20.11.06

Calçadas sem lei

Você sabia que não existe lei municipal proibindo o plantio de árvores no passeio público? A definição de que calçada é pública já é antiga, mas Maringá, apesar de ter sido conhecida como cidade ecológica, não possui regras claras para que tudo que se possa fazer nelas.
Vejam o caso do bar que vende cachaça, na avenida Luiz Teixeira Mendes. Foram retiradas três árvores da calçada e plantadas palmeiras imperiais. Em outro bar, na avenida Itororó, as árvores não foram retiradas mas foram plantados oito pés de coqueiros.
Segundo funcionário da Secretaria do Meio Ambiente, não existe lei proibindo que o proprietário plante árvores, mas recomenda-se que não o façam e deixem a cargo da prefeitura. Isso é para evitar, por exemplo, como já aconteceu, de gente plantar pé de jaca e de abacate.
Verifica-se nos últimos tempos o plantio de árvores exóticas nos lugares onde foram retiradas árvores. Quem acha que isso é só vantagem, engana-se: nas palmeiras das avenidas Paraná e Getúlio Vargas já foram constatadas invasão de pragas, que exigiu grande esforço do poder público. Sem contar que em muitos casos as árvores não estavam doentes - como se verificou recentemente nas árvores defronte o prédio do ex-deputado Pinga Fogo de Oliveira. Por isso, é aceitável suspeitar que o fato venha se repetindo: retiram-se árvores sãs em nome de se faturar mais, de se mostrar mais a fachada do comércio, nem que isto custe desfigurar o projeto paisagístico inicial da cidade.

Free Image Hosting at allyoucanupload.com
Na cachaçaria, palmeiras imperiais no lugar das árvores

Free Image Hosting at allyoucanupload.com
No outro bar, oito pés de coqueiros em meio as árvores

11 pitacos:

Anônimo,  14:52  

As Palmeiras imperiais e os pés de coqueiros quando atingem uma certa altura (provavelmente acima de 2mts) começam a proliferar aquelas lagartas (mandrovás) em cada pé a população dessas pragas chegam a mil ou mais e começam a cair nas cabeças dos traseuntes desavisados. Quero só ver, como ficarãos as mesas desses bares, quando isso ocorrer!! Vão servir porção de mandrovás....hahahaha!!

Anônimo,  17:21  

a sobreposição de folhas nos mostra que é desrespeito e que MARINGÁ ESTA REALMENTE ABANDONADA, não há Fiscais muito menos Prefeito, ou Secretário. Apesar do Crossi ser gente boa não manda p... nenhuma. Guatossarua, o da pre-história levou o pre-historico colega Ney que também é coléga do pre-hiatorico prógiante, que tem as engenheiras pre-históricas Japonesa, sob o comando da pre-historica Nice... e assim vai.
Cade a foto da serca do outro buteco que tem 8 metros de altura, e não tem área permeavel, área de estacionamento, não é buteco é boite, cade. ta muito caro revelar estas fotos digitais em angelo, ou nào quer brigar com os butequeiros com medo de faltar cachaça.

Anônimo,  17:40  

vou plantar umas putas na calçadas do meu cafofo, putas é o pé de putangas, aquelas vermelinhas...

Edmafer 17:45  

Fora o cheiro característico deles...
Isto foi um tiro no pé!

Anônimo,  19:15  

Falta mesmo uma regulamentaçao para as calçadas. Na verdade, falta um projeto paisagistico para a cidade toda e um plano de manejo de parques, mata ciliares, reservas ecologicas, arborizaçao viaria, praças, cemitério, praças, etc.
Mesmo que se permita a participaçao da populaçao no projeto, algumas diretrizes deveriam ser dadas por profissional habilitado, listando especies adequadas ao ambiente urbano e proibindo espécies inadequadas.
A variedade de especies e a iniciativa da populaçao contribui com a biodiversidade e com o sentimento de participaçao social.
Aqui na Vila Esperança, por exemplo, em uma rua onde tem Ipê roxo, sao os moradores que recolhem as folhas que caem no inverno. Tambem sao eles que usufruem do espetaculo das floradas.
Sou a favor de projetos participativos para o paisagismo das ruas residenciais.

Anônimo,  19:47  

Eu sou favorável a só plantarem árvores em frentes e dentros das casas dos ecologistas.
VAmos fazê-los viverem em uma floresta urbana;aí quem sabe, vão parar de encher o saco alheio, o saco de quem precisa trabalhar e produzir impostos, empregos e riquezas neste país de tolos!

Anônimo,  23:12  

País de tolos... na mosca, isso é que é fazer julgamento utilizando o próprio nariz.

Anônimo,  09:43  

Alguém aí tem semente de amburana ??? Tem? Tem? Tem?

Anônimo,  21:39  

Que tal plantar uns pés de carquejo e de boldo debaixo destas palmeiras!
Aí é só fazer uma garrafada com o carquejo!!! e vai amanhecer bêbados mastigando boldo na calçada!!! huahuahuahhua!

Anônimo,  22:47  

resposta ao tolo anônimo das 9:43:

meu caro colega de tolices.
se este é um país de tolos, só vc é "inteligente" ?

Anônimo,  22:53  

O Pinga fogo mandou plantar duas mudas de árvores nas calçadas. Não sei que tipo são. Uma foi plantada quase no mesmo lugar que havia retirado a outra, porém a segunda plantou bem perto da esquina, perto do poste. Não sei se foi o local adequado. Bem, mas era o mínimo que poderia fazer, já que as árvores que estavam plantadas há anos e ele mandou arrancar, não teremos nunca mais. Ah! Um fato interessante: ele mandou pintar o prédio de amarelo e a calçada é vermelha. As cores proibidas do Sílvio II (cores usadas na gestão do ex-prefeito João Ivo). na eleição ele apoiou o Requião e os Barros apoiaram o Osmar Dias. Será que ocorre alguma coisa que a gente ainda não está sabendo?

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima