19.10.06

Enquanto houver amizade!...

Por VALCIR JOSÉ MARTINS:

Em época de campanhas políticas é comum vermos “velhos amigos” se digladiando, ou antigos “inimigos” juntos e se elogiando. É o que acontece aqui no Paraná com Requião e Osmar Dias.
Até bem pouco tempo eram bons amigos.Parecia claro que Osmar não queria ser candidato, alegando problemas de saúde, e agora se sabe que, talvez estivesse pesando, também, os pedidos de Requião para ele fosse apenas coordenador de sua campanha e aguardasse 2010, quando seria apoiado pelo Governador.Agora é guerra.
Da mesma forma, é perceptível que entre os irmãos Osmar e Álvaro a fraternidade já não é tão grande, fruto das aspirações pessoais de cada. Osmar, na eleição passada, queria ser candidato, e provavelmente teria sido eleito, e desde então, salvo engano, houve um distanciamento entre ambos.
Têm-se a impressão que a candidatura de Osmar Dias só saiu graças à pressão de inimigos de Requião, particularmente da turma do Partido Progressista, que como prova da ‘amizade’impôs a candidatura do Vice Derli Donin que agora se transforma em um peso e precisou até da defesa do amigo D.Anuar.
Poderíamos citar as amizades do presidente Lula com companheiros de longa data e que agora foram arranhadas, ‘irremediavelmente “, por conta da trapalhada cometida pela turma do PT de São Paulo, visivelmente para tentar salvar a candidatura de Mercadante, mas que sobrou para o candidato à reeleição e está sendo explorada, desesperadamente pela oposição.
Sobre amizade, no bom sentido, reflitamos a partir de um texto do Momento Espírita:
O que é um amigo? “Amigo, segundo Kim Hubbard, é aquele que sabe tudo a seu respeito, e, mesmo assim, ainda gosta de você”.
Certa vez, um professor perguntou a um de seus alunos qual era o significado da palavra amigo. O menino não soube responder de pronto. Ficou , por alguns momentos, em silêncio e diante da insistência do professor, arriscou: Penso que amigo é uma pessoa que nos conhece perfeitamente, sabe da nossa vida e, apesar de tudo, ainda nos quer bem!
Bravo, exclamou o mestre.- Eis uma resposta simples que me parece perfeita!Um dos tesouros mais preciosos na vida é a boa amizade! Terminou com vibração.
A amizade redobra as alegrias e reparte as penas em duas metades. A amizade é um raio de sol que ilumina a vida. Não há rosto, por mais imperfeito, nem espírito por mais sofredor, que um relâmpago da verdadeira amizade não possa tornar encantador. Amizade é um sentimento raro. Só são capazes de senti-lo aqueles que são capazes de inspirá-lo.
Que a amizade sirva só para atos nobres, seja na política ou em qualquer campo.
______________
(*) Valcir José Martins, administrador, Maringá

2 pitacos:

Anônimo,  13:56  

Amigo é aquele que vê você em uma briga e entra na briga dando "voadora" nos outros...

Anônimo,  00:48  

Bonito texto.

Quanto a Osmar e Álvaro, os dois não se bicam muito. Mas a escolha entre quem disputaria o cargo de governador, não foi bem uma disputa. Foi uma análise simples.
Álvaro como senador estaria praticamente reeleito, como governador seria mais difícil. Caso perdesse a eleição a mamata acabava. Já Osmar se perder volta para o senado. Simples assim.

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima