14.2.07

Coluna do Francês (quinta)

Reunião sobre insegurança
A reunião promovida pela Associação Maringaense de Imprensa para discutir os problemas de insegurança pública em Maringá levou mais de 60 pessoas à Câmara Municipal. Estavam presentes três prefeitos, vereadores, juiz, promotor, delegado de polícia, representantes das associações de bairros, do Conselho de Segurança e de outras entidades.

Trabalho
A reunião começou pouco depois das 15h e foi encerrada exatamente às 18h pelo presidente da AMI, radialista Geraldo Irineu, depois de muitas participações ao microfone, com reclamações, sugestões e denúncias sobre o visível aumento da insegurança em Maringá e região.

Falta
Aspecto negativo da reunião: ausência das chefias da 9ª. Subdivisão Policial e do 4º. Batalhão de Policia Militar. O delegado-chefe e o coronel são as autoridades que os presentes queriam ouvir e quem sabe, criticar.

Sistema
Os prefeitos de Maringá, Sarandi e Paiçandu falaram e reclamaram. Silvio Barros II fez questão de salientar o trabalho que realiza para implantar a Guarda Municipal, tarefa delegada ao ex-vereador Paulo Mantovani.

Crítica
O presidente da AMI, Geraldo Irineu, deplorou a ausência das autoridades diretamente responsáveis pelo policiamento de Maringá e região. Para ele, de certa forma isso reflete o que enfrentamos na área da segurança: os problemas são locais, mas o comando da polícia está ausente e distante, em Curitiba.

Só propaganda
Ao microfone, um líder comunitário cobrou a presença de policiais nos bairros, conforme foi prometido pelo governador Roberto Requião, quando do anúncio do Projeto Povo: "Até agora está tudo só na conversa. Nos bairros é que a polícia não aparece".

Guarda
Para o prefeito Silvio Barros II, a Guarda Municipal, que será implantada aos poucos porque não tem como contratar, não resolverá os problemas da segurança.
Será apenas uma força auxiliar, mais voltada para a proteção dos próprios públicos.

Gente suspeita
O prefeito também disse não ver solução para o problema representado por flanelinhas. Fez pesquisas, contatos com UEM, Conseg, Sasac e o que ouviu é que não há solução à vista.

Recursos
Em conversas paralelas durante a reunião ficou patente que o problema da insegurança só poderá ser resolvido com efetivo policial que a PM e a PC não têm em Maringá. Um exemplo: Maringá só pode contar com 26 PMs para policiá-la dia e noite.

Ausência
Outro exemplo: o distrito de Floriano não tem um único PM de Maringá.
Ocasionalmente é servido por PM "emprestado" por Floresta. E esse município e Itambé contam com apenas 4 policiais militares - 24 horas por dia - para fazer de conta que dão segurança às suas populações.

Vereadores
Os 15 vereadores de Maringá participam de duas sessões nesta quinta-feira. A primeira, a partir das 8 horas, para escolher os membros das quatro comissões permanentes na Casa. A fórmula de escolha é o consenso. Se não der, votação.

Pauta
Na parte da tarde, a primeira das 76 sessões ordinárias previstas para este ano.
Com vinte itens e a presença dos vereadores que assumiram os lugares de Walter Guerlles e Edith Dias: Umberto Becker e Norma Deffune Leandro.

De volta
Becker assume pela segunda vez na atual legislatura. Norma Deffune (PP), vai legislar pela primeira vez. Mas é uma política experiente de várias campanhas, além de ter sido diretora do Instituto Estadual de Educação e secretária de Educação do Município.

Lei e ordem
Anteontem e ontem o presidente John Alves Corrêa reuniu chefias e CCs da Câmara
Municipal para falar sobre o trabalho do ano que começa agora. Os itens em que mais insistiu: tudo deve ser feito dentro da lei, jornada de trabalho e horários deverão ser cumpridos à risca.

Parando
John também voltou a lembrar que está parando na política como vereador.
Considera que foi muito e injustamente criticado e perseguido: "Como isso acaba se refletindo na minha família, em 2008 devo parar. E até lá manterei as contas da Câmara como agora: certinhas e sem reparos".

Conselho
Foi ontem às 18h na Prefeitura a eleição e posse da nova diretoria do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá. Com Wilson de Matos Silva na presidência e Ariovaldo Costa Paulo na vice, com certeza o Codem vai mostrar trabalho.

Logro
Como está propondo entregar 7 trechos de rodovias federais para empresas pedagiadoras, o Governo Federal vem agora com um remendo anestésico para a ferida que criou: divulga desde ontem na imprensa, que "as tarifas terão redução de no mínimo 20%".

Tática
Tenta dessa forma, incutir a idéia de economia na cabeça dos futuros pagantes.
Quando na verdade o que está promovendo é mais uma cobrança para a conservação das rodovias que já pagamos através de outros impostos.

Maioridade penal
O Congresso não vai conseguir diminuir a faixa da maioridade penal para que possam jogar na prisão os menores responsáveis por crimes hediondos. Mas os governadores estão conseguindo ampliar o limite de detenção para menores de idade que cometem crimes dessa natureza. O objetivo é segura-los em prisões especiais durante oito, até dez anos, mesmo depois que completem os 18 anos.

5 pitacos:

Anônimo,  09:33  

Essa coluna é uma piada...
O jhon vai parar na política? É bom parar mesmo antes ele pare trás das grades...

Anônimo,  10:13  

Jonh vai manter as contas certinhas ...
Huuuuuuuuuuuuuuuum!
Me engana que eu gosto!

Anônimo,  12:47  

Toda XXXXX tem que ter um portavóz. Fora com ele Rigon.

Anônimo,  14:29  

Está noticia de que o John está parando com a política , nos faz lembrar da eleição da Câmara. John disse o tempo todo que não era candidato e na última hora foi.
Dizer que não será candidato em 2008, nem a 'velhinha de Taubaté' acredita. Como ficam os empregos dos irmãos, amigos, parentes etc. Só que a justiça se fizer e ele for realmente condenado e tiver os direitos políticos suspensos.
Caso contrário é candidato e possivlmente continuará sendo Presidente da Câmara, principalmente se o Prefeito for reeleito, ou for a Cida.
John é um patrimônio político de Maringá e não vai deixar essa 'boquinha' assim sem mais nem menos.
Boa Francês: Esperamos que o Jonh continue mantendo as contas 'certinhas' certinhas...., Imagine se tivesse alguma coisa de errado......

Anônimo,  18:08  

Quanto aos prefeitos de Maringá, Sarandi e Paiçandu irem ao super debate sobre segurança do Geraldo Irineu, não fizeram mais do que obrigação pois as três municípios estão arruinados pelos buracos e matagais no perímetro urbano.

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima