14.3.06

Onaireves Moura é preso por sonegação fiscal

A matéria é de O Estado do Paraná (só para assinantes):

Foto Valquir Aureliano/Arquivo


Reportagem de Carlos Simon conta que desta vez não foram os bruxos, nem os avestruzes, nem as pendências com o INSS, como há seis anos. Onaireves Nilo Rolim de Moura, presidente da Federação Paranaense de Futebol há 21 anos, foi preso ontem de manhã pela Polícia Federal e passou a noite na cadeia. De acordo com a denúncia do Ministério Público Federal (MPF), o controvertido cartola deixou de recolher mais de R$ 3 milhões em impostos enquanto comandava casas de bingo em Ponta Grossa, entre 1999 e 2004. Além de sonegação fiscal, Moura foi denunciado por falsidade ideológica e formação de quadrilha.
A ação proposta pelo MPF foi baseada em investigações da Delegacia da Receita Federal de Ponta Grossa, que duraram mais de um ano. A partir do cruzamento de dados fiscais, a Receita detectou várias pessoas com movimentação bancária incompatível com suas rendas. Na seqüência, descobriu-se que os donos das contas suspeitas eram ligados a Moura, sócio majoritário das empresas Sport House Franquias Ltda. e Bingo Campos Gerais Ltda. De acordo com a denúncia, as empresas exploravam bingos em Ponta Grossa e usavam nomes de pessoas simples - na maioria das vezes, funcionários das casas - como se fossem proprietários. Eram os chamados “laranjas”.
(O ideal seria se cadastrar e ler a matéria em O Estado, pois ela é extensa, dada a ficha corrida do personagem em questão. Interessante que cada vez que ele vem para Maringá uma turminha vive lhe puxando o saco, inclusive o prefeito de plantão)

0 pitacos:

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima