Mosaico (sexta-feira)
ASSIM CAMINHA A ADMINISTRAÇÃO
Não foi suposta orientação racista que determinou a escolha das crianças brancas que ilustram o primeiro número da revista "Maringá Ensina", editada pela gestão Silvio II e que consumirá boa parte dos R$ 630 mil que a Secretaria de Educação pretende gastar com divulgação este ano. Foi, isto sim, o grau de parentesco com o poder. Entre as crianças que serviram de modelo estão parentes de assessores da secretária e dela própria. Outro detalhe: a maioria das crianças fotografadas em estúdio e que aparecem na revista da rede municipal de ensino estuda em escola particular, e não na rede pública. Na foto acima, os garotos à esquerda são efetivamente estudantes da rede de ensino e não são parentes de ninguém da Seed, ao contrário dos modelos brancos da revista.
Motivo para preocupação
Maringá chegou e está ultrapassando os índices de homicídios do resto do país. O índice mais baixo era o que diferenciava a cidade e que a colocou como a mais segura do país no Ipea.
Em Londrina, por exemplo, foram 17 homicídios este ano. Mas o que preocupa é a comparação com Campo Mourão que no ano passado registrou 46 homicídios contra 35 de Maringá. Pois bem: este ano Campo Mourão registrou cinco assassinatos. Maringá, o dobro.
MODESTO
Enquanto o pai aparece na IstoÉ Dinheiro Rural com sua fortuna agropecuária, Ratinho Júnior planeja fazer 250 mil votos para deputado federal este ano.
Mau agouro
Tem radialista que precisa se benzer. Nas últimas eleições, apoiou José Borba (que renunciou após aparecer no mensalão), Ricardo Barros (que apareceu na lista de Furnas), João Alves (denunciado no caso dos laptops), Edith Dias (às voltas com denúncia de ex-assessora) e Silvio II (prestes a ser denunciado por causa da promoção pessoal).
PT FAZ ENCONTRO MICRORREGIONAL
Neste sábado, em Maringá, e domingo, em Paranavaí, o PT realiza encontros microrregionais onde o principal assunto será organização e finanças partidárias (só podia ser). Servirá também para definir quem será o coordenador eleitoral de cada micro e haverá um debate entre as pré-candidatas ao Senado, Gleise Hoffmann (foto ao lado), diretora de Itaipu, e a deputada Clair da Flora Martins. O encontro em Maringá será no Centro de Pastoral da Arquidiocese, na Vila Santo Antonio.
Ranking do Enem
Nenhuma escola maringaense teve desempenho considerado de bom a excelente no último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de 2005. Para isso, teriam que ultrapassar os 70 pontos de média, obtidos pela redação e prova objetiva. A Escola Vinícius Morais (estadual) foi a única com desempenho de insuficiente a regular (39.45 pontos). O Vital Brasil escapou por pouco: 40.44. As escolas públicas melhor colocadas no ranking divulgado quarta-feira pelo Ministério da Educação foram a Oberon Dittert (49.26) e o Colégio Gastão Vidigal (49.22).
As cinco escolas melhor colocadas foram particulares: Marista (65.1), Santo Inácio (63.9), Nobel (63.14), Santa Cruz (62.07) e Platão (61.11).
De acordo com os números disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a média obtida pelos alunos das escolas maringaenses que participaram do Enem foi de 49.247, maior, portanto, que a do país (43.850) e do Paraná (43.968).
Confira o ranking maringaense completo clicando sobre o gráfico ao lado.
0 pitacos:
Postar um comentário
Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.