11.3.06

Mosaico (domingo)

A LAMA ALCANÇARÁ MARINGÁ
Pule de dez: com a delação premiada, as declarações do advogado Roberto Bertholdo, preso em Curitiba, atingirão ainda mais Maringá. Ele confirmou à RPC/Globo, na sexta-feira, que o esquema de corrupção criado pelo deputado José Janene e pelo doleiro Alberto Youssef em Londrina (com Belinati) foi exportado para Maringá (para o ex-secretário, Luiz Paolicchi). Este, por sinal, foi alçado à condição de secretário de Fazenda do município pelo então prefeito Ricardo Barros.
Barros, Janene, Paolicchi e José Borba têm algo em comum: Bertholdo foi advogado de todos.

A revista Veja desta semana traz declarações do ex-deputado Tony Garcia, ex-sócio de Bertholdo, que confirma as suspeitas publicadas na semana passada. Resumo da ópera: haja Imosec!...

Para o futuro
A confirmação de Emerson Nerone como titular da Secretaria do Trabalho e Promoção Humana é uma espécie de garantia de que, se Roberto Requião se reeleger, Maringá terá participação garantida no primeiro escalão do governo.

Avalanche
Quem acha que o barulho na Câmara Municipal de Maringá tem prazo para acabar deve atentar para um detalhe.
O de que o Ministério Público analisará denúncias contra outras duas licitações realizadas pelo Legislativo no início da atual gestão, ano passado. Cujos valores são maiores, inclusive, que os gastos com os tais laptops.

Café pequeno
O que se viu até agora pode ser um mero aperitivo.

Candidato?
José Jerônimo Benati, marido da prefeita de Nova Esperança e presidente da Amusep, está para confirmar candidatura a deputado estadual.

Comercial
José Adriano assumiu integralmente o Departamento Comercial do Santa Rita Saúde.

Caxias
Chama a atenção as placas de um ônibus que transporta servidores da Secretaria de Serviços Públicos: são de Caxias, Rio de Janeiro.

Nova data
Foi adiada para o próximo dia 29 a realização da tomada de preços na agência Catedral do Banco do Brasil, em Maringá, para instalação do Espaço Estilo.

Letras
O jornalista Messias Mendes está preparando seu segundo livro.
Deve lançá-lo até o final do ano.


O material gráfico da Expoingá 2006 está sendo feito em Londrina.

Dias
Do vereador Mário Hossokawa (PMDB), em entrevista, provavelmente não se referindo à vereadora Edith:
- O nepotismo é questão de dias.

Ruim
A coluna não conseguiu confirmar a informação (na Secretaria de Saúde pouquíssimas pessoas estão autorizadas a falar à imprensa, além do secretário), mas as notícias extra-oficiais são de que a mortalidade materna em Maringá, no ano passado, foi maior que o noticiado.
Mais especificamente, três vezes maior.

Fogo amigo
Apoiadores da atual administração municipal estão brigando demais entre si.

Quietude
A OAB foi uma das primeiras, em nível nacional, a lançar campanha contra o nepotismo.
Mas, em Maringá, apesar do nepotismo na câmara e na prefeitura, a entidade continua quietinha.

Deus de todos
Ao contrário do que pregavam o técnico e o pastor do clube, Deus não torcia exclusivamente para o Galo Maringá.
A desclassificação do time parece um puxão de orelhas na turma: o envolvimento de Deus no futebol maringaense (inclusive com inscrição na camisa) não foi correto.

Entenda-se
O PMDB de Maringá não quer realizar convenção, e conta com apoio de lideranças estaduais.
No entanto, realizou, ainda que de forma manca, convenções sem bate-chapa no PMDB Mulher e no PMDB Jovem. Não dá pra entender.

Chapa branca
Aliás, como são comandados por servidores públicos (um, municipal; outro, estadual, ambos ocupantes de cargos de confiança), PMDB Mulher e PMDB Jovem são extensões chapa-branca.

No PPS
Em Astorga, o vereador Marcus Giarola deixou o PL para presidir o PPS.
Giarola é o virtual candidato a prefeito em 2008, com apoio do atual prefeito Carlos Keidi.

SEPARADOS NA MATERNIDADE
Não sei por quê, acho Rogério Mello, presidente do PTC, muito parecido com o ator francês Jean Reno, que está no filme Pantera Cor-de-Rosa, com Steve Martin.

Forma
Frase do vereador Dorival Dias, depois da recente prestação de contas das finanças municipais e que nos leva a acreditar que seu ghost-writer é o mesmo de Silvio II:
- Os números foram positivos. Há um esforço de toda a administração em fazer o melhor por Maringá.

Balada
Os irmãos-cartunistas estréiam espetáculo musical em São Paulo, chamado “Caruso Canta Caruso – Concerto para um mundo sem conserto”.
No programa há uma música chamada “Balada de Cruzeiro d´Oeste”, sobre, claro, o ex-ministro José Dirceu. Um trecho: “Caiu em desgraça/ Ninguém lhe deu a mão/ Nenhum dos seus ex-amigos/ Demonstrou compaixão/ Hoje pode ser visto/ Rodando por aí/ Falando mal das elites/ Ainda cheio de si”.

Recursos
Por falar em Cruzeiro do Oeste (esta é a grafia correta), amanhã às 11h o deputado Odílio Balbinotti assina convênio repassando R$ 88 mil para a reforma de uma escola municipal.
O prefeito Zeca do PT, sem o pai no governo, agradece.

Observação
Leitor observa que, além da lixeira com anúncio de mototáxi, os bancos colocados no Hospital Universitário são patrocinados por farmácias.

10 ANOS DE SAID
Material com resumo das duas administrações de Said Ferreira começou a ser distribuído na semana passada. Said, filiado ao Partido Verde, ainda não decidiu se será candidato a deputado estadual.

MENOS DIAS NAS ESCOLAS
O calendário escolar da rede municipal de ensino deste ano tem menos aula para os alunos. São 101 dias letivos no primeiro semestre e 99 no segundo, mas no número estão incluídos cursos e reuniões pedagógicas oferecidos aos professores. Embora lei estadual preveja utilização de 5% dos dias, desrespeita-se a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, que é a lei maior. Na sala de aula serão 181 dias de ensino.
Com o novo calendário, o professor terá 60 dias de férias e não 45 como prevê a legislação. O interesse, deduz especialista na área, é fazer média com o professorado, que estão ligados diretamente com as comunidades e são formadores de opinião. Tiram o direito dos dias mínimos para ensino do aluno, o principal prejudicado, pois tarefa escolar em casa não se compara com o que se aprende na sala de aula com o professor. A não ser que se queira o emburrecimento de uma geração, o certo seria respeitar os direitos dos estudantes.

BATISTINHA PESCADOR
Dr. Batista disse que ia pescar um pintado, mas acabou pegando uma onça pintada!"

Passando por cima
Antes de passar o cargo a Carlos Roberto Pupin e cair no mundo, Silvio II tentou fazer um acordo sobre a carga horária dos servidores da saúde.
Só que tentou com o Sindicato da Saúde (que atende aos funcionários privados), ao invés de negociar com o Sindicato dos Servidores. Chamado pela administração, o sindicalista Elizeu Mortean não topou a parada.

Opostos
A relação de Silvio II com o Sismmar e, por tabela, com os servidores municipais, deteriora a cada dia.
A recíproca hoje é mais verdadeira que na época da eleição (afinal, os servidores foram importantes no último pleito), mas a história mostra que a relação ruim é antiga e familiar.

DIÁRIAS NO SITE
O site da Câmara Municipal de Maringá começou a mudar - timidamente. Agora há dados sobre licitações. Para ajudar a acelerar o processo, a coluna passa a cobrar a partir de agora a transparência estabelecida na Lei de Responsabilidade Fiscal e prometida pela direção da casa. É preciso saber informações sobre todos os gastos do Legislativo, inclusive sobre as diárias utilizadas pelos vereadores e servidores, valores e motivo.

1 pitacos:

Anônimo,  23:48  

Em Astorga Giarola deve ser realmente candidato, e poderá ter como vice, o Tom Jardineiro, pessoa popular e respeitada em Astorga. Os dois são muito amigos do prefeito Keide.

Outro que deverá postular vaga para disputar a prefeitura é o Antônio Oliveira, mais conhecido como "O Sorveteiro".

Tanto Sorveteiro, como Giarola, caso sejam candidatos deverão fazer uma disputa equilibrada, pois disputam o mesmo eleitorado.

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima