19.12.06

Coluna do Ronaldo Nezo (quarta)

Refletindo...
A vitória de John Alves Correa para a presidência da Câmara de Maringá já é coisa do passado. Entretanto, algo ainda me incomoda: a retirada de um manifestante do plenário. Mais que ser colocado para fora do Legislativo local, o estudante de Direito Felipe Spack, 19 anos, foi acusado de ser petista.
Não entendi a atitude do presidente da câmara. Ele tem todo direito de pedir a retirada de alguém do plenário, mas o que isso tem a ver com o PT? Ser petista desqualifica alguém? Uma pessoa deixa de ser boa por pertencer aos quadros do PT? E mais: todo baderneiro é petista? Todo petista é baderneiro?
Quando John Alves qualificou o estudante como petista, fiquei pensando: o que o fato de o rapaz ter – ou não – ligação com um partido político significa nesse contexto todo?
Se Spack (que disse não ter vínculo com o PT) fosse filiado ao PMDB, partido de John, como teria agido o presidente da câmara? E se ele fosse simpático ao PP, PFL ou PSDB?
O fato de alguém ter simpatia ou ser filiado a um determinado partido político não determina o caráter do indivíduo. Quando John Alves Correa alardeou que o manifestante era petista, ouvi, de forma implícita, uma mensagem preconceituosa. Pareceu-me o mesmo que qualificar uma pessoa como comunista, nazista ou fascista.
Talvez eu esteja errado, mas entendo que é preciso refletir nesse ato do presidente da Câmara de Maringá. As pessoas não podem ser qualificadas apenas pelos relacionamentos que possuem – sejam culturais, políticos ou familiares.

Bom senso
A Câmara de Maringá deu mostras de que pode haver bom senso nas decisões dos parlamentares. Embora tudo indicasse que fossem rejeitar as contas da administração petista, referentes ao ano de 2003, os vereadores aceitaram o pedido do vereador Humberto Henrique (PT) para que o assunto fosse melhor analisado e voltasse a discussão daqui a 10 sessões.

Questões técnicas
As contas do ex-prefeito João Ivo Caleffi seriam rejeitadas atendendo a uma orientação do Tribunal de Contas do Paraná. A administração petista teria deixado de apresentar alguns documentos. Ou seja, ques-tões técnicas motivariam a rejeição da prestação de contas do PT.

Condenado
Por aqui, o motivo para desaprovar as contas de João Ivo seria político. O ex-prefeito surpreendeu muita gente com a votação obtida nas urnas. Os vereadores teriam a “missão” de enter-rar de vez as pretensões futuras de João Ivo voltar ao poder.

Chance
É cedo para dizer que o ex-prefeito conseguiu impedir de vez o risco de perder os direitos políticos. Entre-tanto, ganhou a chance de convencer o Tribunal de Contas e os vereadores ma-ringaenses que nada prati-cou de errado.

Sabatina
Desde ontem, a CBN Maringá realiza uma espécie de sabatina com autoridades da cidade. Nessa terça-feira, o reitor da Universidade Estadual de Maringá, Décio Sperandio, foi questionado sobre diferentes assuntos por este jornalista e pelos convidados de O Diário e Hoje Maringá.

Região
Pelo Hoje, Andye Iore perguntou ao reitor sobre a possibilidade de ampliação da oferta de cursos. Sperandio disse que a intenção é mesmo criar novos cursos, mas reconheceu que o governador Roberto Requião garante apenas a consolidação do que já está disponível nas universida-des públicas.

Transparência
Edivaldo Magro, de O Diário, reclamou de uma suposta ausência de transparência nas contas da UEM. Também comentou da especulação de que a instituição possui profissionais com salários acima de R$ 20 mil. Décio Sperandio assegurou que não existem salários tão expressivos e prometeu abrir as contas da universidade.

Fim do vestibular
O reitor da UEM ainda contou que é contra o atual modelo de vestibular. Afirmou que é favorável ao que chama de avaliação continuada. Na prática, Sperandio entende que os alunos deveriam ser acompanhados e avaliados du-rante toda a vida escolar. Os melhores teriam lugar garantido na universidade.

Parcelamento
Quem está com o IPTU atrasado tem a chance de fazer o parcelamento em até 12 vezes, sem juros. O prazo para a negociação termina no próximo dia 28. Não se trata de um programa de refinanciamento fiscal – conhecido como Refis. Segundo a prefeitura de Maringá, a iniciativa visa facilitar a vida do contribuinte que não teve como pagar o imposto na data do vencimento, evitando a cobrança judicial.

Terceirização
Hoje tem protesto contra a terceirização da coleta de lixo. O ato público será defronte ao prédio do antigo Saop, às 16h30. Servidores municipais, principalmente ligados ao Sismmar, e opositores do governo atual deverão participar.

5 pitacos:

Anônimo,  09:18  

Eu ouvi a pergunta do Edivaldo Magro: uma acusação e não pergunta. Elle pensa que sabe algo. O reitor foi muito educado. Não só abriria as contas como exigiria retratação deste "jornalista".

Anônimo,  09:30  

Parabéns. Muito boa a Coluna. Ato falho o preconceito contra o PT, aliado do PMDB no governo federal.

Anônimo,  09:31  

olha vc deve ser do quadro de membros, então se nao for, nao ve televisão e esta alienado apenas neste bloguesinho, tudo que acontece de baderna, trapaça e roubalheira, tem sim um dedindo de petistas, os donos da verdade.

qualquer pessoa no mundo poderia errar e ser perdoando, mas como que deus pode perdoar a sim mesmo. Esse é o pensamento de todos os petistas... graças a deus nao vao voltar nunca mais pra ca ufa!!!

Anônimo,  10:34  

E parece que o preconceito contra o PT pega. Tem um bando de imbecis repetindo as mesmas coisas nesse e outros blogs...

Anônimo,  11:26  

E não só chamou o menino de petista, fez mais, convidou-o a ir no dia seguinte àquela casa de leis para "assistir" aos vereadores "julgando as contas do PT" e, mais, com um tom de reprovação que pensei que realmente iriam REPROVAR as contas daquela administração (que está apenas com erros técnicos). Só acreditei que não tinham feito porque li aqui no blog. Era como se petista não fosse CIDADÃO, não pagasse impostos, não trabalhasse (como muitos delles não o fazem).
Ao anônimo das 9:31: os ruralistas da udr também são baderneiros? Lutar por direitos é ser baderneiro (mesmo que eu ache que os ruralistas não tinham aquele direito, por exemplo)?
Ainda, você deve ser ateu ou ATOA já que escreve DEUS com letras minúsculas.

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima