24.5.06

Rosalino!

De Diógenes Gomes (que mora nos Estados Unidos):

Eu tenho uma amiga aqui nos EUA e nós sempre trocamos conversas sobre a questão do preconceito e das oportunidades de cada um dentro deste conceito econômico.
Na disposição eu sempre falo das condições e oportunidades em que vive o povo brasileiro e em especial o povo negro.
Não quero entrar deliberadamente nas profundidades econômicas em que vivem os dois países, mas entre uma conversa e outra eu me lembrei de um cara que gosto muito aí de Maringá e que tocou comigo.
Acho ele, uma pessoa simples mas que tem uma voz e um ritmo que soa o calor dos “blues” afroamericano. Lembro-me um dia que falei pra ele.
Bom, ele é o Rosalino, que cantava nas noites quando existia a antiga Vila Marumbi. Cantava nas boites Cadis, Dalva e etc e tal, junto com a banda U-235.
Falei: “Rosalino você nasceu num país errado, porque se você tivesse nascido num país como EUA, com certeza tinha o reconhecimento de que você seria um grande cantor famoso!”
Bom, de fato brinquei porque ele costumava brincar comigo quando eu chegava de São Paulo para ir ver ele cantar nos barzinhos de Maringá. Além é claro de ir visitar minha família.
Naquela época eu de fato nem tinha idéia de como seria de fato os EUA. Mas hoje eu lembrando de tudo aquilo, acho que não estava tão errado assim. Porque aqui a comunidade afroamericana é muito unida e as oportunidades são muitas para os quem têm talento.
Não sei onde anda o Rosalino hoje, mas sei que ele tomava uma cachaça danada e gostava muito de uma fumacinha, porém nunca avancçu o sinal mais do que isso.
Eu guardei na minha casa aí em Maringá um vídeo que gravei com ele e o Zui, só para relembrar as músicas que o Rosa cantava. Sempre que podia ficava escutando o velho Rosa cantar.
Hoje só tenho boas lembrançcas daqueles momentos do Rosa de quem eu prezo muito!

3 pitacos:

Anônimo,  19:04  

Vi o Rosalino esse dias.Acho que não canta mais .Tá por aí...
acho que continua soltando "fumaça"...

Anônimo,  19:10  

Canta sim, e muito. Parou geral com a cachaça, toma uma cerveja de vez em quando. Costuma parar no Bar do Zé, na esquina da Néo com Duque, e no novo bar do Careca, na Operária.

Anônimo,  09:57  

Fiquei sabendo esses dias que ele parou com a cachaça...E até bem pouco tempo, militou em uma parceria com o Boi.

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima