17.2.06

Monteiro diz que tem original da lista de Furnas

Está no blog do Noblat:

O lobista mineiro Nilton Monteiro avisa que vai entregar à Polícia Federal (PF) o original da suposta lista do Caixa 2 de Furnas. Em entrevista gravada em Belo Horizonte ao repórter do blog Leandro Colon, ele tentou, primeiro, evitar o assunto, mas acabou confirmando que possui o original:
- Ele (Dimas Toledo, ex-diretor de Furnas) fez quatro blocos (da lista). Eu fiquei com um. Um ficou com o Dimas. E os outros dois ficaram com o doutor Felipe (advogado de Dimas). Eram também 28 recibos. Eu devolvi 20 e fiquei com oito. Vou entregar tudo. O original e os recibos.
Os tais recibos teriam sido assinados por assessores e alguns dos 156 políticos que receberam para as eleições de 2002 um total de R$ 36,5 milhões doados por dezenas de empresas brasileiras e multinacionais.
A entrevista foi interrompida às 10h30 de ontem por um telefonema do delegado Luiz Flávio Zampronha, da PF. O repórter estava na casa de um irmão de Monteiro em Belo Horizonte. Ouviu quando ele disse a Zampronha:
- A garantia que eu tive era de que iriam encaminhar a lista e um recibo. Deve chegar aí. Eu vou te pedir uma coisa: eu queria acompanhar essa perícia. Como é que eu faço? Eu queria estar aí.
É a primeira vez que Monteiro confessa que possui o original da suposta lista de Furnas. Nos depoimentos dados à polícia, garantiu que o original não estava com ele. E que nem cópia possuía. Mentiu pelo menos quanto à cópia.
Monteiro mostrou ao repórter a cópia autenticada com os selos originais do Cartório de Quarto Ofício de Notas, do Rio de Janeiro. Foram feitas duas cópias. A segunda está com a PF. Antes, a PF havia obtido uma cópia da cópia autenticada.
Foi Monteiro que informou à polícia no ano passado sobre a existência da lista de Furnas e de documentos que comprovaram de fato a existência de Caixa 2 na campanha do atual senador Eduardo Azeredo (PSDB) para o governo de Minas Gerais em 1998.
Ele afirma que entregou a lista à polícia depois que ela começou a circular na internet. E volta a dizer que ela foi feita por Dimas para ser usada caso corresse o risco de perder o cargo em Furnas.
Segundo Monteiro, Dimas pediu a ele que o ajudasse a garantir seu emprego junto ao advogado Portella Barbosa, que tem boas relações com Aécio Cunha, presidente do Conselho de Administração de Furnas. Cunha é pai de Aécio Neves, governador de Minas.
A lista de Furnas seria usada como moeda de negociação. Mas aí Monteiro fracassou na tarefa. E Dimas acabou afastado do cargo depois que o então deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ) denunciou o Caixa 2 de Furnas.
Em seus depoimentos à PF e à CPI dos Correios, Dimas negou tudo. Disse que nunca se encontrou com Monteiro. E afirmou que a lista é uma fraude.
Monteiro adianta que teve pelo menos três encontros com Dimas, embora não os tenha provado até agora. Ele é acusado pelo PSDB e PFL de ser um estelionatário.
Quanto ao conteúdo da lista e suas eventuais incoerências, Monteiro alega que o problema não é dele, mas de Dimas.

2 pitacos:

Anônimo,  20:47  

Estou aguardando com ansiedade a veracidade desta lista: Afinal Ricardo barros está nela!

Anônimo,  18:14  

Precisamos ficar atentos com a confirmação da Lista. Como é que a chamariamos? FHCDUTO?

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima