24.10.06

Por que apanha tanto

Der Milton Ravagnani, hoje em O Diário (para cadastrados):

Em fevereiro deste ano, a Secretaria de Educação fez um concurso (edital 021/05) para contratar professor de Educação Artística para atuar nas escolas do município. O requisito era ter habilitação específica, obtida em curso superior de graduação, correspondente a licenciatura plena em Educação Artística.
Antes de tudo, é bom esclarecer que o Conselho Nacional de Educação, do Ministério da Educação (MEC), retificou, por meio da homologação do parecer nº 23/121, de 2005, o termo "Educação Artística" para "Arte", considerando a formação específica plena em uma dessas quatro modalidades (que eles chamaram de linguagens): artes visuais, dança, música e teatro.
Pois bem, das 12 vagas abertas no concurso, apenas dez candidatos atingiram a média necessária para aprovação. Desses, três ainda não haviam concluído a graduação, sendo eliminados, e outros três, formados no curso de Música, da UEM, foram impedidos de serem contratados, sem um único motivo plausível.
Veja bem, são profissionais, bacharéis em curso que habilita para a docência em Artes, como determina o MEC, e não podem exercer sua profissão, mesmo tendo sido aprovados por méritos próprios, porque a Secretaria de Educação do Município não lhes reconhece a habilidade específica, obtida na formação, como legítima.
Os três aprovados no concurso (em 1º, 3º e 6º lugares) pleitearão a integração no quadro do magistério municipal na Justiça. Mas não apenas isso. Irão exigir os vencimentos que deveriam estar recebendo desde a contratação dos outros aprovados, e uma indenização por dano moral pela arbitrariedade cometida pelo órgão municipal.
Adivinhe quem vai pagar a conta, caso a Justiça dê a eles razão? Isso mesmo, o seu imposto.
Além de todo o desgaste político, que em última análise estoura no peito do prefeito, pode sobrar-lhe ainda mais uma açãozinha do Ministério Público, por descumprimento de Lei Federal.
Agora me diga: com uma equipe como essa, o prefeito precisa de oposição?

14 pitacos:

Anônimo,  09:30  

Perguntem aos londrinenses se é bom ter o pt no comando por 8 anos!!!

Anônimo,  09:52  

acorda abobrinha...estamos em Maringá! Esquece o PT...vai ter fixação assim lá na sua horta!

Anônimo,  10:08  

Meu Deus, é muita icompetência pra uma administração só.

Anônimo,  12:09  

É bom a tal beterraba saber que a matéria é sobre Maringá, é por aqui que a incompetência ocorre todos os dias. Pode ocorrer também em Londrina, mas nesta cidade está um absurdo no que se refere principalmente a Secretaria da Educação.

Anônimo,  14:42  

Duas perguntas que não deixa callar:
* A falta de merenda nas escolas e creches é falta de grana (sic) ou é mais uma das incompetências da thurma da dona norma defunta????
Ô povinho ruim,hem????
* A falta de material de limpeza e a compra de material pedagógica de 5ª categoria é falta de grana (sic) ou incompetência da mesma thurminha????

Anônimo,  14:46  

Lilian beterraba: acorda! Tá falando de concurso e técnica para concurso sua bobinha...

PT e PP são aliados em Brasilia! Beterraba...

Anônimo,  20:28  

A falta de merenda/alimentação nas escolas e centros municipais é proposital.

Elle está deixando ficar péssimo para justificar a terceirização/privatização... assim como está fazendo com a coleta e varrição da cidade...deixando em péssimas condições para depois dizer:
" viram, era preciso privatizar!

Não se esqueçam que Sua Majestade é irmão do Reicardo, que privatizou as escolas em sua gestão...

Anônimo,  20:38  

Os mencionados foram desclassificados por não atenderem ao edital do concurso, não possuem os requisitos necessários para serem admitidos, é a mesma coisa ser formada em Educação Física e prestar concurso pra professora de Português, posso até passar, mas não serei admitida!!!
E povo ignorante!!!

