Cocamar já demitiu 250 este ano
Matéria de Andye Iore na Gazeta do Povo deste domingo aborda a crise na Cocamar, já comentada neste blog. Diz que a Cooperativa Agroindustrial de Maringá, que apresentava crescimento anual de 30% nos últimos anos, até o ano passado, reavalia seu plano estratégico – que previa investimentos e ampliações até 2011. As mudanças acontecem devido à crise no setor agrícola e começaram desde o mês passado quando foi fechada a unidade de fiação de seda. A mais nova ação de contenção de despesas é a possível venda da destilaria da cooperativa. Ao todo 250 funcionários foram demitidos em 2006.
6 pitacos:
Como a COAMO é o dobro da Cocamar, deve ter demitido 500, com a crise.
Agora procurem ver o patrimônio do Sr Luiz Lourenço, Zezé e Didi para ver se a crise alcança o patrimônio deles. E se vai ser reduzido o valor do pró-labore?
Só pra informar: a Cocamar deixou de ser cooperativa pra ser uma empresa sociedade anonima ou S.A. , na qual ela não tem mais cooperados, mas sim acionistas.
Dr.Robledo
Os agricultores brasileiros precisam investir nos seus proprios negócios! Nada de adquirirem aviões, barcos, carros e apartamentos de cobertura. E, parem de trabalhar com o nosso dinheiro (dinheiro público). Que imitem a indústria, comércio e serviços que se utilizam dos seus próprios rendimentos para fortalecerem seus negócios.
E salvem suas cooperativas que estão sendo pessimamente mal administradas.
Será que estes 250 funcionários não sáo do setor de Fiação ? Este setor sim, já deu o que tinha que dar, só lameno pelos funcionários terem sidos demitidos sem ter sido apoveitados em outros setores da empresa, já que não é mais COOPERATIVA.
No caso da Cocamar, o que deve ser bem explicado é o porque da venda da destilaria de alcool. Quando todo mundo quer entrar no negócio, a Cocamar vai sair? A indústria sucroalcooleira aparenta ser o setor mais promissor do agronegócio para os próximos anos e a Cocamar vai sair? Porque? Houve uma assembléia na Cocamar para discutir o assunto e não conseguiram convencer o associado de que isto é um bom negócio. Uma das justificativas apresentadas pela diretoria, de que haveriam problemas legais com o arrendamento de terras de cooperados (ou associados ou acionistas)para o plantio da cana não convenceu e causou estranheza. Na seda, amargaram anos de prejuízo, quando a muito tempo já se sabia que não há como aguentar a competição com os chineses e agora no álcool, vão vender a destilaria? Deveriam investir, agregando uma planta de biodiesel a esta destilaria, pois este combustível alternativo é uma grande promessa de bons negócios, no Brasil e no resto do mundo. Em Rolândia existe uma planta (fábrica) de biodiesel que exporta para a Alemanha a US$ 3,00 (três dolares) o litro, aproximadamente. Os associados, acionistas e/ou cooperados da Cocamar devem acompanhar bem de perto esta venda da destilaria, pois ela parecer ser extremamente suspeita.
Postar um comentário
Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.