25.4.06

Cai esquema de corrupção no Instituto de Criminalística

Release do Ministério Público:

A Promotoria de Investigação Criminal (PIC) de Cascavel, com reforços das PICs de Londrina e Foz do Iguaçu, em uma ação conjunta com a Secretaria de Segurança Pública, prendeu na manhã desta terça-feira, em Curitiba, Cascavel e Guarapuava, cinco pessoas acusadas de participar de um esquema de corrupção no Instituto de Criminalística do Paraná, inclusive o diretor-geral do IC, Ari Ferreira Fontana. Uma sexta pessoa, acusada de ser “perito fantasma” do IC, foi presa em flagrante por porte ilegal de arma, em Barracão, quando estava sendo notificada para ser interrogada pela Promotoria de Francisco Beltrão. Uma sétima pessoa, que como os cinco
primeiros teve a prisão temporária decretada pela 2ª Vara Criminal de Cascavel, a pedido do Ministério Público, está foragida.
As prisões aconteceram a partir de uma investigação da PIC de Cascavel, iniciada há quase dois anos, que apura crimes de concussão (exigência de vantagem indevida feita funcionário público, em razão do cargo que ocupa), corrupção passiva, falsas perícias, peculato (desvio de dinheiro ou bem por funcionário público), prevaricação (quando funcionário público deixa de praticar ato que deveria fazer por dever de ofício) e formação de quadrilha supostamente praticados por peritos criminais oficiais do Instituto de Criminalística. As investigações do Ministério Público apontam um esquema de confecção de laudos periciais falsos, a fim de “esquentar” veículos furtados ou roubados e exigência de pagamento para realização de perícias que não precisavam ser feitas, em veículos encaminhados pelo Detran, em Cascavel.
A investigação também apura a existência de um perito criminal “fantasma” no IC, lotado e em exercício em Cascavel, mas que há mais de dois anos receberia vencimentos sem prestar os serviços de perito, com a conivência das autoridades da administração do IC. O Ministério Público informa que novos pedidos de prisão podem ser feitos a qualquer momento.

Veja a lista de pessoas que foram presas:
Prisão temporária
Ari Ferreira Fontana - diretor geral do Instituto de Criminalística (IC) do
Paraná (preso em Curitiba)
Geraldo Gonçalves de Oliveira Filho - chefe da Divisão Técnica do Interior
do IC (preso em Curitiba)
Jayme Cazarote Júnior - perito criminal do IC em Cascavel (preso em
Cascavel)
Osvaldo Panissa - perito criminal do IC em Cascavel (preso em Cascavel)
Décio Mitmann - perito criminal do IC em Cascavel (preso em Cascavel)
Maria do Rocio Martins Ribeiro - estagiária na Seção Técnica do IC em
Guarapuava, que trabalharia ilegalmente no local (presa em Guarapuava)

Prisão em flagrante
Edson Mitsuo Inafuko, médico acusado de ser perito “fantasma” do IC de
Cascavel. Foi preso por porte ilegal de arma, em Barracão, no momento em que
seria notificado para prestar depoimento no Ministério Público.

0 pitacos:

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima