As mulheres na Bíblia
Por FÁTIMA ALMEIDA
O que acho interessante nas narrativas bíblicas é que quem fez as leis e quem por elas julgou foram sempre homens. O lugar das mulheres é dúbio.
Judith salvou seu povo depois de passar uma noite na tenda do general romano que, ao amanhecer, infeliz, estava decapitado por ela. Salomé pediu a cabeça de João Batista e, o que é pior, lhe foi dada.
Enquanto não tinha herdeiros, Sara fez a escrava egípcia deitar com Abraão. Depois que nasceu o seu próprio filho, expulsou a escrava com o bastardo para o deserto.
Tudo isso é um mito impressionante, pois, como se sabe, os árabes de hoje, que dão tanto trabalho aos cristãos e causam constrangimento até ao Papa, são ismaelitas, descendem do filho bastardo.
As prostitutas eram usadas à noite e apedrejadas durante o dia. Os fariseus detestavam Jesus porque ele conversava com as mulheres. Na Babilônia, quando uma mulher era adúltera, o marido a atirava às ruas, nua em pelo.
Pior ficou a situação de Jesus, quando passou a andar com Maria Madalena para cima e para baixo e sem preocupação nenhuma com o vil metal...
Veio a Igreja Católica e torrou nas fogueiras milhares de mulheres simplesmente porque colhiam ervas na lua nova. Perseguiu tenazmente as parteiras quando surgiram as primeiras faculdades de medicina em seus mosteiros.
Márcio Bontempo conta o fato que muitas mulheres morriam após o parto feito por estudantes de medicina, quando um deles resolveu observar o que as parteiras faziam para que as parturientes não morressem e viu que, antes, elas lavavam as mãos em água benta. Ele passou a fazer o mesmo e foi execrado. Eles não sabiam nada ainda a respeito de micróbios.
Aristóteles dizia que, nas mulheres, a membrana que envolve o cérebro é muito tênue e que por isso elas não podem ser racionais. Newton aconselhava aos discípulos que se afastassem das mulheres porque elas tiram a concentração e são muito dadas à lascívia.
Na Roma antiga, os patrícios eliminaram sumariamente as bacantes, ancestrais das nossas mães-de-santo pelo atrevimento de entrarem em contato direto com os deuses, sem a mediação dos sacerdotes. E Decartes foi o maior misógeno da história.
O livro e o filme baseado nele, o Código de Da Vinci, foi o maior sucesso entre o grande púbico porque chamou a atenção para essa perseguição à mulher pela Igreja, que nunca tinha sido problematizada até então.
Quando uma mulher passa à história é porque virou homem, como Margareth Tatcher, a dama-de-ferro que levou milhares de jovens à guerra. Virginia Woolf, que escreveu “Orlando”, preferiu afogar-se no rio de tanta asfixia.
O mundo está exausto, as guerras não têm fim e as mulheres, continuam, por ser mulheres, carregando as dores dele.
______________
(*) Fátima Almeida é historiadora acreana. Texto retirado do blog do Altino.
10 pitacos:
cada um deve carregar a sua cruz...
mas, as mulheres, que dos últimos 20/30/40 anos para cá, estão se "achando", metabolizam que a cruz delas é mais pesada do que a dos homens.......
os maridos destas mulheres de atenas e roma, viviam 1, 2 , 3 anos longe de casa, guerreando igual bicho do mato...e daí...
o trabalho pesado, sempre foi do homem....e daí....
cada um com a sua cruz nesta vida, minha cara acreana....
Nobre amigo Rigon. Quando se herra, afinal, é um serumano, se corrége. Onde lê Blíbia, no título, escreve-se bíblia... Agora, em se tratando de mulheres na bíblia, só deu cáca... a de adão, levou o mundo ao cataclisma, a de abraão, desobedeceu a Deus e não creu n'Ele, surgindo assim, os "brimo" que os aporrinham (judeus) até hoje. Dalila, lascou a vida de sansão... realmente, o histórico bíblico, em relação ás mulheres, não é nada bom...
as mulheres não se conformam, mas Deus, criou a mulher para ser parceira do homem, e não para ser igual ao homem........
por isso que o mundo caminha cada vez mais para a destruição, pois a família bíblica, os moderninhos estão destruindo-a.
