgente, apresentado na RTV Canal 10, que deu todas as informações. O ex-deputado Pinga Fogo, no programa de maior audiência, preferiu não dar a notícia completa. Dos jornais, apenas o Jornal do Povo deu a notícia completa.

7 pitacos:

Anônimo,  16:54  

Quando o leitor começa a cancelar assinatura não é por menos. Antes, a ditadura das armas impedia matérias. Hoje, a ditadura financeira cala as redações. Uma vergonha! Confirma que o jornalismo que se ensina nas faculdades não o mesmo que se aplica nas redações. Quem tem diploma, levanta a mão (para o alto, claro).

Anônimo,  17:28  

Maringa, Maringa, que vergonha! Voces que acham que a Carta dos Direitos Humanos protege bandidos, que bandido bom é bandido morto, que o Estatuto da Criança protege delinquentes de rua, e ai?
Voces achavam que bandidos eram so os pobres, mas sao voces que nao sabem que mesmo apos a exterminaçao de todos os pobres, sao os bandidos que voces criaram dentro de casa, na maciota, com toda proteçao e impunidade, com regalias de principes infaliveis..., sao estes bandidos que voces terao que exterminar, antes que eles o façam. E vai ser dificil reeduca-los quando voces ja estiverem envelhecidos, depois do exemplo que vocês deram com os pobres, sem voz e sem vez.

Anônimo,  18:24  

E O JORNALISTAQUE ESCREVEU ESTAS LINHAS TBÉM PARECE NÃO TER DADO A NOTÍCIA, UMA VEZ QUE DEU NAS ENTRELINHAS.

Anônimo,  18:36  

Rigon, parabéns pela divulgação da informação. Este tipo de comportamento da mídia infelizmente continuará e é uma forma de desvalorizarem as pessoas pobres e excluídas por parte dos ricos e dos proprietários dos meios de comunicação social. Ainda bem que há jornalistas – a seu exemplo – que divulga situações como as ocorridas contra o morador de rua e escondidas por jornais escritos e programas falado (rádio) e televisionado, a favor do comerciante. A mídia – inclusive pessoas que a representa – deveria ser penalizada por divulgar informações visando prejudicar uma classe social – neste caso a classe pobre – ou destorcendo em favor de grupos sociais de melhor poder aquisitivo. Direitos iguais para todos...

Anônimo,  22:38  

Caro Rigon,

Quem dera que esse fosse um fato isolado. Veja os presídios do país. Não precisa ir longe. Procure por brancos e ricos e nos presidios de Maringá e Sarandi.

Eles estão superlotados, na maioria por negros pobres e alguns brancos pobres.

A penalidade só se aplica a eles.

E os políticos? Quantos são penalizados?

A mídia é apenas a representação dos tribunais brasileiros, onde só se julga que é pobre.

Como bem indicou a segunda matéria do fantastico desse domingo, vivemos em tempos em que os "invisiveis" e excluídos da sociedade estão criando regras de condutas paralelas próprias, pois as regras que deveriam ser comuns a todos da sociedade só privilegia quem tem dinheiro.

Os moradores de rua, os aliciados pelo tráfico, os dependentes quimicos que vagam nas ruas da cidades já não levam em conta as leis e as regras; que na verdade são apenas uma ilusão que muitos de nós inistimos em acreditar.

Do mesmo modo essas "nossas" leis e regras ilusórias não são mais levadas em contas pelos "bandidos" ricos, os filhinhos de papai, os magnatas políticos da sociedade. Eles também têm suas leis próprias.

Somos reféns desses dois grupos. Enquando não enterdermos isso, não tomaremos conta da dimensão do perigo que nós e nossos filhos corremos.

Maria Newnum

Anônimo,  09:24  

Não sei se é da Golveia.
vou procurar saber pois voce também não dice nada Regão

Anônimo,  10:22  

E o caso daquela mulher que no fim do ano passado atropelou pessoas na regiao da av tiradentes e forum, ninguem fala mais nada.....

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima