24.1.07

Coluna do Ronaldo Nezo (quarta)

Medicina
A Uningá vai oferecer vestibular de Medicina. A informação está no site da instituição e foi dada em primeira mão no blog do Rigon. É uma grande conquista para a faculdade. Apesar disso, ontem, o pessoal da Uningá não demonstrou disposição para falar sobre a conquista.

Motivo
Há um motivo para que a Uningá evite o contato com a imprensa: a direção da instituição ficou, digamos, chateada com o fato de membros da imprensa divulgarem que a faculdade teria tido o pedido de implantação do curso de Medicina indeferido.

Informação
A informação de que o pedido do curso de Medicina teria sido indeferido foi divulgado há cerca de uma semana em alguns blogs e veículos de comunicação, depois que houve a publicação no Diário Oficial. Entretanto, a decisão do MEC teve que ser revista por força de liminar concedida pela Justiça à Uningá. Na prática, isso significa que a abertura do curso ainda pode ser revista.

Interesse
Caso a instituição consiga manter a decisão liminar e abrir o curso, Maringá poderá ofertar 140 vagas para Medicina – 40 pela UEM e 100 pela Uningá. Vale acrescentar que o Cesumar também tem interesse em oferecer o curso de Medicina na cidade. Funcionários do Ministério da Educação já estiveram no Cesumar para verificar a viabilidade de autorizar a instituição abrir vestibular para o curso.

Não gostou
Quem não gostou da autorização dada pelo MEC à Uningá foi o presidente do Conselho Regional de Medicina, Jorge Kemel Chamas. Ele colocou em xeque a capacidade de a instituição oferecer uma boa estrutura de ensino aos alunos. Chamas entende que pode haver problemas na formação dos futuros médicos.

Lixão
Maringá não tem aterro controlado. A opinião é do especialista no assunto, Generoso de Angelis Neto. Em entrevista à CBN, ele disse que é louvável a iniciativa da prefeitura de fazer mudanças no lixão. Porém, segundo ele, o local de destinação de resíduos sólidos da cidade ainda é um lixão.

Doutor
Generoso De Angelis Neto é doutor em Planejamento Ambiental de Áreas Urbanas e fez vários estudos sobre a destinação correta de resíduos sólidos. Com a autoridade de quem conhece, assegurou que um aterro controlado deve receber, no máximo, 30 toneladas de lixo/dia. O lixão de Maringá recebe 300 toneladas.

Local
Conforme o doutor Generoso de Angelis Neto, Maringá só terá um aterro sanitário quando conseguir um novo local. Ele destacou que é inviável dar a destinação e o tratamento adequado ao lixo coletado na cidade numa área que recebe resíduos há 34 anos.

Gasolina
A proposta de Hugo Chávez é maluca – como ele -, mas parece interessante. O presidente venezuelano quer cobrar preços diferenciados na gasolina. Ele não acha justo que quem dirige uma BMW pague o mesmo preço que o motorista de um Fusca. Atualmente, na Venezuela a gasolina custa cerca de R$ 0,08. Chávez quer cobrar mais caro dos ricos. Tem lógica.

Impressiona
O que impressiona é o preço da gasolina na Venezuela. Com o valor de um litro da gasolina brasileira é possível quase encher o tanque naquele país. O preço nas bombas em Maringá é R$ 2,49. Conta simples: um litro é igual a 31 na Venezuela.

Pena
O casal Estevam e Sonia Hernandez pode cumprir pena primeiro nos Estados Unidos para depois ser extraditado para o Brasil. Embora o governo brasileiro tenha feito o pedido de extradição dos bispos da Renascer em Cristo, em função de o casal ter residência fixa nos EUA, a Justiça americana pode pedir que Estevam e Sonia cumpram pena sob acusação dos crimes de “contrabando de divisas” e “não declaração” na alfândega.

Justiça
A prisão de Estevam e Sonia parece justa. O que mais me incomoda em relação ao casal é a exploração comercial da fé. Contudo, ainda penso que justiça maior será feita com por Aquele que é justo, perfeito e não se deixa enganar.

Futebol
Hoje tem Adap/Galo X Londrina. O jogo será em Londrina, às 21h45, e contará com transmissão da RPC. Se o time fizer bonito, o maringaense vai ter motivo para se orgulhar – afinal, além de garantir a liderança do campeonato, pode mostrar para boa parte do Paraná que a cidade voltou a ter bom futebol.

0 pitacos:

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima