27.1.07

Coluna do Francês (domingo)

Do virtual ao real
Agora que o governador acomoda seus ungidos nos recém-criados cargos de comando para as regiões metropolitanas existentes, virtuais e futuras, no caso da nossa RMM - Região Metropolitana de Maringá - uma constatação: ninguém sabe realmente o que emergirá do papel e do discurso político.

Luvas de pelica
É preciso esperar o que nascerá do parto dessa capitania passada de mão-beijada ao ex-prefeito João Ivo Caleffi. Cá, entre nós, uma afronta e um troco, diretos do governador Requião ao prefeito Silvio Barros (com a mesma diplomacia utilizada por Silvio para apoiar Osmar Dias).

Cobrança
Político que leu Maquiavel, do alto do poder estadual e em princípio de novo mandato, quem conhece Requião sabe que ele nunca iria deixar de “acertar” pendências da última eleição. Principalmente essa, cobrada por aliados locais umbilicalmente ligados ao poder em Brasília.

Onda e ressaca
João Ivo surfa a onda criada e está na imprensa. Precisa aproveitar porque haverá ressaca, cobranças de prefeitos interessados em avanços através da RMM.
Já começaram reações, como o prefeito de Mandaguaçu que abriu a garganta, sem esquecer que Caleffi está atravessado também na garganta do prefeito Silvio.

Realidade
Uma pergunta que não se desmancha no ar: Caleffi tem capacidade para realizar a RMM? Contará com estrutura, escritório, planejamento por especialistas, prazos e etapas a serem cumpridos, ou haverá apenas seqüência de encontros e discursos envolvendo toda a região?

Elo importante
O primeiro resultado significativo de toda a urdidura política acontecerá em dois anos: a presença de João Ivo com sua conversa mansa vai eleger prefeitos e vereadores petistas na região, principalmente porque o PT agora é situação, em Curitiba e em Brasília.

Passando o abacaxi
O prefeito de Maringá já está jogando o novo jogo. Em entrevistas, lembrou aquela propaganda “agora os seus problemas acabaram”. Disse que com João Ivo ungido metropolitano e Ênio Verri secretário do Planejamento, não faltarão recursos para Maringá e região.

Foco
E Silvio focou as complicadas áreas da saúde - no Hospital Universitário doentes lotam corredores, acomodados em cadeiras e macas - e segurança, alvo de reclamações diárias dos maringaenses.

Poder
O prefeito disse que solucionar essas carências é tarefa sob medida para os dois novos secretários que representam Maringá. E não deixa de ter razão. Vai depender do desempenho dos nossos representantes diretos junto a Requião, titulares do canal de comunicação e influência retirado do prefeito.

Sem Crispim...
Enquanto isso o PMDB local constata que só foi bem quando estava nas mãos de Umberto Crispim de Araújo. Na próxima eleição com certeza poderá apresentar no máximo um candidato a vice, já que o governador está prestigiando mais o PT maringaense que seu próprio partido.

Consolação
Para alguns peemedebistas, pelo menos está afastado o risco do partido cair nas mãos de alguém ligado ao atual comando da Prefeitura Municipal. Eles ainda sonham em ressurgimento com Requião candidato a presidente, com apoio do PT. O governador está trabalhando para que isso aconteça.

Mandou?
Segundo Edson Lima (O Diário NP) o prefeito Silvio Barros enviou nota à imprensa local manifestando sua posição quanto à nomeação de João Ivo. Não publicamos, aqui, porque não recebemos.

Saúde
Mas segundo o Edson, este é um trecho da correspondência: “...expectativa de que João Ivo, nesse quadro consiga reverter imediatamente o fato de Maringá ter ficado de fora dos investimentos na Saúde, ao contrário do ocorrido com outras cidades do Estado.”

Mais
“...ampliação do Hospital Universitário (HUM) que atende a Região Metropolitana de Maringá”.

Segurança
“Com a influência que tem junto ao governo temos certeza de que vai melhorar significativamente a segurança na região, já que boa parte dos problemas dessa área são regionalizados”.

