Basta ao desmatamento
Por VIVIANE VALADARES:
Se a remoção de árvores em Maringá continuar no ritmo que está, a afirmação que consta na apresentação do folder do Congresso Brasileiro de Arborização Urbana, onde diz que "Maringá é uma das mais belas cidades do Brasil com avenidas planejadas e totalmente arborizadas” , ficará no passado, pois muitas árvores saudáveis estão sendo removidas, e quando ocorre o plantio, geralmente cerca de 50% das mudas não crescem devido ao vandalismo, que é crime ambiental.
São muitas as reclamações sobre a remoção de árvores em Maringá, como o caso da avenida Rebouças, onde dezenas de pés de eucaliptos foram derrubados do canteiro central e das calçadas para dar lugar a um projeto de paisagismo realizado pela Prefeitura Municipal.
Então pergunto: Por que não adequar as árvores já existentes ao projeto paisagístico, não dava para mantê-las?
Outro caso que chocou bastante foi a brutal retirada das Iucas da Catedral, também justificada por um projeto paisagístico.
Mas não é só a prefeitura municipal que vem retirando as árvores da cidade, ela também não planta como na avenida Horácio Raccanello Filho, inaugurada sem nenhuma área verde. Em dias de altas temperaturas não passe por lá, caso você não tenha carro com ar condicionado.
São tantos os casos de retirada de árvores que é preocupante o que vai acontecer nas próximas estações. Segundo estudos científicos a mudança climática está ocorrendo e a tendência da temperatura é aumentar bastante. Também há previsões de temporais e fortes ventos.
Diante de tudo isso é importante ressaltar, entre tantas, algumas das funções que tem a arborização, como a manutenção do equilíbrio climático, onde as árvores retiram do ambiente uma enorme quantidade de radiações quentes produzidas pelo Sol. Ela também altera o regime de ventos, tornando-os mais brandos e menos carregados de poeira.
São muitos os benefícios que a vegetação oferece, principalmente a redução do efeito estufa, responsável pela elevação global da temperatura da Terra. Então, basta ao desmatamento, começando pela nossa cidade que tem como título a arborização.
Sabendo de tudo isso é impressionante o desejo que o homem tem em desmatar, não só as áreas urbanas, mas em geral, as nossas florestas também são vitimas da ação predadora do homem.
(*) Viviane Valadares é presidente da Ong Soma Ambiental
4 pitacos:
Viviane, talvez o objetivo do prefeitinho de merda seja o de evitar que temporais derrubem árvores em Maringá. A exemplo da russia, quando os conquistadores chegavam, as cidades já estavam devidamente saqueadas e derrubadas, sobrando somente o frio para o inimigo. Portanto, quando os temporais e tempestades chegarem, não derrubará árvores, pois, o silvinho motoserra já destruiu tudo.
Viviane,
parabéns!
Este prefeito ganha a cada arvore tombada de 1 a 5 votos. o anônimo das 13:o3 tem razão. O prefeito saqueia a cidade como os russos faziam antes da chegada dos outros saqueadores. Valeu a imagem deste anônimo. Acertou na mosca!
Há mais de um ano quando passou aquele fortíssimo temporal em Maringá, duas árvores foram arrancadas do estacionamento do Hospital Universitário.
As mudas plantadas em substituição hoje, decorridos mais de um ano, não passam de simples arbustos.
É incrivel, o que a natureza leva anos e anos para produzir uma motoserra destroi em menos de uma hora.
Eu nao entendo muito bem da competencia dos orgaos, mas o IAP de Maringa que tanto problema causa para o cidadao comum, nao tomou ou nao pode tomar alguma providencia
Postar um comentário
Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.