Coluna do Ronaldo Nezo (quarta)
Condição
Embora o nome dele seja um dos especulados para o Ministério da Agricultura, o senador Osmar Dias disse que só aceitará o cargo caso a pasta deixe de fazer parte do segundo escalão do governo Lula.
Rural
A afirmação do senador foi feita durante entrevista ao jornalista Sérgio Mendes, no CBN Rural. Para Osmar, a agricultura tem sido tratada como tema secundário pelo governo.
Priorizar
O senador entende que há muito por fazer pela agricultura. A primeira coisa, ainda para este semestre, seria a aprovação do seguro agrícola. Na opinião de Osmar Dias, os produtores não podem ficar à mercê da boa vontade da natureza. É preciso haver garantias, caso o tempo não ajude e haja quebras de safra.
Transgênicos
Outra crítica do senador foi em relação à política dos organismos geneticamente modificados. Conforme Osmar Dias, o Brasil está atrasado em relação a outros países, principalmente porque a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, é contra o cultivo de transgênicos.
Difícil
Depois de ouvir a entrevista do senador, fiquei com a impressão que dificilmente Osmar Dias será nomeado ministro de Lula. O presidente só o nomearia se quisesse arrumar sarna para se coçar. Um governo só funciona se todos trabalham com os mesmos objetivos. O senador, além de ter apoiado Geraldo Alckmin na disputa presidencial, é um crítico do governo petista.
Alerta
A Secretaria da Saúde de Maringá está divulgando um alerta para prevenção contra o caramujo africano. Segundo Marilda Fonseca de Oliveira, coordenadora de controle de pragas e zoonose, esta é a época em que mais aparecem os caramujos. A Secretaria de Saúde registra, em média, cinco ou seis reclamações por dia.
Perigo
Os caramujos africanos transmitem doenças graves e, por isso, é importante evitar tocá-los. Outro problema é que são uma importante praga para a agricultura. Os caramujos comem mais de 500 tipos de plantas.
Mercado
A presença dos caramujos africanos é de responsabilidade de empreendedores mal informados. Eles foram trazidos para o Brasil há menos de 20 anos como alternativa econômica ao escargot. Entretanto, não foi feito um estudo de mercado e os criadouros quebraram. Os caramujos “sobraram” e foram colocados na natureza.
Futebol
Hoje tem rodada dupla no Willie Davids. Às 19h, jogam Engenheiro Beltrão e Coritiba e, às 21h15, Adap/Galo e Iguaçu. Para quem gosta de futebol, a diversão está garantida.
Folga
Caso vença hoje, o Adap/Galo tem a possibilidade começar bem o Campeonato Paranaense. Serão seis pontos em seis possíveis. Isso certamente ajuda a animar a torcida que ainda está aprendendo a gostar da idéia de ter um time-empresa.
Esquema
A Polícia Militar deve desenvolver um esquema de segurança a fim de organizar a chegada da torcida. Com quatro times entrando em campo no Willie Davids, a expectativa é de um público considerável no estádio. Como hoje é dia de feira do produtor, haverá torcedores e consumidores circulando pelo mesmo local.
Na rua
E por falar em polícia, desde segunda-feira, a PM ampliou o efetivo nas ruas. Militares que fazem serviços burocráticos foram “convidados” a fazer parte de uma operação que pretende aumentar a sensação de segurança da população. A operação está sendo realizada em Maringá e em várias outras cidades do estado por orientação do comando da PM no Paraná.
Tentativa
Embora a iniciativa possa ser questionada, já que não houve aumento real do efetivo policial, a idéia não deixa de ser importante. A população quer mesmo ver a polícia nas ruas. Os serviços burocráticos são necessários, mas a malandragem não age com a mesma tranqüilidade quando a PM está presente em pontos estratégicos da cidade.
0 pitacos:
Postar um comentário
Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.