Bate-boca
Já que ninguém se “mexe” a AMI - Associação Maringaense de Imprensa vai mexer.
Dia 8 próximo às 15h na Câmara Municipal, reunião e debate sobre a insegurança
na cidade.

Oportunidade
Autoridades policiais, políticas, vão estar presentes. Com certeza também estarão representantes da Prefeitura Municipal e das novas autoridades junto ao Governo do Estado, a quem cabe dotar Maringá de infra-estrutura de segurança.

Uníssona
E as opiniões, abalizadas ou não, fazem eco: a criminalidade cresce e predomina porque Maringá não tem número suficiente de policiais. E onde a polícia não aparece e age - como nos morros cariocas - os bandidos mandam.

Fórmulas
Solução para os problemas da insegurança envolve dois aspectos. 1º) Fardas presente na rua, no centro da cidade, nos bairros. 2º.) Os bandidos precisam saber que não ficarão impunes.

Exemplo
Novamente, voltemos ao passado: na época do policial Miguelzinho de Oliveira, eram raros os assaltos à mão armada em Maringá. Simplesmente todos os bandidos sabiam que seriam perseguidos até a captura ou confronto a tiros.

Sem chance
Só assaltava em Maringá bandido de outra cidade. Mesmo assim, a título de exemplo esses “cachorros-loucos” não escapavam. Bons tempos aqueles em que a polícia maringaense perseguia bandidos até no Paraguai!

Interrogação
E as contas de João Ivo prefeito que estão na Câmara Municipal, com parecer contrário do Tribunal de Contas? Devem ser votadas por volta de março.

15 pitacos:

Anônimo,  22:19  

Muito engraçado o prefeito perfeito agora está cobrando dos dois secretários
que nem assumira ainda
a resolução dos problemas do HU,
por que não cobrou até agora dos deputados eleitos de
sua honrada família?
O que fizeram até agora estes dois que só
aparecem aqui em época de eleição ?

Anônimo,  23:57  

Francês é mesmo porta-voz dos Barros na imprensa amiga. E como se percebe pelas pauladas no João Ivo e no PT, está cada vez mais realista do que o rei. Vá de retro...

Anônimo,  09:11  

Nao tem um maringaense que nao percebeu que Requiao está jogando como sempre com suas cartas. Colocar o Ivo apenas para provocar a atual administracao, é uma jogada politica muito suja deste governador que logicamente nao iria deixar barato. Isso deixa muito claro o que nosso governador pensa de Maringa, só prejudicar, fez de proposito.

Anônimo,  13:10  

Maringaense que votou no Requião agora merece sofrer na podridão.

Ajudou eleger o Maria Louca e agora corre risco de sua família morrer nos corredores do H.U. que não recebeu um centavo de Requião, enquanto outras cidades receberam milhões. Isso que dá acreditar nos vermelhinhos, pois esses só pensam nos seus próprios interesses, a população que se dane.

Olha ae agora, vc eleitor que ajudou eleger Requião corre risco de sua famíliar vir a morrer nos corredores do H.U. enquanto um prefeito corrupto que teve suas contas recusadas pelo Tribunal de Contas assumir um cargo com salário de R$ 12 MIL.

Você pobre se fod... enquanto os vermelhinhos enriquecem a suas custas.

Você foi enganado, mas bem feito, quem mandou ser burro.

Anônimo,  22:34  

Não ajudei a eleger o SB II e muitas pessoas que conheço e nós mesmos funcionários públicos estamos sofrendo com a saúde pública abandonada de nosso município...

Anônimo,  22:39  

Limpe sua boca suja ao referir-se ao ex-prefeito João Ivo, onde já se viu chamá-lo de corrupto? ISSO ESTÁ PARECENDO DOR DE COTOVELO, PARA NÃO DIZER DE CORNO...
Pelo menos o ex-prefeito não usava carros óficiais para levar o filho à escola e a mulher às compras, nem CCs para buscar porco em sítio e acabar capotando a Kombi...
tudo eramfeito com licitação e de forma transparente, o que não podemos dizer desta administração embaçada...

