Problema sem solução
Do jornalista Francisco Cabral no Diário de Notícias, de Portugal:
Há 50 anos, muitos milhares de portugueses emigravam para França (e ainda hoje emigram, por exemplo para Espanha) e aí aceitavam os mais duros trabalhos, a maioria na construção civil.
Mas, agora, nas obras em Portugal é difícil encontrar trabalhadores portugueses. E cada vez mais se vêem estrangeiros a servir nos nossos restaurantes - mas, se formos a Madrid, encontramos portugueses e portuguesas a fazer esse trabalho. Veja-se Vila de Rei. Porque não foram viver para lá desempregados portugueses? Certamente porque não estavam dispostos a isso.
O problema da imigração parece, assim, a quadratura do círculo. Não tem solução à vista. Ou melhor, poderá vir a ter - quando os países pobres finalmente se desenvolverem e os seus nacionais já não precisarem de emigrar. Mas quem executará, então, as tarefas consideradas humildes nos países ricos?
2 pitacos:
Porquê a gente não expulsa essa cambada de portugueses daqui do Brasil. Acho que o país ficaria bem melhor para todos nós
Poderiam expulsar os anonimos exofobos, que o pais ficaria melhor ainda.
Postar um comentário
Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.