Anônimo,  23:35  

Belezinha....
Tenho amigos formados em Ed. Fisica, história e pedagogos atuando nas escolas da rede municipal de Mgá como professor de Artes. Isso pode? E no inicio do ano foi feito concurso pra professores de pré a 4ª serie, não contrataram praticamente ninguem e já se fala de um novo concurso para 2007, na mesma área. Isso pode? Pode, a gente fala, a gente faz...

Anônimo,  08:30  

Dona Belezinha, dá uma lida no texto: os candidatos são formados em música, que é uma das 4 modalidades das artes, conforme o entendimento do Conselho Nacional da Educação.
Eles não foram aprovados porque algum ignorante da secretaria não conhece a posição do conselho.

Anônimo,  20:02  

Só que o edital solicita Educação Artística e não artes!!! O que os músicos vão fazer lá???

Anônimo,  10:51  

Belezinha.. va se informar!
O edital diz que as vagas são para quem tenha formação EQUIVALENTE á Educação Artistica. So que Educação Artistica não existe mais.Se voces forem até o site do MEC e nos cursos superiores procurarem as DIRETRIZES CURRICULARES verão que nao existe curso de Educação artistica. O espaço é pequeno, mas existem uma serie de questoes que não estão sendo vistas, e se tomar conhecimento do parecer HOMOLOGADO pelo CONSELHO NACINAL DE EDUCAÇÂO vera que ele diz que Educação Artística era apenas um mero fazer por fazer. E os aprovados foram Homologados, sairam em edital, e mostraram atraves das provas que tinham a capacidade e conhecimentos necessários.O PARECER também diz SUBSTITUIR o termo EDUCAÇÂO ARTÍSTICA por LICENCIADOS EM MÚSICA, ARTES VISUAIS, DANÇA e TEATRO.
Belezinha até pra ser PUXA-SACO hoje em dia voce tem que estar informada. Ter um mínimo de cultura, até porque parece que é so o que nos resta pois EDUCAÇÂO aqui é algo só do dicionário.

Anônimo,  11:05  

Belezinha....
Fale um pouco do seu conhecimento sobre ARTE. Explique pra nos o que faz um Professor de Educação Artística? Que terminava a faculdade com uma Licenciatura curta e NÃO ERA FORMADO EM ARTES VISUAIS, NÃO ERA FORMADO EM ARTES CÊNICAS, NÃO ERA FORMADO EM DANÇA e NÃO ERA FORMADO EM MÚSICA. Se voce acha que Educação Artística ensinava alguma coisa converse com alunos e mais pegue estes alunos e de a eles uma prova de vestibular QUE AGORA TEM QUESTÕES SOBRE ARTE TAMBÉM NO DA UEM, e veja se eles podem responder. Melhor veja se um "Formado" na já EXTINTA LEGALMENTE EDucação Artística poderia responder?
Se deve achar que o bom mesmo é ficar pintando florzinhas com os alunos e depois levar eles a um museu e eles nao terem a menor noção do que estão vendo?
Voce deve ser uma daquelas que nao conseguia fazer nada de Arte e ai pegava o "diproma" de Aducação Artística e saía por ai "Pintando o 7.." DE ADEUS AO SÈCULO XVIII ..pare de embrutecer nossos alunos a competição exige gente mais qualificada começando por professores. Voce não tem a mínima noção do que fala. Diga pra gente onde se formou, mostre as matéris de seu currículo e quantas horas tem de cada uma? Va Estudar....
escreveu não leu...é semi-analfabeto.

Anônimo,  11:18  

Deixo aqui disponivel o Parecer do CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÂO, sobre a questão da extinta EDUCAÇÂO ARTÍSTICA ,eis o link para que possam se informar melhor as pessoas interessadas.

http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/pceb22_05.pdf

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima