23.1.06

A panelinha do Galo - parte 4

Agora, finalmente, a resposta do homem que provocou toda essa discussão sobre Galo x Atlético Paranaense, que se desenrolou no Furacão.Com e neste blog. Leonardo Vianna escreveu a Tiba:

Antes de tudo, obrigado por reconhecer alguns pontos relevantes do meu texto que, na visão de outros torcedores, passaram despercebidos (por acaso ou por má vontade).
Cabe esclarecer a você e aos demais destinatários deste email que:
Eu jamais quis generalizar qualquer comentário, portanto as palavras foram dirigidas àqueles torcedores que, infelizmente, depuseram contra a instituição do Galo Maringá e sua estrutura. Você, parecendo um homem sensato, deve entender que ver sua esposa sendo alvo de pedradas e copos de cerveja num jogo de futebol, na cidade em que vivemos, da qual ela própria é filha e, como bem colocado por você, tiramos nosso sustento, gera uma grande revolta. Então, por favor, entenda que jamais quis generalizar qualquer comentário. Ademais, eu fui ao jogo para ficar nas cadeiras, mas resolvi (pensei, ao menos) que não haveria problema em ficar junto aos atleticanos - e houve problemas, como você bem sabe.
A polícia é um caso à parte. Eles deveriam, sim, ter nos tirado daquela situação horrível em que estávamos. Olha, cara, jamais pensei que aqui, numa cidade como Maringá, a coisa correria desse jeito. E correu.
Quanto à “pocilga”, só quero lembrá-lo que nos jogos do Campeonato Brasileiro, quando um copo de plástico era arremessado para o alto no meio da nossa própria torcidade, lá na Arena, os “pseudo-jornalistas” do eixo Rio-São Paulo já mexiam os pauzinhos para interditar o estádio. E quanto a isso, excusando-me pelo vernáculo infeliz com o qual classifiquei o glorioso e histórico Willie Davids (que não é uma pocilga), creio que a regra que vale para um tem que valer para todos, concorda comigo? Ainda assim eu sequer levei adiante qualquer repercussão sobre isto, até porque entendi que um email enviado à diretoria do Galo, relatando os acontecimentos, já seria suficiente para que providências de segurança fossem tomadas em episódios futuros.
Quanto à cidade, saiba que estou aqui há seis anos e jamais me senti tão bem em outro lugar. Amo essa terra como amo minha cidade Natal, Curitiba. Tenho inúmeros amigos aqui e, lendo e relendo meu texto, não vi qualquer menção à cidade em si. Coisa, aliás, que jamais faria. Mais, tenho motivos para crer que essa idéia de me difamar tem motivações políticas muito além do que possamos comentar a respeito. Mas isto é outra história e os responsáveis já estão sendo acionados juridicamente.
Quanto ao Galo, respeito o time e tenho até certa simpatia. Como gosto de futebol, eu inclusive já havia me programado para frequentar o estádio durante este campeonato para prestigiar seu time e, claro, me divertir um pouco estando tão distante do meu time do coração. Por motivos óbvios, esta simpatia deixou de existir no momento em que vi um garoto de seus três ou quatro anos saindo aos prantos, com a cabeça ensanguentada e amparado pelo pai, rumo à ambulância, alvo que foi das famigeradas pedradas. Fiquei, sinceramente, sem saber de onde partiu tanto ódio com relação aos atleticanos. Esteja certo, caro Tiba, que se o jogo fosse na Arena nem o pessoal da Fanáticos faria coisa parecida. Nunca tínhamos jogado contra o Galo, caramba! Tudo bem, eu sei que o Galo é o time da cidade, é praticamente o Grêmio, mas eu nunca tinha visto um problema desta ordem entre torcedores de times que se enfrentam, nos últimos anos, uma ou nenhuma vez a cada temporada. Fiquei chateado, de verdade.
Com relação a eu ser uma boa pessoa ou não, creio que você só saberá se nos encontrarmos um dia para um papo e um copo (ou vários) de cerveja. Pode ser no próximo jogo do Galo, inclusive, mas desta vez (e em todas as demais, até que eu esteja certo quanto à segurança) sem a companhia da minha esposa.
Sobre o envolvimento da empresa para a qual trabalho, tenho que te dizer que estou muito bem posicionado aqui e que este tipo de atitude não vai levar a nada. Mas, claro, dou-lhes toda a liberdade para procederem como bem entendam. Esclareço, entretanto, que pode haver uma ação da diretoria no sentido de resguardar seu patrimônio moral, e isto implicaria em atos jurídicos apropriados. Com relação à minha pessoa, já identifiquei dois cidadãos que serão alvo de uma ação judicial. No mais, não vejo motivo para levar isto adiante.
Então, amigo, eis a retratação que você pediu (faço-a com a maior boa vontade), e fica aqui o registro de que as minhas opiniões sempre continuarão a refletir o que eu penso. Se me excedi nesta oportunidade, já julguei assim. Agora, isto não significa que concordo com as colocações de alguns torcedores que, levando tudo para o lado pessoal, resolveram pegar no meu pé fundamentados em argumentos imbecis e sem sentido.
No mais, desejo de verdade que o Galo faça um belo campeonato (e seja, no máximo, vice campeão - com o rubronegro erguendo o caneco.... hehehehe), e que a nossa cidade mantenha um time da elite do futebol paranaense, alçando vôos cada vez maiores.
Um abraço
Leonardo Vianna

0 pitacos:

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima