Prefeito reproduz comportamento histórico de todos os governantes
Ronaldo Nezo escreveu hoje sobre o que Silvio II falou ontem à Cultura AM:
O prefeito disse, ontem, em resposta ao companheiro Edson Lima, que não acredita nos blogs. O comentário de Silvio Barros no rádio mereceu repercussão na coluna do próprio Lima e também no Mosaico de Ângelo Rigon. Ambos, inclusive, citaram meu nome - já que fui eu quem sugeriu que o prefeito demonstrava estar abatido nos últimos dias.
O comentário de Silvio não me surpreende. E a razão é bastante simples: nenhuma autoridade dialoga bem com mecanismos de imprensa que digam aquilo que traga um certo incômodo a eles - ninguém gosta de reconhecer a própria fragilidade.
Desde a semana passada, em sala de aula, discutia com meus alunos o comportamento histórico das autoridades com os meios de comunicação. Muito antes de existirem jornais, os governos já tinham a preocupação de que as informações que eram divulgadas sobre eles estivesse sob controle (a fim de que a imagem deles não fosse arranhada e pudesse ser construído um consenso social positivo a respeito deles).
Obviamente, os blogs não têm a preocupação de utilizar os mesmos procedimentos de uma empresa de comunicação. Porém, exatamente por isso, publicam aquilo que geralmente não é dito ou escrito a respeito das autoridades. Esse motivo permite que ocupem uma posição privilegiada como instrumento para a informação. Historicamente, as informações mais precisas são justamente aquelas vazadas - obtidas através das brechas deixadas pelo aparelho governamental.
3 pitacos:
Os blogs de hoje, são os pasquins de outros tempos atrás, com uma diferença, têm muito mais gente produzindo eles.
Barro II ou Barro de 2ª só tem problemas com a imprensa porque tenta viver na era das armaduras e cavalarias, esqucendo-se que ele será sempre o "incico II" de tudo...porque também tem comportamento "DE SEGUNDA".
Qual é a semelhança entre: blogs e horóscopo?
Todo mundo diz que não acredita, mas todos leêm.
Postar um comentário
Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.