10.2.07

Coluna do Francês (Domingo)

Novo secretário
Pelo andar da viatura o Paraná terá novo secretário de Segurança Pública já no mês de março. Ocorre que titular do cargo, Luiz Fernando Delazari, é promotor e o Conselho Superior do Ministério Público negou pedido de prorrogação de seu afastamento por mais um ano.

Penalidade
Se não retornar ao MP até o dia 3 de março, Delazari será enquadrado por abandono de cargo, podendo sofrer desde advertência inicial a suspensão da função por prazo indeterminado, além da perda dos vencimentos recebidos como promotor.

Vencimentos
Se Delazari optar pela lógica, carreira de promotor, estará optando por um salário em torno de R$ 21 mi. Se optar por continuar secretário, vai receber mensalmente pouco mais que a metade, cerca de R$ 11 mil.

Pressão
O atual secretário é alvo de críticas pesadas porque durante sua gestão o setor a segurança pública piorou a olhos vistos no Paraná. Somando-se às críticas, ele não continuará secretário porque com a diferença de salários, estaria praticamente comprovando que há “caixinha” e que ele se locupleta dela.

Tiroteios
Enquanto a coisa não se resolve, tiroteios e perseguições e tiroteios, em pleno dia, estão se tornando comuns nas grandes cidades do Paraná. Curitiba teve dois casos em 24 horas; Londrina três casos durante a semana. Inclusive com corrida, acidentes de carros e troca de tiros entre bandidos e policiais.

Incomum
E quando bandidos trocam tiros com a polícia, em pleno dia, é que são perigosos, não respeitam a polícia e geralmente estão drogados. Essas reações, cada vez mais freqüentes, não eram comuns no Paraná. Se atiram na polícia, o que não são capazes de fazer com as vítimas!

Falhas do Estado
Segundo análises de especialistas, mais de 90% das ações criminosas estão relacionadas com drogas. Como os governos não conseguem atacar esse problema, recuperar os drogados, a criminalidade sobe em escala crescente de ações e de violência.

Chacinas
É um vaticínio terrível, mas logo começará a acontecer nas cidades do Paraná o que ocorre no Rio, São Paulo: massacres de famílias inteiras por vingança e disputa entre traficantes.

Produtor x torcedor
Agora que temos futebol em Maringá a Prefeitura precisa liberar a área externa do Estádio Regional Willie Davids nas noites de jogos. Na quarta-feira a Feira do Produtor atrapalhou a entrada para o jogo contra o Coritiba.

Prioridade
Que a Feira do Produtor é importante, merece um bom lugar, todos sabemos. Mas está errada a presença das barracas atrapalhando a entrada de torcedores e o estacionamento de carros em plena Vila Olímpica.

Sugestão
O problema é novo e precisa ser resolvido. Na quarta-feira o jogo da Copa Brasil, Galo x Noroeste, deverá atrair grande torcida. Muda-se a noite da feira, ou o dia, ou a feira de lugar. É a primeira jaca para a secretária de Esportes, Edith Dias.

Licença de 6 meses
Projeto de lei que tramita na Comissão de Direitos Humanos do Senado pretende aumentar de quatro para seis meses a licença-maternidade. Em troca da ampliação do benefício, as empresas que aderirem à proposta ganhariam benefícios fiscais.

Audiência
No dia 21 de março, o impacto da medida será discutido em audiência pública com empresários no Senado. O projeto da senadora Patrícia Saboya (PSB-CE), é baseado em proposta da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) para criação do Programa Empresa Cidadã.

Exemplo
O prefeito Silvio Barros II vai “bater ponto” ao chegar diariamente à Prefeitura. Um dos objetivos é dar bom exemplo aos servidores.

Novidade
Outro objetivo é mostrar o relógio biométrico, sistema sem cartão em que o funcionário é identificado pela digital do dedo indicador. O mesmo sistema implantado ano passado pelo presidente John Alves Corrêa, na Câmara Municipal.

Sem hora extra
Com certeza, se “bater” o ponto corretamente, o prefeito será o funcionário com maior horário de trabalho. Como todos os prefeitos, a jornada diária vai de manhã à noite. Silvio só descansa, mesmo, aos sábados, por motivos religiosos.

Funcionando
Designado diretor da Secretaria de Serviços Públicos, Vagner Múcio, um dos auxiliares mais próximos do prefeito Silvio Barros, conseguiu motivar os operários. É só observar o recente bom rendimento das equipes de varrição, coleta, limpeza, poda de árvores e grama nas avenidas, praças e ruas.

Cooperados
A Cocamar reunirá cooperados, amanhã às 15h30 na sua associação em Maringá. Será uma assembléia geral ordinária para discutir os resultados dos encontros realizados setorialmente, nos entrepostos da cooperativa.

Resultados
Apesar das frustrações de safras por três anos seguidos, intempéries, pragas e preços aquém do esperado, a Cocamar enxugou o quadro, promoveu desativação e entra em 2006 com todo vigor. As perspectivas são de redenção econômica para a Cocamar e associados.

Teimoso
Depois de recaídas e recuperando de intervenção cardíaca, o vereador Belino Bravin já sinaliza que não vai acatar prescrição médica. A ordem é para que descanse e se afaste de qualquer atividade física ou mental estressante, por um período de 120 dias.

Sem chance
Quinta-feira o vereador esteve na Câmara Municipal e disse que não há nenhuma chance para o seu afastamento: “Tenho de trabalhar, defender os interesses do meu povo. Se eu não vier aqui, as pessoas vão na minha casa”.

3 pitacos:

Anônimo,  21:28  

O Mucio está incentivando os funcionários ou está “prometendo-lhes” botá-los no tronco, caso não o obedeçam direito?

Anônimo,  08:19  

Francês, pelo visto vc não vai na feiro do produtor, na ultima (sabado de manhã) já havia uma faixa anunciando a antecipação para a terça feira.
Por favor não incentive a politico a ingerir nestas coisas pois só vai dar M_r__.

Anônimo,  12:46  

Eita coluninha sem CPF...
É foda, cada político, o Bravin quis dizer que o pessoal ta indo pedir assistência na cada dele? Isso não é novidade, todo mundo sabe que ele é vereador é assistencialista, quando deveria fazer projetos.

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima