2.2.07

Coluna do Francês (sábado)

Troca-troca na Prefeitura
Surpresas ontem à tarde no Auditório Hélio Moreira, lotado para prestigiar a posse dos três novos secretários municipais. Foram empossados Walter Guerlles (Transportes), Walter Progiante (Seduh) e Sidnei Telles (SSP), mas também foram anunciadas substituições e novos nomes para compor o governo local.

Demissões
O prefeito anunciou pessoalmente, e com muitos elogios, as demissões dos secretários Paulo Trisóglio (Fazenda) e Benivaldo Ramos Ferreira (Administração), ocorrida uma hora antes da reunião.

Fazenda
Paulinho será substituído pelo ex-prefeito de São Jorge do Ivaí, José Luiz Bovo, um dos atuais "super-secretários". Experiente (foi prefeito três vezes), além de competente Bovo tem uma qualidade interessante: quando precisa é capaz de falar, explicar e não se fazer entender.

Negociador
Bovo é tão habilidoso nessa algaravia que chegou a desesperar sindicalistas do SISMMAR durante aqueles longos e encontros com a administração para discutir salários, greve, etc.

Prestigiado
Diniz Afonso, que ontem deixou a Secretaria de Serviços Públicos, vai substituir a interina Lídia Maróstica na Secretaria do Meio Ambiente e Agricultura.

Subindo
E para o lugar de Benivaldo Ramos Ferreira, ascende o diretor e braço direito do vice-prefeito Carlos Roberto Pupin, Gilton Domingos Bonneau. Ele já foi inclusive diretor do SAOP.

Segunda vez
O vereador Walter Guerlles também será secretário pela segunda vez em dois anos.
Já foi titular do extinto Saop e agora assumiu a Secretaria dos Transportes. Mas o campeão de mudanças no atual governo continua sendo Valdir Pignata: que já foi chefe de Gabinete, secretário de Transportes e agora comanda o Procon.

Duas secretarias
Interessante observar que o arquiteto Guatassara Boeira é o único secretário que já "perdeu" duas secretarias na atual administração. "Perdeu" a de Transportes que aglutinava com a Seduh, e ontem esta última.

Importância
Mas segundo o prefeito Silvio Barros, Guatassara tornou-se uma figura importantíssima para sua administração. Vai implementar projetos e buscar recursos externos para grandes obras. É um trabalho que precisa ser feito neste ano, para realização imediata ou em 2008.

Novidade
Outra informação inesperada durante a reunião, foi a nomeação do advogado, rotariano, Zanoni Luiz Fávero, para comandar a Controladoria do Município, a chamado "KGB do Silvio", um órgão que trabalha para descobrir problemas, falhas, buscando soluções definitivas.

Indicação
Zanoni foi uma indicação do Observatório Social da SER - Sociedade Éticamente Responsável - um grupo de ex-auditores, contadores e advogados aposentados que examina contratos, licitações e contas municipais na busca de irregularidades.

Erros
Esse grupo já descobriu barbaridades e descuidos que dilapidam o dinheiro público. As descobertas foram comunicadas à administração municipal, com posterior cobrança de providências e até de responsabilização de funcionários descuidados ou desonestos.

"Empréstimo"
O presidente da Câmara Municipal, John Alves Correa, também falou e disse da satisfação do Legislativo em "emprestar", pela segunda vez, o "extremamente competente" companheiro e vereador Guerlles ao Executivo, para o bem de Maringá.

Agradecimentos
O prefeito aproveitou a cerimônia também para agradecer o trabalho do vereador Dorival Dias como seu líder na Câmara. Destacou-o como colaborador extremamente importante.

No aguardo
Enquanto isso não foi ontem, apesar de prazo pedido, que o prefeito recebeu o "sim" do vereador Mário Hossokawa, convidado para ser seu líder na Câmara, em substituição a Dorival Dias.

Costura quase impossível
Há um obstáculo complicado de ser transposto para concretizar essa parceria: o prefeito está sem partido. E o vereador é filiado ao PMDB, partido do governador Requião que é aliado do PT, principal rival da atual administração municipal.

Possibilidade
Volta à baila, então, o nome da vereadora Edith Dias. É Ricardo, Cida e Silvio até debaixo d'água e tem qualidades como companheirismo e combatividade.

Cobranças
Observação digna de registro, que demonstra quão difícil e intenso é o trabalho de um secretário municipal: antes mesmo de ser empossado, Walter Guerlles já recebia um envelope com cinco pedidos do vereador Odair Fogueteiro; outro de Humberto Henrique, que declarou deferido.

Observações
Apesar das convincentes explicações do prefeito Silvio Barros sobre a necessidade de mudar o secretariado que o acompanha desde a campanha que o elegeu, muitos políticos e empresários presentes à cerimônia de posse mostraram algumas alterações de opinião e de humor.

Inesperado
Estavam presentes para prestigiar amigos que seriam empossados como secretários.
Não esperavam a demissão dos secretários Paulo Trisóglio e Benivaldo Ramos Ferreira, dois maringaenses queridos, antigos, conhecidos de toda a comunidade.

Sensibilidade
Politicamente - e é claro que há opiniões divergentes - seria muito mais inteligente manter a cerimônia no clima de posse, de conquista, de ganho e confraternização.

3 pitacos:

Anônimo,  12:26  

Coluninha


Por que não discute os temas e problemas que afligem a sociedade arigaense ao invés de ficar jogando confete nas ações despopositadas deste prefeitinho perfeitinho ?

Anônimo,  13:07  

Se esse tal de BOVO é tal competente, porque estava desempregado?
Conversa fiada nessa coluninha sem vergonha...

Anônimo,  16:56  

Natali,
para uma pessoa que se diz ensinadora de crianças escrever despopositadas ao invés de despropositadas e aringaense ao invés de maringaense, é fim do túnel, acho melhor você voltar a estudar, parece que você já está chegando na segunda infância, até desaprendeu a escrever...
kkkkkk

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima