Os fatos ocultos

A mídia, em especial a Globo, omitiu informações cruciais na divulgação do dossiê e contribuiu para levar a disputa ao 2º turno. É o que conta reportagem de Raimundo Rodrigues Pereira, capa da revista CartaCapital desta semana.
Um trecho:
Pode-se começar a contar a história do famoso dossiê que os petistas teriam tentado comprar para incriminar os candidatos do PSDB José Serra e Geraldo Alckmin pela sexta-feira 15 de setembro, diante do prédio da Polícia Federal, em São Paulo. É uma construção pesada, com cerca de dez pavimentos, de cor cinza-escuro e como que decorada com uma espécie de coluna falsa, um revestimento de ladrilho azul brilhante, que vai do pé ao alto do edifício, à direita da grande porta de entrada. Dentro do prédio estão presos Valdebran Padilha e Gedimar Passos, ligados ao Partido dos Trabalhadores e com os quais foi encontrado cerca de 1,7 milhão de reais, em notas de real e dólar, para comprar o tal dossiê. Mas essa notícia é ainda praticamente desconhecida do grande público.A matéria na íntegra está na edição impressa.
É por volta das 5 da tarde. A essa altura, mais ou menos à frente do prédio, que fica na rua Hugo Dantola, perto da Ponte do Piqueri, na Marginal do rio Tietê, na altura da Lapa de Baixo, estaciona uma perua da Rede Globo. Ela pára entre duas outras equipes de tevê: uma da propaganda eleitoral de Geraldo Alckmin e outra da de José Serra.
Com o tempo vão chegando jornalistas de outras empresas: da CBN, da Folha, da TV Bandeirantes. E a presença das equipes de Serra e Alckmin provoca comentários. Que a Rede Globo fosse a primeira a chegar, tudo bem: ela tem uma enorme estrutura com esse objetivo. Mas como o pessoal do marketing político chegou antes? Cada uma das duas equipes tem meia dúzia de pessoas. A de Serra é chefiada por um homem e a de Alckmin, por uma mulher. As duas pertencem à GW, produtora de marketing político. Seus donos foram jornalistas: o G é de Luiz Gonzales, ex-TV Globo, e o W vem de Woile Guimarães, secretário de redação da famosa revista Realidade, do fim dos anos 1960. Entre os jornalistas, logo se sabe que foi Gonzales quem ligou para a Globo, avisando do que se passava na PF.
E quem avisou Gonzales? Foi alguém da Polícia Federal? Foi alguém do Ministério Público, de Cuiabá, de onde veio o pedido para a ação da PF? Uma fonte no Ministério da Justiça disse a CartaCapital que as equipes da GW chegaram à PF antes dos presos, que foram detidos no Hotel Ibis Congonhas por volta da 6 da manhã do dia 15 e demoraram a chegar à sede da polícia. Gente da equipe da GW diz que a empresa soube da história através de Cláudio Humberto, o ex-secretário de imprensa do ex-presidente Collor, que tem uma coluna de fofocas e escândalos na internet e que teria sido o primeiro a anunciar a prisão dos petistas.
Pode ser que sim, o que apenas leva à pergunta mais para a frente: quem avisou Cláudio Humberto? Mesmo sem ter a resposta, continuemos a pesquisar nessa mesma direção: a de procurar saber a quem interessava a divulgação da história do dossiê e como essa divulgação foi feita. Para isso, voltemos à região do prédio da PF duas semanas depois.
10 pitacos:
Hhahahahahaha
Então, o crime agora é tentar mostrar a corrupção que o governo tenta esconder.
certeza, agora os tucanos que são os criminosos, e nao mais os vermelhinhos!!!!
os vermelhinhos estão revolucionando o direito penal, qualquer ato cometido por tucano torna-se crime, qualquer ato criminoso cometido por vermelhinho é para o bem geral da nação e por este motivo não é crime.
lamentável!
Tá na cara tudo foi armado pelos tucanalhas que não se conformam com a força do povo e do PT!
Os rapazes do PT foram mais burros do que burros, cairam na dos tucanos.... É por isso que terei que votar no Lula: escolher idiota de centro esquerda ou fdp de direita. Que sina.
Quem disse que os tucanos (os homi, não os pássaros) não são ladrões? O duro é que o PT, feliz por estar no poder, subestimou a tucanalha....
Como pode se dar ao luxo de querer distorcer os fatos, a policia federal tão elogiada pelo lula vai faz seu trabalho o chamado fogo amigo atinge o pé do presidente lula e vem revistas como essa carta capital que deve ser de algum petista e se não for é financiada por eles querer distorcer os fatos, contra fatos não à argumentos PENA QUE O CHEFE DA QUADRILIA AINDA ESTA SOLTO, temos que ter no minimo duas vitória dia 29, o lula perde e vai preso dia 30.
Quando a reportagem é contra, as meninas ficam nervosas... huhauaaaa... e dá-lhe Lula...
eu axo que o desespero do PT e do Lula com o segundo turno se refere ao fato de que se perder as eleições deve ir preso, que nem foi em maringa, que só foi perder as eleições e foi preso o gianotto.
Ae fica aquela minuscula esperança de ganhar as eleições e sair impune!
Agora é lula lá lá preso, com a força policial!
e chega de vermelhinho cegueta! Que vive do complexo de perseguição para não enchergar as falcatruas do partidinho!
Vamos garantir qua a cor vermelha permaneça na escala das cores.
Essa conversa de cor vermelha. Que idiotice.
Parabéns Rigon, parece que trocou a Veja por uma revista menos tendenciosa.
Postar um comentário
Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.