A Família é um dos 2 únicos alicerces que Deus deixou no mundo...
o outro é a prática da sua palavra.
E por isto que eu acho mais tranquilo ser lesbica. Tem menos risco de contrair AIDS, nao engravida e nao da briga sobre quem manda na casa.
A cruz ja foi carregada de uma vez por todas. Ou sera que o Cristo nao eficiente? Se ainda discriminamos as pessoas segundo o sexo, é porque ainda estamos no velho testamento, ainda seguimos os velhos preceitos.
Segundo o texto biblico, o Filho de Deus prescindiu de um homem para nascer, mas nao de uma mulher, nem do seu leite ou dos seus cuidados. Este fato valoriza a mulher e a posiciona em mesmo grau de importancia que o homem.
Existem mulheres que passaram para a historia sem virarem homens. Tai, Hilary Clinton, Monica Lewinsky, Indira Ghandi, Lady Diana, Tereza de Calcuta, etc. Alias, nem sei se Thatcher ou Erundina viraram homens como voce diz. Acho que elas perderam a submissao, mas isto nao significa ter mudado de sexo. Voce exagera demais e radicaliza o ponto de vista. Se é verdade que as mulheres foram e continuam sendo discriminadas na cultura ocidental, isto nao se realiza na mesma intensidade em todas tempo e lugar e em alguns casos, é o contrario. Os homens é que sao discriminados pelas mulheres.
Diga com sinceridade, voce namoraria um homem delicado, que chora quando ve uma flor despedaçada, deprimido, fragil, etc? Quem diz para o menino desde a infancia "homem nao chora", "homem nao brinca de boneca nem de casinha", em geral sao as maes. E se o guri é comportado, se le muito, nao gosta de futebol nem de cerveja, ou se tem um um jeito mais delicado, as meninas logo dizem que ele é um bichinha.
Enfim, nossa sociedade ´cheia de estereotipos. Dificil sair deles. O post e os comentarios nao ajudam muito.
ao anonimo(a) das 14:47....
lúcifer(= era o anjo de luz do céu), pensava igual a você.....
veja o que Deus fez com ele.......
Nada e ninguém, muda, mudou ou mudará, o que Deus já pré-determinou para a raça humana. Para homens e para Mulheres......
na Bíblia o 3o. sexo não tem lugar, e ainda por cima, Deus abomina tal atitude..........
Para o anonimo das 18:23. Voce ainda esta no VT e nao sabe ler a Biblia. Mesmo no VT Davi e Jonatas tiveram um caso, e nem por isto deiou de ser amado por Deus. Voce que tem tanta certeza, diz ai, se Deus criou o mundo perfeito, como foi que o diabo pode se opor a ele? Se Deus sabe tudo, porque ele precisa nos deixar viver, antes de nos julgar? E voce, que vive julgando por tabela, nao esta caindo no mesmo pecado de Lucifer, quero tomar o lugar do unico juiz?
Resumindo, com Deus, me entendo eu.
Quem dominou e domina até hoje é o homem. HOMEM SAFADO, é garanhão, é machão,é 1000.MULHER SAFADA, é vagabunda, ordinária, galinha, puta, prostituta ETC.
OBS: O pior inimigo das mulheres, são as próprias mulheres que NÃO se valorizam, se vendem, que se prostituem, se humilham aos pés do primeiro pilantra que surge em seu caminho. A vida da mulher é mesmo uma desgraca,o homem faz o que quer, deita e rola e nada lhe acontece.
Deus criou a mulher como adjutora para que ela estivesse como que diante de Adão.Se homem e mulher devem abandonar pai e mão e juntos serem uma só carne, não vejo motivo para tanta discussão.O homem é que se acha o melhorzinho, só porque foi criado primeiro.Só que a Bíblia diz que " O que acha uma mulher acha uma coisa boa e alcançou a benevolência do senhor." Provérbios 18:22
Já as "mulheres"? que se humilham e rebaixam não são dignas de serem chamadas de mulher...
Postar um comentário
Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.