Anônimo,  00:20  

oque era licitado? o combustivel dos postos na campanha eleitoral?
de maneira clara e transparente?

quem não se lembra da gravação do governo PT exigindo combustivel dos postos de gasolina na eleição para prefeitura em troca do PROCON aliviar os postos?

lavar a boca de quem? vc chama isso de honestidade?
trouxa!

Anônimo,  01:24  

Eu conheço um ex-vereador que se abrir a boca, os dois vão para o xadrês.......
os dois??
mas se conheço um vereador, como que dois vão para o xadrez..?
interessante mesmo....quem seria o outro..????

quem advinhar, dou uma camiseta do PT e um adesivo da RMM............ só que confeccionadas no período entre 2000 a 2004.................

Anônimo,  09:19  

Pergunta que não quer calar: QUANTO O FRANCÊS TÁ GANHANDO PRA PUBLICAR AQUI NO BLOG SUA COLUNINHA CORRUPTA??
segunda pergunta que não quer calar: QUANTO O RIGON TÁ GANHANDO PARA PUBLICAR ESSA MERDA???
RIGON, SE VC QUER POLEMIZAR EXISTEM OUTRAS FORMAS DO QUE DAR VOZ AO PIOR 'homem de comunicação" DA CIDADE. PUBLICA AÍ QUE ELE FOI ASSESSOR DO GIANOTO E QUE ESTÁ COM OS BENS INDISPONÍVEIS NA JUSTIÇA E ATÉ JÁ PERDEU EM PRIMEIRA INSTÂNCIA PORQUE ROUBAVA DINHEIRO DO POVO.

Anônimo,  10:33  

Que coluna ridícula...
Vamos lá..
Primeiro, metade da coluna foi sobre a RMM e J. Ivo, pura inveja, parece que foi escrita junto com o prefeito..rsss
Segundo, pelo jeito daqui pra frente tudo que "acontecer de ruim" na cidade vai ser culpa de João Ivo, isso fica muito claro, na suposta nota de SBII. Nem se sabe ao certo qual vai ser as atribuições e objetivos da tal RMM e SBII já culpa João Ivo pelos fracassados da cidade...espere pelo menos o homem ser nomeado oficialmente e ver quais serão suas responsabilidades...
Esses fracassos citados por SBII deveríam ser discutidos pelo PREFEITO DA CIDADE e o Governo do Estado, agora jogar a culpa no Ivo é burrice e sacanagem.

Bem, fica claro mais uma vez que perde é o povo, daqui pra frente os fracadassos e desgraças da cidade e a falta de competência do prefeito serão "CULPA" da RMM e de Jão Ivo. Uma pena.

Anônimo,  14:22  

Toscofã e bobo da corte estão certíssimos nos seus comentários.

Anônimo,  14:41  

Eu não seis quais vão ser as responsabilidades do coordenador da RM, mas tomara que João Ivo faça um ótimo trabalho e consiga se destacar, mesmo fazendo um excelente trabalho, não vai fugir da retaliação dos puxa-sacos de plantão.

Eu li a tal nota que SB mandou a impressa e ficou comprovado que a coisa é pessoal mesmo, ele não conseguiu disfarçar nas palavras a raiva que esta sentindo por conta da Indicação de J. Ivo, um prefeito que deveria ser um "estadista" numa situação dessas, age como um filhinho mimado.

"Você vai ver viu, meu irmão vai te pegar de porrada".

É muito engraçado. kakakakakaka.

Anônimo,  18:19  

cara, o Joao Ivo é incompetente, está comprovado! basta ver sua péssima administração municipal!

Anônimo,  20:54  

Quanta dor de cotovelo...

ô povinho ciumento...

passem gelol...

Anônimo,  01:31  

eu concordo com a Natali.

Parece que tão morrendo de dor de cotovelo do Silvio Barros, o cara pegou uma prefeitura quebrada, sob denuncias de recenimento de combustivel para campanha do PT em troca do PROCON aliviar a fiscalização, como já foi dito pelo anonimo acima, e tá até dando conta do recado.

Deixa o Homem trabalhar!

Dor de cotovelo é duro heim.

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima