21.7.06

Quem é a companheira Zica? (3)

Por TANIA TAIT

Zica assumiu a Assessoria da Mulher e junto com sua equipe, de uma pessoa apenas, trouxe para o setor público municipal a responsabilidade de tratar a violência contra a mulher como pública e não privada. A Assessoria da Mulher rompeu com o modelo de que “em briga de marido e mulher ninguém mete a colher” e iniciou o processo de busca de uma rede de atendimento às mulheres vítimas de violência. Umas das primeiras medidas foi convocar mulheres que atuavam nos movimentos de mulheres na cidade para reativar o Conselho Municipal da Mulher de Maringá.
Zica, então Assessora Municipal da Mulher, estava preocupada com a situação das mulheres servidoras e propôs fazermos algumas reuniões, numa parceria entre Secretaria da Administração e Assessoria da Mulher, para tratar de assuntos como violência, saúde e trabalho. Zica sabia que, além de cuidar das mulheres da cidade, a servidora municipal, que atende a população também merecia toda a atenção. E, realizamos os cursos e oficinas, sem custos para a prefeitura, pois as pessoas que coordenaram os trabalhos, o fizeram voluntariamente.
Mesmo não sendo mais Assessora da Mulher, devido a mudança de governo municipal, a Zica continuou participando das reuniões do Conselho da Mulher e das mobilizações realizadas. Sempre firme nas lutas e presença constante em todas as mobilizações.
Hoje, Zica continua firme, mesmo sendo alvo de perseguição política. A mulher, a professora, a militante Zica merece todo nosso apoio e respeito, assim como as demais pessoas que, por atuarem na defesa dos direitos, são perseguidas.
__________________

* Tania Fatima Calvi Tait é professora do Departamento de Informática da UEM e Coordenadora da Ong Maria do Ingá – Direitos da Mulher.

8 pitacos:

Anônimo,  11:09  

A Zica realmente é especial, sua determinação e coragem deveria ser exemplo para outras nulheres e principalmente aos HOMENS que se acovardam diante de tão insustentável atitudes ditatoriais do prefeito e sua quadr... digo, equipe.

Anônimo,  11:58  

Foi preciso muita luta da Zica e demais companheiras comprometidas com a Defesa Intransigente dos Direitos da Mulheres, para que a Secretaria da Mulher se tornasse realidade. No entanto é com muito pesar que vejo hoje quem responde por essa Secretaria perseguindo MULHERES. Onde estamos...

Anônimo,  16:57  

Sou mais a Zica do que e Terezinha.

A Zica tem garra!

Anônimo,  19:16  

Parabéns à Zica pela coragem e muita força para que vença a violência e as perseguições a que tem sido submetida, por ser lutadora, compromissada,determinada...

Quanto mais teremos que sofrer apenas por acreditarmos que esta cidade pode ser melhor ?

Anônimo,  22:12  

Tive o prazer de ser atendida pela Zica em 2003, sempre com muita atenção não media esforços para ajudar as Mulheres. Fico triste em saber que tudo isto está ocorrendo com os servidores, principalmente com Mulheres que por muito tempo foram expropriadas de seus direitos. Espero que seja apenas ameaças, pois do contrário teremos que ir para as ruas e dizer que as Mulheres não tem medo de lutar.

Anônimo,  11:40  

É com muita tristeza que vejo a índole da Zica ser discutida. Só quem não a conheceu pode questionar o caráter dessa mulher sensacional, que deixa muito marmanjo no chinelo quando o assunto é dignidade. A última vez que a vi, foi no cortejo do Zé, estávamos chorando. Zica, não desista de seus ideais. Muitos dos que falam de vc não sabe nem o que é ter ideal. E é também pra eles que lutamos por uma sociedade mais justa.

Anônimo,  05:16  

Sou mais a Secretaria da Mulher, sou mais o Centro de Referência de Atendiento à Mulher, sou mais ao Abrigo de Mulheres Vítimas de Violência...ou seja, sou mais competência.

Anônimo,  12:27  

À ANÔNIMA das 5:16, não tão anônima assim... para citar todos os órgãos oficiais.
Ô terezinha, não se trata de comparação de trabalho. Caramba, cc, vai trabalhar, faz bem para limpar a sua consciência. Lembra? Eleições e você e toda sua patota no programa eleitoral do silvinho.

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima